Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NUJOC lança primeiro episódio da websérie documental “Memória da Comunicação Piauiense”

Última atualização em Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 10h44

O primeiro episódio da websérie documental “Memória da Comunicação Piauiense”, organizada pelo Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC) em parceria com o Labcine, foi lançado no último dia 7 de fevereiro. Com o tema “Do alto-falante às ondas de transmissão”, a produção audiovisual faz importantes reflexões sobre as primeiras experiências da radiodifusão no Piauí, bem como o papel da Igreja Católica na Rádio Pioneira de Teresina. Ao todo, foram produzidos cinco episódios e a previsão é que o último estreie até o final do mês de março.

Os historiadores Alcides Nascimento e Nilsângela Cardoso (professora lotada no curso de Comunicação Social da UFPI), o radialista Joel Silva e Ana Maria Silva, ex-discotecaria, dialogam durante o episódio sobre o cenário do aparecimento da radiodifusão na capital teresinense e pontuam como foram os primeiros anos, de que forma se apresentou e também relembram a vinda de grandes rádios que ainda são atuantes no radiojornalismo local, como a Rádio Clube e Rádio Pioneira de Teresina. Logo no início, também surgiram os primeiros programas de auditórios, como uma forma de entretenimento, assim como as radionovelas e os programas esportivos.

projeto memoria do jornalismo20200213162411

Primeiros programas de auditório

Para que a série se concretizasse foi necessário o trabalho e dedicação de toda uma equipe que não mediu esforços para que o resultado fosse positivo. A websérie contou com a Direção e Roteiro de Pedro Júlio Oliveira; Produção de Thalyta Arrais; Pesquisa de Edison Mineiro, Fabrício Campos, Pedro Júlio e Thalyta Arrais; Fotografia de Milena e Wesley; Som Direto de Fabricio Campos e teve como coordenadora geral e diretora executiva, a Profa. Dra. Ana Regina Rêgo.

"Foi um trabalho bem tranquilo de fazer, porque, de certa forma, nós estamos trabalhando com a memória da cidade e da comunicação. Buscar esses personagens e falar um pouco da história da comunicação é sempre muito prazeroso. Então o processo criativo começou primeiro com o debate junto com os meninos do Labcine, Thalyta, Milena, Wesley, Fabrício e o Edson. E a gente sempre veio buscando esses personagens", explica o diretor e roteirista, Pedro Júlio Oliveira.

Ana Regina Rêgo, professora do curso de Comunicação Social-Jornalismo, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), afirma que a websérie é um projeto híbrido. “Trata-se de uma história oral, mas através da linguagem jornalística e documental. Esse projeto só foi possibilitado porque nós conseguimos, através de um edital da lei municipal de incentivo à cultura, um recurso. Assim, em 2019 o NUJOC, em parceria com o Labcine, esteve realizando essa primeira websérie que tem cinco episódios”, destaca.

Ana Regina Rêgo20200213152640

Profa. Dra. Ana Regina Rêgo, Coordenação Geral e Direção Executiva

Ela ainda reforça que além da série, o NUJOC tem diversos materiais sobre a história da comunicação. “Estamos colocando tudo em nossos canais. É um trabalho em parceria que estamos realizando. Tem muita gente da UFPI que tem ajudado, como alunos, ex-alunos, ex-mestrandos e mestres, além de funcionários da Instituição”, diz.

Pedro Júlio Oliveira dá mais detalhes de como foi a produção. "No processo de pré-produção nós nos voltamos para um material que já tínhamos produzido dentro do grupo de Memória da Comunicação, como jornais e revistas. Até mesmo, para busca desses personagens que marcaram a história da comunicação. Contamos muito com o apoio do grupo de História Oral da UFPI, que prontamente nos atendeu. Produzimos bastante material, muitas horas de filmes rodadas, e essa é só a primeira etapa do projeto. Ainda vamos disponibilizar no nosso canal entrevistas na íntegra. Pretendemos ainda dar continuidade falando um pouco mais da história da comunicação, especialmente da TV. O processo é sempre de diálogo, de busca por novos conteúdos".

Os títulos dos próximos episódios são “Rádio, vivências inesquecíveis”, “Os donos da bola - O pioneirismo de Carlos Said”, “Os donos da bola - Mais do que uma profissão, uma paixão” e “Luz, câmera, ação”.

Para assistir ao documentário, clique aqui.

Para mais informações, acesse o site do Projeto Memória do Jornalismo Piauiense e o site do NUJOC.