Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > Projeto de extensão Cine saúde realiza palestra sobre “Ética Profissional”

Projeto de extensão Cine saúde realiza palestra sobre “Ética Profissional”

Última atualização em Quarta, 29 de Julho de 2020, 14h51

Slide1.JPG

A COVID-19 surpreendeu o mundo todo e passou a exigir novas modalidades nas relações e prestações de serviços. Foi neste cenário que na sexta-feira (24/07) ocorreu a primeira palestra promovida pelo Projeto de Extensão Cine Saúde UFPI. A apresentação foi feita via Google meeting, cujo link foi disponibilizado ao público interno e externo por meio da rede social do projeto. O filme discutido foi “Aos Teus Olhos”, dirigido e produzido por Carolina Jabor e a temática foi “Ética Profissional”. A palestra esteve a cargo do convidado Professor Charlie Tennyson Medrado Maia, egresso do curso de Educação Física da UFPI e coordenador do Departamento de Orientação e Fiscalização do Conselho Regional de Educação Física da 15ª Região (CREF-15/PI).

O palestrante discorreu sobre a Ética no dia-a-dia do profissional de Educação Física (bacharéis e licenciados), expôs a trajetória de regulamentação da profissão e criação dos Conselhos, bem como tratou do papel que desempenha esta autarquia Federal. A Educação Física foi regulamentada pela Lei 9696/98 e, por ser uma profissão ainda jovem quanto à regulamentação, ainda lida com algumas dificuldades, como o exercício ilegal da profissão e a falta de reconhecimento e valorização por grande parcela dos atuais governantes. Embora considerada como profissão da área de saúde, a Educação Física é registrada como “estética” em termos de prestação de serviço e, por esta razão, vem sendo pouco prestigiada no que tange a ser essencial. Ao longo do debate foram trazidas questões pertinentes ao relacionamento profissional de educação física versus aluno/beneficiário, sendo pontuada a relevância do respeito aos valores de cada sociedade, respeito ao natural pudor e a postura profissional exigida para que a Classe seja merecedora de contínua deferência.

1ªreunião.jpeg

A professora Dionis reunida com os extensionistas e palestrante

Na qualidade de discentes da licenciatura em Educação Física, os extensionistas que integram o projeto reafirmaram o valor do papel do professor de Educação Física no estímulo a um estilo de vida ativo desde a infância.

A estudante Beatriz Oliveira salientou o papel preventivo em relação a doenças como a obesidade, diabetes e hipertensão. Igualmente foi ressaltado o quanto a área tem produzido em termos de conhecimento científico para convencimento de que é essencial à saúde física e mental.

A professora Dionis Machado, coordenadora do projeto Cine Saúde, aproveitou a ocasião para pontuar os novos rumos do Curso e do Departamento de Educação Física.  “Estamos com uma nova proposta de Projeto Pedagógico para oferta de Bacharelado e Licenciatura; além disso, o Departamento está em busca de ofertar um Programa de Mestrado na área”.

A atividade permitiu perceber as perspectivas do Curso na UFPI e no cenário loco-regional; bem como o apoio irrestrito do CREF-15 na defesa de seus profissionais e pela qualidade dos serviços prestados a alunos e beneficiários.