Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Homologação do resultado final do PNPD/CAPES de Mestrado em Geografia
Início do conteúdo da página

Alunos do Curso de Licenciatura em Educação Física participam de Seminário em São Paulo

Imprimir
Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 16h50

Alunos do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e membros do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Educação Física Escolar (GEPEEFE/CNPq) participaram entre os dias 08 e 10 de novembro do XV Seminário de Educação Física Escolar, com o tema “Autonomia e Responsabilidade Docente”, realizado pelo Departamento de Pedagogia do Corpo Humano (EEFE – USP), em São Paulo. 

Alunos e professores no evento.jpg

Alunos e docentes do Curso de Licenciatura em Educação Física da (UFPI)

A participação dos alunos em um evento de grande relevância para a área Educação Física Escolar e o reconhecimento pela comissão científica da importância e do impacto social dos estudos desenvolvidos no interior das escolas públicas pelos alunos da UFPI é um resultado grandioso para educação no estado. “É um indicativo de que as atividades desenvolvidas pelo corpo docente do curso impactam positivamente a formação pedagógica dos alunos, e que os trabalhos desenvolvidos pelo GEPEEFE contribuem para inserção do acadêmico em formação no mundo da pesquisa científica com viés participativo e colaborativo”, diz o Prof. Dr. Mesaque Silva Correia.

No evento, o trabalho intitulado “Rapaz… na escola dos Paraíbas a educação física é multiculturalmente marcada” relata as narrativas das experiências vividas por um grupo de residentes pedagógicos de uma escola pública do Piauí. Este trabalho foi apresentado pelos acadêmicos: Weslley Carvalho da Silva, Paulo Renzo Guimarães Junior, e orientado pelo Pof. Dr. Mesaque Silva Correia.

IMG-20191108-WA0098.jpg

Apresentação de trabalho no evento 

Para o acadêmico Weslley Carvalho participar do evento foi um aprendizado inexplicável e reforça a valorização da cultura local. “Espero que fique essa reflexão para nós futuros professores, sobre a importância de ouvirmos nossos alunos, que muitas vezes são deixados de lado, deixando as individualidades e valorizando cada vez mais a nossa cultura local, nossas tradições, que devem ser levadas para dentro da escola, onde o aprendizado e a troca de experiências só vai enriquecer as aulas”, comenta. 

Outro trabalho apresentado foi “No armário tem poeira e eu tenho rinite”, que descreve a dança do ventre e do stiletto como meio de empoderamento de alunos homossexuais de uma escola pública do Piauí. Apresentado pelo docente Mesaque Correia, tendo como coautores os membros do GEPEEFE, receberam o prêmio de destaque na categoria “Tema Livre”.

IMG-20191108-WA0073.jpeg

 Departamento de Pedagogia do Corpo Humano (EEFE – USP), São Paulo-SP

Participar de eventos que agregam conhecimento e valor para a educação é permitir que os alunos sejam formados no contexto local e nacional, e é isso que defende a acadêmica Geovana Torres da Silva. “A participação no evento nos abre um leque de possibilidades e nos dá a certeza que estamos sendo formados para atuar de forma responsável no interior das escolas públicas de nosso Estado e fora dele. Tal certeza é oriunda do que vimos e vivemos”, afirma. 

Participaram do XV Seminário de Educação Física Escolar os discentes Allan Richer Santos Lopes, Geovana Torres da Silva, Italo Marcelo Pedro Amorim e Silva, Paulo Renzo Guimarães Junior, Vitor Silva Abreu e Weslley Carvalho da Silva, sob acompanhamento dos docentes Prof. Dr. Mesaque Silva Correia e Profa. Dra. Mara Jordana Magalhães Costa.

Confira mais fotos:

evento sao paulo educacao fisica20191112165441

evento sao paulo educacao fisica 220191112165700

Fim do conteúdo da página