Página inicial > Últimas Notícias - CT > Láurea Acadêmica: o reconhecimento do desempenho estudantil dentro da Universidade

Última atualização em Terça, 23 de Mai de 2023, 19h54

Ter reconhecimento ao longo da carreira acadêmica dentro de uma Universidade Federal é mais uma conquista que pode despertar o interesse do discente no ensino superior. Depois de uma grande jornada para adquirir o tão sonhado diploma de graduação, a láurea acadêmica é uma das possibilidades de salientar o desempenho e esforço que um discente teve durante o período de estudos dentro da uma instituição de ensino.

No final do período letivo 2022.2, o Centro de Tecnologia da UFPI (CT-UFPI) teve dois discentes laureados. Guilherme Lopes, formado no curso de Engenharia Elétrica, conta que a intenção no início do curso era apenas aproveitar a nova fase. “Acredito que todos entram na Universidade com a intenção de aprender uma nova profissão, conhecer pessoas ou produzir periódicos, e comigo não foi diferente. Tive meu planejamento, tanto acadêmico quanto profissional, mas sempre focava no período em que estava. Não me preocupava com matérias futuras devido à dificuldade que falavam, e sim, me concentrava em aprender, e principalmente, dar o meu melhor”.

01_12.jpg

Guilherme Lopes, egresso do curso de Engenharia Elétrica do CT (foto: arquivo pessoal)

O Engenheiro Eletricista destaca que conhecer pessoas e trocar experiências era o que ele buscava. “Procurei por atividades complementares para conhecer pessoas e hoje considero a iniciação científica uma das atividades que mais me engajou na instituição. Portanto, teve muitos critérios para a láurea que foram consequência do que eu buscava na academia”, completou Guilherme.

Arthur Pedrosa, egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo, entrou na instituição em 2017 e a partir do 6° período visualizou com mais propriedade a possibilidade de alcançar a láurea. Para ele, houve um planejamento inicial, mas tudo ocorreu de forma espontânea. "Mentalizei os requisitos necessários para concorrê-la e segui minha trajetória acadêmica na UFPI buscando aproveitar oportunidades, como atividades de pesquisa e extensão, as quais ampliaram significativamente meus horizontes sobre o alcance da profissão que escolhi me dedicar", afirmou o Arquiteto e Urbanista.

Foto_Arthur_Pedrosa.jpg

Arthur Pedrosa, aluno de Arquitetura laureado pela UFP (foto: arquivo pessoal)

Arthur relembra os momentos em que passou dentro do Centro de Tecnologia e conta que é grato pelas experiências e amizades. "Por conta desse amor, a conquista da láurea consolida ainda mais minhas memórias afetivas com o ambiente universitário somada à valorização da minha dedicação enquanto membro do corpo discente da UFPI", finalizou.

Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Láurea Universitária é concedida ao aluno da turma concluinte de cada curso de graduação, em um determinado período letivo, que teve a melhor atuação na instituição. Para isso, alguns requisitos precisam ser seguidos desde o início ao fim da graduação: Ser aluno ingressado na UFPI mediante vestibular ou Sisu; não ter incorrido em reprovação ao longo de todo o curso; ter se destacado como aluno exemplar nas áreas de pesquisa e/ou extensão, mediante indicação do colegiado do curso; não ter sofrido penalidade componente curricular de qualquer título, em todo o seu curso de graduação; ter IRA igual ou superior a 8,5 e ter aprovação por média em todos os componentes curriculares.

O processo de solicitação de láurea acadêmica ocorre através da indicação do discente, por parte da coordenação do curso, no qual irá solicitar a abertura de um processo administrativo, juntamente com os documentos comprobatórios da conclusão de duas ou mais atividades distintas, que será encaminhado à Diretoria de Administração Acadêmica (DAA/PREG) para atestar as informações prestadas. Após a análise, a DAA/PREG encaminhará o processo ao Conselho Universitário (CONSUN), para homologação.

Desse modo, a láurea acadêmica é uma forma de explicitar o potencial de cada aluno dentro de uma Universidade, e também expandir horizontes para o futuro profissional.

registrado em: ,