Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > Professor de Filosofia do CPCE/UFPI lança novo livro

Professor de Filosofia do CPCE/UFPI lança novo livro

Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 15h43

Capa_Pronta_OK.png

O professor David G. Borges, do curso de Licenciatura em Educação do Campo do campus Professora Cinobelina Elvas, acaba de lançar seu mais recente livro.

Intitulada "Está o capitalismo em vias de extinção? As condições de sustentação do capitalismo dentro do quadro da Crítica do Valor", e publicada pela Editora Fi, a obra se originou de sua tese de doutoramento - realizado na Universidade da Beira Interior, em Portugal.

Nesta publicação o professor busca analisar as predições da Teoria Crítica do Valor (Wertkritik), trazendo uma exposição detalhada das teorias de Marx e da escola da Wertkritik, com ênfase em Robert Kurz e Anselm Jappe (que atuou como co-orientador da tese que deu origem à obra).

Além disso, o livro oferece reflexões sobre temas como a produção de riqueza, a natureza do trabalho, o Estado de bem-estar social, as crenças das militâncias de diversas vertentes e o impacto da tecnologia e da inteligência artificial na produção de valor.

Com diversas formações acadêmicas, que incluem Filosofia, Ciência Política e Ciências Biológicas, a obra representa uma breve síntese de algumas das experiências e conhecimentos acumulados pelo professor Borges ao longo dos anos, tanto em sua atuação na pesquisa quanto no ensino.

"Está o capitalismo em vias de extinção?" está disponível em formato e-book e impresso

Outras obras publicadas pelo professor, ou com as quais contribuiu em capítulos, incluem "Darwin: ensaios e controvérsias" (UFES, 2011); "Brasil em crise: o legado das jornadas de junho" (Praia, 2015); "Lógica 1" (UFES, 2016); "O que resta das jornadas de junho" (Fi, 2017); "Imobiliárias agrícolas transnacionais e a especulação com terras na região do MATOPIBA" (Outras Expressões, 2018); "Direitos humanos às bordas do abismo" (Praia, 2018) e "Isolad@s: reflexões sobre o isolamento social no contexto da pandemia" (UFES, 2020).