UFPI sedia palestra sobre Drogas no Auditório de Enfermagem

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Na tarde desta quarta-feira (6), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do curso de Enfermagem, promoveu a palestra intitulada "Drogas'', no Auditório de Enfermagem, no Centro de Ciências da Saúde(CCS).

Na ocasião, estavam presentes alunos da Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI, graduandos dos cursos de Enfermagem da UFPI e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), professores da UFPI e UESPI, enfermeiros da Estratégia da Saúde da Família de Teresina; além da professora do curso de Enfermagem da UFPI, Prof.ª Dr.ª Claudete Ferreira e da Prof.ª Dr.ª Sandra Cristina Pillon, então ministrante da palestra e professora titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP).

Prof.ª Dr.ª Sandra Cristina Pillon

Na oportunidade, a Prof.ª Dr.ª Sandra Cristina Pillon, também especialista na área de depêndencia de drogas há 20 anos, falou sobre a importância da palestra. ''Não tem como negar a importância da temática, temos que enfrentar o problema e  trabalhar de uma forma mais digna, procurando meios de efetivar nossa prática'', afirma. ''Se você sabe se cuidar pode aconselhar outras pessoas, repassar seus conhecimentos e nós profissionais da saúde temos essa responsabilidade social, divulgar informações sobre o tema'', ressalta.

Prof.ª Dr.ª Claudete Ferreira

Durante o evento, a Prof.ª Dr.ª Claudete Ferreira, que fez a apresentação da palestra, explicou que coordena um projeto financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ) sobre Perfil de Usuários de Crack no Piauí. "O projeto engloba duas dissertações de Mestrado e dois projetos do PIBIC. Com isso, é de fundamental importância a presença da professora Sandra aqui, repassando seus conhecimentos e trocando informações''.

Segundo Fernando José Guedes, mestrando de Enfermagem, a importância da realização da palestra está na troca de conhecimentos. ''É um momento muito feliz para a universidade em receber uma professora renomada, que contribui nesta temática. A problemática é grave e precisa de interiorização, conhecer os conceitos'', ressalta.