Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > NUPESCC realiza seu primeiro Webnário

NUPESCC realiza seu primeiro Webnário

Última atualização em Segunda, 19 de Outubro de 2020, 15h05

b0c3420c aff7 45d5 a8e3 b94a97c5a90220201019160136

O Núcleo de Pesquisa e Estudos das Comunidades Camponesas (NUPESCC) realizará, dia 22 de outubro de 2020, às 16h, o seu primeiro webinário, com o tema “Cooperação e Mudanças Sociais na Agricultura Brasileira”. O evento contará com a participação do Prof. Dr. Paulo Henrique Martinez, da Universidade Estadual Paulista, campus de Assis-SP. A realização das atividades será toda online, transmitida pelo canal do NUPESCC no YouTube, no link https://www.youtube.com/watch?v=FovH2XPBsMQ.

As inscrições estão abertas, também pela internet, até o dia 20 de outubro, através do formulário eletrônico: https://forms.gle/eWTUdrYBWk7XFcg19.

O objetivo do evento é proporcionar uma discussão ampla acerca do campesinato brasileiro, ligado ao seu contexto socioeconômico, sobretudo no que diz respeito às transformações proporcionadas pela trajetória de reconfiguração do capitalismo contemporâneo. O debate trará, ainda, uma reflexão sobre a relação entre campesinato e agronegócio e, também, em relação à agricultura camponesa em contraposição à lógica estritamente de mercado da produção no campo.

O professor convidado é Professor Associado na Universidade Estadual Paulista, no Departamento de História da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, São Paulo. É doutor em História Social pela Universidade de São Paulo e suas áreas de interesse são Humanidades e Políticas Públicas de Cidadania, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Organização e Participação Social. Paulo Henrique Martinez tem uma atuação institucional vasta, para além do ensino e da pesquisa na UNESP, tendo se dedicado, ainda, à cooperação técnica, sustentabilidade e inovação social e cultural na Câmara dos Deputados, na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), no Instituto de Apoio Técnico aos Países do Terceiro Mundo da Universidade de Brasília, dentre diversas outras instituições.

A organização do webinário espera que as discussões ali promovidas possam ser momentos enriquecedores para a formação dos estudantes da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), curso ao qual o NUPESCC é ligado, e para todos os participantes, em geral. O Núcleo, que, recentemente, completou seu primeiro aniversário, está trazendo esse evento em formato virtual para se adequar ao momento de pandemia da Covid-19, em que a realização de um seminário presencial representa um risco à saúde de todos os participantes.