Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe Cartório Eleitoral Móvel do TRE-PI

UFPI recebe Cartório Eleitoral Móvel do TRE-PI

Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 14h48

Ocorreu na manhã de hoje (27), no estacionamento da Biblioteca Central da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a inauguração da primeira Unidade de Atendimento Móvel do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). A Unidade ficará instalada no espaço de 27 de janeiro a 14 de fevereiro, das 8 às 14 horas, e tem como principal objetivo realizar o atendimento descentralizado de eleitores.

tremovel20200127115547

Unidade de Atendimento Móvel do TRE-PI

Presente na cerimônia de inauguração, o magnífico Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, comentou sobre a importância da iniciativa para a comunidade. “Nós estamos num ano eleitoral, a demanda junto ao TRE é muito grande. Essa primeira experiência acontecendo na UFPI com certeza é muito importante para a nossa comunidade. Desde que fomos contatados, nos colocamos a disposição e ficamos felizes pela escolha. Temos uma comunidade acadêmica muito grande e agora estamos no processo do Sisu, ou seja, com o ingresso de novos alunos na instituição e com certeza teremos uma grande demanda pelo alistamento e regularização eleitoral. Então, essa iniciativa é muito importante para facilitar o acesso de todos aos serviços do TRE. Tenho certeza que será uma experiência exitosa e, se superarmos a expectativa, veremos a possibilidade de prorrogar por mais alguns dias a presença da Unidade aqui na UFPI”, disse.

tremovel 1020200127115917

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

O presidente do TRE-PI, Desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, falou sobre o objetivo da iniciativa. “Tivemos essa ideia de que deveríamos ter uma Justiça Itinerante para atender o eleitor piauiense exatamente no local do seu domicílio. Esta é uma experiência absolutamente nova no Piauí em termos de serviços eleitorais para cobrir essa grande extensão territorial que o Estado possui e, por vezes, locais onde os serviços do TRE não podem ser realizados. Aqui na UFPI estamos fazendo uma experiência piloto, temos uma comunidade acadêmica de aproximadamente 40 mil eleitores e em termos populacionais, se a Universidade fosse uma cidade, seria a cidade com o maior percentual de eleitores do Estado”, destaca.

tremovel 2220200127120304

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia e o Presidente do TRE-PI, Desembargador Francisco Landim

Entre os serviços que serão oferecidos estão alistamento eleitoral, revisão e transferência de título, cadastramento biométrico, entre outros. O público-alvo da Unidade são, principalmente, os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que precisam estar com a situação eleitoral regularizada para realizar a matrícula no curso escolhido.

Confira mais fotos aqui.