Página inicial > Últimas Notícias - CTF > Curso de Formação para acesso à Programas de Mestrado e Doutorado

Curso de Formação para acesso à Programas de Mestrado e Doutorado

Última atualização em Quinta, 07 de Outubro de 2021, 15h22

Curso de formação

Carga horária: 60h

Previsão de nº de vagas oferecidas: 100 vagas

Público alvo: professores, técnicos-administrativos, estudantes no último período/bloco de graduação e diplomados em cursos superiores de graduação

Resumo

O curso terá como público-alvo os professores, técnicos-administrativos, estudantes concluintes de graduação e diplomados em cursos superiores de graduação. Esta ação de extensão remota surge diante do contexto da pandemia da Covid-19 e a necessidade de futuros pós-graduandos participarem de seleções para entrada no mestrado e doutorado. Este curso tem o objetivo de aperfeiçoar a formação científica de pessoas que desejam participar do processo de seleção de mestrado e doutorado. O curso terá, ao todo, 60 horas, com duração de 10 h semanais. Os encontros remotos visam dirimir as dúvidas e compartilhar informações pertinentes sobre as seleções de programas de pós-graduação stricto sensu. O curso será realizado em seis semanas nas quartas-feiras (17/11, 24/11, 01/12, 08/12, 15/12 e 22/12) e aos sábados (20/11, 27/11, 04/12, 11/12 e 18/12) das 15 às 18h (encontro remoto/síncrono) e das 19h às 21h (atividade remota/assíncrona). Utilizou-se a revisão de literatura narrativa sobre a seleção para programas de mestrado e doutorado. Usa-se o Google Meet como ambiente de aprendizado remoto com a participação máxima de 100 participantes com duração de 60 h/a, sendo que o link de acesso e horário do curso será disponibilizado pela coordenação do evento. Utiliza-se de apresentação em Power Point, discussões de casos específicos, debates, retiradas de dúvidas. Diante desse enfoque, almeja-se que neste curso tenha uma atmosfera de discussões teóricas e metodológicas, na perspectiva de compartilhamento de experiências e vivências, bem como na coconstrução de conhecimentos técnicos e científicos como parte das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Almeja-se que os participantes aprendam a identificar, classificar, conferir e produzir currículo lattes e um pré-projeto de acordo com a especificidade dos editais de seleção para mestrado e doutorado, com a finalidade de proporcionar o futuro ingresso no programa de pós-graduação.

Palavras-chave: Entrevista. Projetos. Atividades Científicas e Tecnológicas. Publicações Científicas e Técnicas.

Objetivo Geral:

• Objetiva-se aperfeiçoar a formação científica de pessoas que desejam participar do processo de seleção de mestrado e doutorado.

Justificativa:

• O curso de extensão pretende ampliar o pensamento crítico-reflexivo em relação à a produção de pré-projeto para a seleção ao ingresso de programas de pós-graduação stricto sensu, visando a identificação dos elementos constitutivos de editais e das etapas do processo seletivo, a escolha de programas de pós-graduação, linhas de pesquisa e temática para elaboração do pré-projeto. De forma prática, possibilita enriquecer o currículo dos participantes e serve de base para a participação em processos seletivos. Totalmente desenvolvido a distância, pela internet, o curso propõe uma dinâmica altamente interativa entre os participantes, com mediação sistemática por dois professores-pesquisadores-extensionistas da UFPI/CAFS/CTF/Floriano-PI e pós-graduandos em cursos de mestrado da UFPI, UFSM e UNICAMP por meio da Plataforma Google Meet.

CONTEÚDO

CARGA HORÁRIA

DATA/

HORÁRIO

*Apresentação do curso de formação

*Primeira etapa: Editais de seleção de programas de mestrado e doutorado: pontos relevantes.

*Compartilhamento de materiais para momento assíncrono

*Encerramento do primeiro dia.

17/11

*Segunda etapa: Escolha Programas de Pós-graduação stricto sensu: linha de pesquisa e temática de interesse.

*Compartilhamento de materiais para momento assíncrono

*Encerramento do segundo dia.

20/11

*Terceira etapa: Pesquisa dos currículos Lattes dos possíveis orientadores(as).

*Compartilhamento de materiais para momento assíncrono

*Encerramento do terceiro dia.

24/11

*Quarta etapa: Como fortalecer o currículo lattes?

*Compartilhamento de materiais para momento assíncrono

*Encerramento do quarto dia.

27/11

*Quinta etapa: Como escolher a temática do pré-projeto?

*Compartilhamento de materiais para momento assíncrono

*Encerramento do quinto dia.

01/12

*Sexta etapa: Como construir o pré-projeto?

*Compartilhamento de materiais para momento assíncrono

*Encerramento do sexto dia.

04/12

*Sétima etapa: Como escolher um referencial teórico potente?

*Compartilhamento de materiais para momento assíncrono

*Encerramento do sétimo dia.

08/12

*Oitava etapa: Como construir uma metodologia bem sucedida?

*Compartilhamento de materiais para momento assíncrono

*Encerramento do oitavo dia.

11/12

*Nona etapa: Cuidados durante a prova oral: a entrevista

*Compartilhamento de materiais para momento assíncrono

*Encerramento do nono dia.

15/12

*Décima etapa: Cuidados com a prova dissertativa e de proficiência

*Compartilhamento de materiais para momento assíncrono

*Encerramento do décimo dia.

18/12

*Décima primeira e última etapa: Checklist para uma participação exitosa na seleção de mestrado e doutorado

*Aplicação de feedback do curso

*Encerramento.

22/12

Local de Inscrição: As inscrições podem ser feitas de 06 de outubro até 12h do dia 17de novembro de 2021 pelo site oficial da UFPI (www.ufpi.br) ou (https://sigaa.ufpi.br/sigaa/public/home.jsf)

A) público externo: www.sigaa.ufpi.br > menu extensão > acesso à área de inscritos em cursos e eventos > ainda não possuo cadastro (faça seu cadastro) > depois, entre com email e senha > clique no curso desejado.

B) público interno: www.sigaa.ufpi.br > menu extensão > ações de extensão > inscrições online > inscrever em ações de extensão.

Telefone: 089 3522-1768