Página inicial > Últimas Notícias - PREX > 2ª apresentação da Orquestra e Coral da UFPI leva música erudita, pop e o Fantasma da Ópera ao público

Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2023, 16h11

IMG_8642_1.jpg

Performance musical aconteceu no Cine Teatro da UFPI

Em uma noite de emoção, o Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi palco do segundo concerto da temporada 2023 da Orquestra e Coral (O&CUFPI) na noite desta quinta-feira (3/8). O evento, que teve casa cheia, trouxe no repertório música clássica nacional e internacional, obras consagradas do gênero pop e o musical O Fantasma da Ópera, proporcionando uma experiência musical única para o público presente.

IMG_8512_1.jpg

Maestro Professor Cássio Martins

Sob a regência do maestro Prof. Cássio Martins, a apresentação teve início com as execuções de obras clássicas que enalteceram a riqueza cultural tanto do Brasil como do mundo. Na segunda parte do concerto, as notas clássicas deram lugar a arranjos de músicas pop que marcaram gerações.

A iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPI (PREXC) em promover esse evento artístico e cultural ressalta o compromisso da Universidade em proporcionar à comunidade acadêmica e à sociedade momentos de lazer e apreciação cultural.

WhatsApp_Image_2023-08-04_at_10.21.04.jpeg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Presente no evento, o reitor Gildásio Guedes destacou a importância dessas iniciativas para o desenvolvimento integral dos estudantes e para o enriquecimento da cultura local. "É com grande satisfação que testemunhamos o talento e dedicação dos músicos da UFPI nesta noite memorável. Através da música, podemos alcançar voos mais altos e transformar vidas. Parabéns a todos os envolvidos nesta belíssima apresentação", ressaltou.

IMG_8596_1.jpg

O maestro Cássio Martins também expressou sua gratidão à comunidade acadêmica e à UFPI pela oportunidade de conduzir a Orquestra e Coral em um espetáculo tão especial. "Foi uma honra liderar esses músicos talentosos nesta jornada musical. A arte é um elo que une pessoas e culturas, e tenho certeza de que a música tocou os corações de todos que estiveram presentes aqui nesta noite”, declarou.

IMG_E8919_1.jpg

Na ocasião, também estiveram presentes do Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales; da Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deborah Dettmam; a Diretora de Governança da UFPI, Cleânia Sales; além de professores, servidores técnicos e estudantes.

Programação do 2º Concerto da Temporada 2023 da O&CUFPI - Orquestra e Coral da UFPI:

Série: “Solistas Piauienses”
PARTE 1 - Orquestra e Solistas
Abertura:
O Sertão (Compositor: Francisco José Da Silva Nascimento)
Solos:
Momento Nordestino N.º1 para violino e Orquestra (Compositor: Beetholven Cunha)
Solista: Juan Cavalcante (Violino)
Concerto N.3 para clarinete e orquestra (Compositor: Carl Stamitz)
Solista: Francisco Santos (Clarinete)
Ombra mai fù e Lascia ch'io pianga (Compositor: Georg Friederich Händel)
Solista: Beatriz da Silva Rodrigues (Canto)
Concerto para violino em Ré menor – BWV 1043 (1º Movto.) - (Compositor: Johan Sebastian Bach)
Solistas: Ana Vitória Nunes (1º Violino) e Francisco José da Silva Nascimento (2º Violino)

Schindler´s List Theme (Compositor: John Williams)
Solista: Ana Vitória Nunes (Violino)
Rapsódia sobre um tema de Paganini (Compositor: Sergei Rachmaninoff)
Solista: Lucia Azevedo e Silva
Tribute (Compositor: Yanni) - Arranjo: Marcos Petrônio
Solista Jonatas Karry
Libertango - Oblivion - Adios Nonino (Compositor: Astor Piazzolla) - Arranjos para orquestra: Francisco José da Silva Nascimento e Daniel Medeiros Rezende
Solista: Davi de Holanda Oliveira Caetano (Acordeon)

PARTE 2 - Solistas, Coral e Orquestra
Stand By Me (Compositor: Ben E. King)
A Thounsand Years (Compositora: Christina Perri)
Perfect - (Compositor: Ed Sheeran)
Medley Musical The Phanton of the Opera (Arranjo para orquestra: Daniel Medeiros Rezende)
Solistas: Isabella Castro Araújo, Karen Raquel Rocha Gomes, Adriana Pereira da Silva Santos, Francyelly da Silva Sousa, Ravenna Isabelly Pimentel Da Cunha, Alisson Rodrigues Costa, Waldir Santos Neto, Jackson Rocha.
Coral:
Vozes Femininas:
Adriana Pereira da Silva Santos; Clara Vívian Gomes De Araújo; Flávia Ferreira De Freitas; Francyelly Da Silva Sousa; Karen Raquel Rocha Gomes; Lílian Vanessa Vieira De Alencar; Luiza De Sousa Gomes Ribeiro; Ravenna Isabelly Pimentel Da Cunha; Regiana Botelho Castelo Branco Rodrigues; Sâmia Maria Costa Rodrigues; Suzana Vieira Lima Borges De Almeida; Beatriz da Silva Rodrigues; Ester Lilian Suellen Cardoso Santos Matos; Geórgia Helena Freitas e Silva; Paula Isabela de Sousa Santos; Isabella Castro Araujo; Gercília Luiza Costa Veras; Ana Beatriz Linhares de Araujo e Silva; Michelle Caroline Dias Cardoso.

Vozes Masculinas:
Gabriel Costa Silva; Gustavo Allan Dos Reis Leal; José Henrique De Sousa Barros; Marcos Victor Silva Sales; Marcos Vinícius Soares Dos Santos; Matheus Donizete Osterni Da Silva; Ramon Medeiros Sousa; Waldir Santos Neto; Alisson Rodrigues Costa; Carlos Alberto Chaves de Sousa; João Henrique de Sousa Barros; Marcos Vinicius de Oliveira Ribeiro; João Victor Araujo Rodrigues; Joaquim Lemos de Mendonça.
Orquestra:
Regente: Maestro Cássio Martins