Página inicial > Últimas Notícias - PREX > SIUFPI 2022: desafios da extensão universitária no pós-pandemia são destaque no XII SEMEX

Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 10h40

WhatsApp_Image_2022-11-11_at_16.56.47.jpeg

Serão no dia 29 de novembro as atividades do XII Seminário de Extensão e Cultura (Semex) e da IX Mostra de Comunidades da UFPI. As atividades de abertura, que iniciam às 8h30, são presenciais, no Cine Teatro, e terão transmissão pelo canal da UFPI TV, no Youtube.

Realizado anualmente como parte da programação do SIUFPI, o SEMEX é uma oportunidade para que coordenadores de projetos de extensão, bolsistas e alunos da UFPI possam exibir os resultados dos trabalhos desenvolvidos durante todo o ano de 2022. De acordo com Acrísio Sampaio, Coordenador-Geral do XII SEMEX, o evento é uma das formas de colocar à disposição da comunidade externa à UFPI tudo o que foi produzido dentro dos campi.

"Recebemos a participação de 221 projetos que já estão sendo avaliados para serem organizados em um ranking que vai selecionar dez trabalhos. Além disso, estamos promovendo também a Mostra de Comunidades, por meio das nossas redes sociais. Esse é um evento ímpar na nossa Universidade, em que teremos a oportunidade de mostrar todas as atividades desenvolvidas para que possa também ser feito um próprio feedback do conhecimento gerado na UFPI e aplicado na comunidade", destacou Acrísio Sampaio.

Nesta edição, o evento vai trazer destaque aos desafios de se produzir trabalhos de extensão na universidade no período de pós-pandemia.

Programação XII SEMEX - A solenidade de abertura do XII Semex e da IX Mostra de Comunidades será realizada às 8h30 com apresentação musical da camerata "Professor Emmanuel Coelho Maciel" sob regência do maestro Cássio Martins. Na sequência, o Prof. Paulo Henrique Catunda, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA, vai conduzir a conferência de abertura “Extensão: Interação com a Sociedade e Financiamento da Extensão”. A mesa será presidida pela Pró-Reitora de Extensão, Deborah Dettmam.

Na sequência, a programação vai continuar com a palestra sobre “Relatos de experiências vividas nas atividades de extensão durante a pandemia, no PET Pedagogia”, ministrada pela professora Hilda Mara Lopes Araújo, que também é docente do Centro de Ciências da Educação da UFPI.

No turno da tarde, serão realizadas 10 (dez) oficinas que irão abordar temas relacionados as áreas da saúde, educação, ciências agrárias e naturais, tecnologia e cultura. Os espaços acontecerão via Google Meet. O link das salas pode ser encontrado no site do SIUFPI 2022.

Ainda no dia 29, durante o turno da tarde, serão realizadas salas virtuais para as apresentações orais de trabalhos das áreas de conhecimento citadas.

Submissão de trabalhos - O prazo para submissão dos trabalhos encerrou-se em 30/10/22, mas ainda é possível participar como ouvinte. As inscrições aos eventos da PREXC no SIUFPI 2022 encerram no dia 22 de novembro. A organização do evento vai fornecer certificado de 20 horas para os participantes.

mostra_de_comunidades.jpg

IX Mostra de Comunidades

A IX Mostra de Comunidades também integra as atividades dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI) 2022. Do dia 1º a 16 de novembro, está sendo realizada a exposição e votação dos vídeos cadastrados no evento, por meio do Instagram.

Os vídeos submetidos à IX Mostra e Comunidades são inéditos e vinculados às ações decorrentes de programas e projetos de extensão cadastrado. Cada um tem a duração máxima de cinco minutos.

Os arquivos enviados para a IX Mostra de Comunidades já foram disponibilizados no Instagram da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, para visualização e votação, que ocorre até o dia 16 de novembro, com a premiação dos melhores trabalhos no dia 01 de dezembro. A programação completa do XII Semex e da IX Mostra de Comunidades está detalhada no site do SIUFPI2022.

SIUFPI 2022 - Com o tema “Despertar a ciência para as novas gerações”, o objetivo do evento é difundir o benefício da ciência na vida cotidiana e reconhecer seu valor como critério norteador de políticas públicas. Nesta edição, a programação do evento inclui conferências, palestras, oficinas, minicursos e painéis, por meio dos quais será possível conhecer trabalhos e projetos desenvolvidos por alunos e professores de graduação, pós-graduação e colégios técnicos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

A Conferência de Abertura será no dia 22 de novembro e a Conferência de Encerramento está prevista para acontecer no dia 1º de dezembro. Mais detalhes estão sendo divulgados no site oficial do evento, no site oficial da UFPI e pelo perfil oficial da UFPI no Instagram. Excepcionalmente este ano, o SIUFPI terá duração de duas semanas, devido aos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo.