Página inicial > Últimas Notícias - CTF > CURSO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EJA-EPT)

Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2023, 15h52

Por Marttem Costa de Santana, Prof. Dr.    Prof. Dr. Marttem

Prof. EBTT do CTF/CAFS/UFPI

Coordenador do Curso EJA-EPT da UFPI

Vice-líder do NEPESEPTIMA/CNPq/CTF/UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Colégio Técnico de Floriano (CTF), do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), do projeto de extensão “Semanas Científicas e Culturais da Área da Saúde” vinculado Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Saúde, Educação Profissional Tecnológica, Informática e Meio Ambiente (NEPESEPTIMA/CTF/UFPI) realiza o CURSO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EJA-EPT).

EJA EPT 1

A equipe de orientadores pedagógicos dos colégios técnicos é fomada pelos Pedagogos:

Marttem Costa de Santana (CTF/UFPI)

Maria Rita Barbosa de Sousa (CTT/UFPI)

Gonçalo Resende Santos (CTBJ/UFPI).

RESUMO

O curso terá como público-alvo docentes, técnicos-administrativos, gestores do Programa EJA integrada à EPT e demais profissionais da educação que atuarão em Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Cursos Técnicos implantados nos três Colégios Técnicos da UFPI. Esta ação de extensão na modalidade à distância surge diante do contexto da elaboração/implementação de currículos e das propostas pedagógicas dos cursos da EJA integrada à EPT vinculada ao grupo de pesquisa NEPESEPTIMA/CNPq/CTF/UFPI. Este curso tem o objetivo de aperfeiçoar a formação técnica, científica, tecnológica e pedagógica de profissionais da educação que atuarão em cursos da EJA integrada à EPT. O curso terá, ao todo, 100 horas, com duração de 05 h semanais. Os encontros remotos visam dirimir as dúvidas e compartilhar informações pertinentes sobre EJA Integrada à EPT. O curso será realizado em vinte semanas nas quartas-feiras das 18 às 21h (encontro remoto/síncrono) e das 21h às 22h (atividade remota/assíncrona). Utilizou-se a revisão de literatura do campo de pesquisa EJA Integrada à EPT. Usa-se o Google Meet como ambiente de aprendizado remoto com a participação máxima de 100 participantes com duração de 100 h/a, sendo que o link de acesso e horário do curso será disponibilizado pela coordenação do evento. Utiliza-se de apresentação em slides/lâminas, fóruns na plataforma AVA, discussões de casos específicos, debates, retiradas de dúvidas. Diante desse enfoque, almeja-se que neste curso aconteça uma atmosfera de discussões teóricas-metodológicas-pedagógicas, na perspectiva de compartilhamento de experiências e vivências, bem como na construção de conhecimentos técnicos e científicos como parte das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Almeja-se que os participantes aprendam a identificar, classificar, conferir e produzir um currículo EJA Integrada à EPT de acordo com as necessidades educativas de cada estudante jovem ou adulto, com a finalidade de proporcionar uma educação de qualidade.

Palavras-chave: EJA. ETP. Didática. Métodos de ensino e aprendizagem. Atividades Científicas e Tecnológicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM DO CURSO DE FORMAÇÃO

• Utilizar tecnologias adequadas ao contexto educacional e a situações específicas da EJA Integrada à EPT;
  • Identificar métodos, técnicas e instrumentos para implementação da EJA Integrada à EPT;
  • Empregar estratégias de comunicação e acompanhamento pedagógico;
  • Refletir, desenvolver, criar e instituir nas escolas formas e práticas pedagógicas adequadas a cada estudante da EJA;
  • Permitir aos profissionais da educação momentos de reflexão da ação pedagógica em sala de aula para que produza conhecimentos e materiais didáticos como síntese da formulação e implementação teórico-prática da proposta integrada de educação profissional à EJA.

Djanira

Djanira do Espírito Santo Lopes Cunha, Profa. Dra. (ministrante do Curso)

Alceu

Alceu Lucena, Prof. Esp. Em EJA (ministrante do curso)

Inscrições: podem ser feitas no dia 31 de maio de 2023, quarta-feira, pela página da UFPI – SIGAA https://sigaa.ufpi.br/sigaa/public/home.jsf , a partir das 19h.

A) público externo: www.sigaa.ufpi.br > menu extensão > acesso à área de inscritos em cursos e eventos > ainda não possuo cadastro (faça seu cadastro) > depois, entre com e-mail e senha > clique no curso desejado.

B) público interno: www.sigaa.ufpi.br > menu extensão > ações de extensão > inscrições online > inscrever em ações de extensão.

Realização:

UFPI   Nepetseptima        Logo CTF

Por gentileza, se possível, sigam nossas redes sociais para ficarem atualizados com nossos eventos de ensino, pesquisa e extensão!

Site: www.ufpi.br/ctf

Instagran @ctfufpi_enfermagem