Projeto de extensão Cine saúde realiza palestra sobre “Ética Profissional”

Imprimir
Última atualização em Quarta, 29 de Julho de 2020, 14h51

Slide1.JPG

A COVID-19 surpreendeu o mundo todo e passou a exigir novas modalidades nas relações e prestações de serviços. Foi neste cenário que na sexta-feira (24/07) ocorreu a primeira palestra promovida pelo Projeto de Extensão Cine Saúde UFPI. A apresentação foi feita via Google meeting, cujo link foi disponibilizado ao público interno e externo por meio da rede social do projeto. O filme discutido foi “Aos Teus Olhos”, dirigido e produzido por Carolina Jabor e a temática foi “Ética Profissional”. A palestra esteve a cargo do convidado Professor Charlie Tennyson Medrado Maia, egresso do curso de Educação Física da UFPI e coordenador do Departamento de Orientação e Fiscalização do Conselho Regional de Educação Física da 15ª Região (CREF-15/PI). 

O palestrante discorreu sobre a Ética no dia-a-dia do profissional de Educação Física (bacharéis e licenciados), expôs a trajetória de regulamentação da profissão e criação dos Conselhos, bem como tratou do papel que desempenha esta autarquia Federal. A Educação Física foi regulamentada pela Lei 9696/98 e, por ser uma profissão ainda jovem quanto à regulamentação, ainda lida com algumas dificuldades, como o exercício ilegal da profissão e a falta de reconhecimento e valorização por grande parcela dos atuais governantes. Embora considerada como profissão da área de saúde, a Educação Física é registrada como “estética” em termos de prestação de serviço e, por esta razão, vem sendo pouco prestigiada no que tange a ser essencial. Ao longo do debate foram trazidas questões pertinentes ao relacionamento profissional de educação física versus aluno/beneficiário, sendo pontuada a relevância do respeito aos valores de cada sociedade, respeito ao natural pudor e a postura profissional exigida para que a Classe seja merecedora de contínua deferência.

1ªreunião.jpeg

A professora Dionis reunida com os extensionistas e palestrante

Na qualidade de discentes da licenciatura em Educação Física, os extensionistas que integram o projeto reafirmaram o valor do papel do professor de Educação Física no estímulo a um estilo de vida ativo desde a infância.

A estudante Beatriz Oliveira salientou o papel preventivo em relação a doenças como a obesidade, diabetes e hipertensão. Igualmente foi ressaltado o quanto a área tem produzido em termos de conhecimento científico para convencimento de que é essencial à saúde física e mental.

A professora Dionis Machado, coordenadora do projeto Cine Saúde, aproveitou a ocasião para pontuar os novos rumos do Curso e do Departamento de Educação Física.  “Estamos com uma nova proposta de Projeto Pedagógico para oferta de Bacharelado e Licenciatura; além disso, o Departamento está em busca de ofertar um Programa de Mestrado na área”.

A atividade permitiu perceber as perspectivas do Curso na UFPI e no cenário loco-regional; bem como o apoio irrestrito do CREF-15 na defesa de seus profissionais e pela qualidade dos serviços prestados a alunos e beneficiários.