Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Popularização da ciência: alunos e professores usam redes sociais para desmitificarem a Química
Início do conteúdo da página

Popularização da ciência: alunos e professores usam redes sociais para desmitificarem a Química

Imprimir
Última atualização em Quinta, 30 de Julho de 2020, 16h43

Com o intuito de apresentar a Química de uma maneira mais divertida e desmistificar a imagem de vilã que muitas vezes ela tem, o Prof. Dr. Roberto Luz, do Departamento de Química (CCN/UFPI), começou o trabalho de divulgação no Instagram, mas com o crescimento do perfil que hoje conta com mais de 50 mil seguidores, surgiu a ideia de aproveitar a mesma mídia para alcançar mais pessoas e tentar popularizar a ciência, nascendo a primeira série de postagens "Eu Faço Ciência".

cccccc.png

Foto: Perfil no Instagram/Reprodução

De acordo com o professor Roberto Luz, também foi pensando em trabalhar as publicações com humor e aproximação aos internautas. “Paralelamente, começamos a utilizar a linguagem dos memes e tirinhas para falar de ciência. Na série Ciência em Tirinhas misturamos informações científicas, bastidores da ciência e humor, numa linguagem informal e mais atrativa fazendo com que a ciência seja algo mais próximo e acessível”, explica.

ssdsdsd.PNG

Foto: Prof. Dr. Roberto Luz

Laboratório de Aprendizagem Criativa

O projeto tomou grandes proporções e surgiu a necessidade de criar um laboratório no Departamento de Química, o LACRI (Laboratório de Aprendizagem Criativa) voltado para a divulgação científica e produção de materiais didáticos para o ensino de ciências. Atualmente, o LACRI é composto pelos professores doutores Roberto Luz e Éverson Thiago; também conta com participação de quatro alunos de pós-graduação (Ms. Ecton Elliton, Breno Renê, Thalita Brenda e Edielson de Miranda).

A descoberta do que já foi descoberto

Fruto do projeto de pesquisa do mestrando Breno Renê, a série "A descoberta do que já foi descoberto" tem como objetivo principal apresentar para a população em geral um pouco da história dos grandes cientistas brasileiros e relevância de seus trabalhos para a sociedade. Com a produção de vídeos publicados no canal do YouTube, foi adotado como estratégia uma linguagem mais simples e informal.

Ep. Zero - divulgando a ideia: https://youtu.be/Vn20udT-15w
Ep. 1 - Profa. Dra. Yvonne Primerano Mascarenhas: https://youtu.be/Q5MhoPQBS9k
Ep. 2 - Prof. César Lattes: https://youtu.be/Z4IDmjmdxOc
 

Ficou curioso para conhecer o projeto? Confira abaixo as redes sociais.

Instagram (https://www.instagram.com/deuquimica/)

Site (http://www.lacriedu.com/)

YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCOwpa6rawRXsYGMM7mblJXg)

Fim do conteúdo da página