Página inicial > Últimas Notícias - Assinter > Inscrições para o Celpe-Bras 2024/1 terminam nesta sexta-feira (1º) de março

Inscrições para o Celpe-Bras 2024/1 terminam nesta sexta-feira (1º) de março

Atualizado em sexta, 01 março 2024 12:57

6934919_copy.png

Edição 2024/1 do Exame será aplicada entre 23 e 26 de abril de 2024. Foto: Divulgação.

Assessoria Internacional e o Programa Idioma Sem Fronteiras (UFPI) comunicam que segue aberto até esta sexta-feira (01/03) o prazo de inscrição para as provas da Edição 2024/1 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).

As informações com as diretrizes, procedimentos e prazos da realização do exame estão disponíveis no Edital Nº 5, de 2 de fevereiro de 2024, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Diário Oficial da União.

Os estrangeiros interessados em participar do exame devem enviar sua inscrição, impreterivelmente, até 1º de março, pelo Sistema Celpe-Bras (clique aqui para acessar). As provas serão aplicadas de 23 a 26 de abril de 2024 em todos os postos aplicadores oficiais.

No ato da inscrição, o participante deve indicar o país e o posto em que pretende realizar as provas, informar número do passaporte ou documento de identificação válido no país de inscrição e indicar sua data de nascimento. Informações sobre endereço de e-mail e número de telefone válidos também são solicitadas.

Em 2023, a Universidade Federal do Piauí se tornou o primeiro posto aplicador do exame no Piauí.

Celpe-Bras – O exame para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros é o procedimento brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.

O Celpe-Bras é aceito como comprovação de proficiência no uso da língua portuguesa pelas instituições de educação superior, destinado a estrangeiros, para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país (informações coletadas na página oficial do Inep).

Texto: Comunicação Assinter, com informações do Inep.