Página inicial > Últimas Notícias - PREX > Centro de Ciências Agrárias da UFPI promove Projeto de Extensão Universitária em escola pública

Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2023, 08h49

C:UsersWin10DesktopDocente UFPIProjeto de ExtensãoEscolasWhatsApp Image 2023-08-14 at 16.55.20.jpeg

Estudantes do Centro de Ciências Agrárias realizam projeto de extensão em escolas públicas

Intitulado "A Extensão Rural como Difusora da Área de Ciências Agrárias em Escolas Públicas de Teresina/PI", o projeto de extensão do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí (CCA/UFPI) reuniu estudantes dos cursos de Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica e Zootecnia com o intuito de apresentar seus respectivos cursos a alunos do ensino médio da Unidade Escolar Professora Maria de Lourdes Rebelo, nos dias 08, 09 e 10 de agosto.

Coordenado pelo professor Alexandre F. Perazzo, o projeto teve objetivo central em disseminar o conhecimento sobre os cursos relacionados às Ciências Agrárias, visando não apenas aumentar a adesão a essas áreas, mas também identificar novos talentos que possam prosperar nesse domínio.

C:UsersWin10DesktopDocente UFPIProjeto de ExtensãoEscolascd4924ab-68d2-41aa-8d28-93c09c060d18.jpg

Estudantes do CCA levam conhecimento de seus cursos para escolas de Teresina

O professor Alexandre ainda explica as metas específicas do projeto: Despertar o Interesse - Capacitar estudantes do Curso de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Zootecnia para efetuar atividades de extensão universitária, incentivando uma aproximação mais profunda entre a academia e o ambiente escolar; Ampliar Ingresso - Aumentar a taxa de ingresso de estudantes nos cursos oferecidos pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFPI, fortalecendo assim a qualidade e diversidade de seus participantes; Promover Valorização - Valorizar e divulgar os cursos oferecidos pelo CCA da UFPI, destacando suas características distintivas e os benefícios proporcionados aos futuros profissionais; Incentivar Escolhas Conscientes - Fomentar o interesse entre os alunos do ensino médio pelas Ciências Agrárias, motivando-os a considerar esses cursos como opções de carreira viáveis e gratificantes.

Os trabalhos do projeto iniciaram com a participação ativa dos alunos das disciplinas de Extensão Agropecuária, Extensão Rural e Comunicação e Extensão Rural do semestre 2023.1 dos cursos de Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica e Zootecnia, respectivamente. “Com o apoio da direção do CCA e das coordenações de curso, o projeto tem como compromisso levar o conhecimento agrícola a diferentes comunidades escolares por meio de rodízios semestrais, incentivando o acesso ao ensino superior e enaltecendo o prestígio da UFPI”, acrescentou o professor Alexandre F. Perazzo.

C:UsersWin10DesktopDocente UFPIProjeto de ExtensãoEscolase1202fab-6073-4e26-a617-5419a6e2471c.jpg

Estudantes do Curso de Medicina Veterinária durante projeto de extensão em escola pública