Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Teresina: Departamento de Morfologia divulga edital de monitoria
Início do conteúdo da página

ESUD 2019: UFPI é premiada com o Prêmio UniRede em solenidade de encerramento

Imprimir
Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 18h27

O VI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD) tiveram seu encerramento na tarde da última sexta-feira (29), no auditório da Uninovafapi, em Teresina. A Universidade Federal do Piauí, por meio do Centro de Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), levou o Prêmio UniRede com o projeto que divulga ações do Curso de Ciências Biológicas no Instagram.

SELECAO 3-2.jpg

O ESUD 2019 revelou-se como um evento motivador e de alta relevância para o campo científico, direcionado ao fortalecimento das políticas públicas de educação a distância (EaD) e do compartilhamento de diferentes e inovadoras experiências de construção do ensinar e aprender com o uso das tecnologias digitais, contribuindo para a formação extracurricular dos futuros profissionais formados por meio da EaD no Piauí.

Para a realização deste evento, a UFPI firmou parceria com diversas instituições de nível superior que formam a Associação Universidade em Rede (UniRede). Para o Prof. Alexandre dos Anjos, a ideia é fomentar a expansão tecnológica em favor de uma educação superior brasileira democrática e acessível a todas as localidades. “A proposta da UniRede é permitir que nós possamos valorizar a produção científica e tecnológica no campo da educação mediada por tecnologias. De modo resumido, o que a UniRede deseja com esse prêmio é verificar o que a gente tem produzido nas nossas instituições de melhor para apoiar estratégia de ensino-aprendizagem, para fazer a mediação sobretudo nos contextos da educação a distância”, exprimiu o presidente da UniRede.

WhatsApp Image 2019-12-02 at 18.24.23.jpeg

Prof. Alexandre dos Anjos, presidente da UniRede

O ESUD teve o potencial de reunir pesquisadores de diversos lugares com diferentes trilhas de discussão e isso faz com que a comunidade acadêmica tenha um olhar diferenciado sobre a modalidade a distância. É o caso do projeto desenvolvido na UFPI e premiado em primeiro lugar pela UniRede no encerramento do ESUD 2019. O Projeto intitulado “Tecnologias didático-biológicas e o Instagram como mídia digital (in)formativa” nasceu da necessidade de divulgar nas redes sociais informações que reúnem ações do Curso de Ciências Biológicas do CEAD.

SELECAO 3-9.jpg

Professor Cleginaldo Borges, autor do projeto

“Eu fico muito feliz pelo reconhecimento, pois eu fiz a inscrição no última dia. Eu sempre tive um desejo de criar um projeto de divulgação da profissão para alunos e outros interessados na  área da Biologia. Fiquei surpreso porque é um projeto relativamente simples, feito com o todo amor de quem ama a EaD, de quem quer passar para as outras pessoas aquilo que você acredita”, disse o professor Cleginaldo Borges, autor do projeto.

O segundo lugar premiado foi o projeto “Webaula: mediação didático-pedagógica no processo ensino aprendizagem do curso de Letras Inglês - EAD/UFPI”. 

O projeto premiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) foi da Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN). Intitulado como “Série de jogos digitais episódicos multiplataforma para conteúdos da matemática”, tem como objetivo principal produzir uma série de jogos digitais episódicos multiplataforma para matemática baseada em personagens característicos, acompanhada de interpretador de libras e editor para customização de cenários, desafios e questões a partir de enredos projetados para conteúdos pautados nas necessidades do trabalho cotidiano dos docentes.

SELECAO 3-17.jpg

Bruno é graduando do Curso de Tecnologia da Informação (UFRN)

De acordo com o Prof. Alexandre Martins, Coordenador do EaD/CAPES, a coordenação tem obviamente entre suas prioridades a identificação dos melhores projetos e produtos que são oriundos do valor que é repassado para as instituições e que venham facilitar as boas práticas na questão pedagógica do ensino-aprendizagem. 

“A mobilidade e a portabilidade são temas muito interessantes, tanto que temos um edital justamente voltado para a produção de soluções nas provas virtuais, onde o aluno pode estar em qualquer local e executar a sua prova. O outro aspecto abordamos com muita ênfase é da gamificação. A gente acredita que a gamificação é um processo interessante para incluir o aluno dentro do contexto acadêmico e para facilitar o processo de aprendizagem”, afirmou o Prof. Alexandre Martins.

SELECAO 3-12.jpg

Prof. Alexandre Martins, Coordenador do EaD/CAPES

O VI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD) teve mais de 750 inscrições realizadas por participantes de diversas regiões do país; foram mais de 100 trabalhos aproveitados dos 150 inscritos; cerca de 80 apresentações. O evento contou com mais de 50 atividades distribuídas ao longo de toda a programação. 

WhatsApp Image 2019-12-02 at 18.17.22.jpeg

 Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, Diretor do CEAD/UFPI

Para o Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, Diretor do CEAD/UFPI, o ESUD 2019 superou em números todas as outras edições realizadas anteriormente. “É uma avaliação muito positiva porque foi um congresso que envolveu muita gente, tanto na organização quanto no número de participantes, e nós através da UFPI, através do CEAD ,estamos satisfeitos com os resultados”, ressaltou.

Confira nossa matéria na UFPI TV

WhatsApp Image 2019-12-02 at 18.19.28.jpeg

 

Confira outras fotos aqui.

Fim do conteúdo da página