Página inicial > Últimas Notícias - EDUFPI > EDUFPI Lança livro sobre a Política Piauiense Contemporânea

EDUFPI Lança livro sobre a Política Piauiense Contemporânea

Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2019, 09h25

Os últimos anos presenciaram um grande aumento da produção historiográfica piauiense, fenômeno que, em parte, se deve ao avanço da pesquisa no âmbito da Universidade Federal do Piauí, bem como toda uma série de iniciativas de cooperação institucional na área acadêmica. Esta obra que ora apresentamos foi fruto da realização do Mestrado Acadêmico do professor Ricardo Arraes na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, durante o qual foi possível a realização desta importante pesquisa transposta para o livro.

O presente texto que a EDUFPI apresenta ao público possui o mérito inegável de inserir-se de maneira definitiva em um círculo positivo de novos debates, estudos e pesquisas fora o do eixo tradicional sul-sudeste. Ele possui o compromisso com a democratização e a consolidação de outros polos de produção e divulgação cientifica no cenário nacional.

WhatsApp Image 2019 06 28 at 11.04.5520190628113235

Lançamento do livro "Oligarquias e Elites Políticas no Piauí: 1982-1995"

De fato, a obra “Oligarquias e Elites Políticas no Piauí: 1982-1995”, de autoria do Professor Manoel Ricardo Arraes Filho, vem preencher uma significativa lacuna em relação aos estudos sobre a política piauiense contemporânea. Neste sentido, é importante registrar que o livro apresenta um quadro completo das origens e da composição da nossa elite política piauiense, eleita a partir do início da redemocratização do país. O texto traz uma visão fundamental para conhecermos em detalhes nossa realidade política dentro da Assembleia Legislativa e na bancada federal do Piauí, antes nunca estudados.

No seio da academia, observamos uma forte demanda por este tema dentro do campo mais geral dos estudos sobre ciência política no Brasil. Dentro do âmbito da Editora da Universidade Federal do Piauí, constatamos claramente o sucesso da edição de todas as obras lançadas, muitas delas relacionadas com esta temática, que geralmente esgotam-se rapidamente.

WhatsApp Image 2019 06 28 at 10.59.4220190628113235

A EDUFPI apoia este novo livro com grandes expectativas. Nossa percepção é a de que se trata de um livro que servirá de base para novos estudos futuros sobre o tema. Ao mesmo tempo, ao publica-lo, temos a certeza que a Universidade Federal do Piauí mais uma vez está apostando na divulgação de um saber rigoroso, inventivo, de espirito crítico e aberto, principal razão de ser desta editora.

Ricardo Alaggio Ribeiro

Diretor da EDUFPI