Página inicial > Últimas Notícias - PREX > Com o tema “Sustentabilidade e Inovação”, tem início o V Seminários Integrados da UFPI (SiUFPI)

Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2023, 17h45

ORQUESTRA_SINFONICA_DE_TERESINA-13.jpg

Solenidade de abertura do V SiUFPI no Cine Teatro

Na manhã desta segunda-feira (20), foi dado início aos V Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento segue até a sexta-feira (24), com o tema “Sustentabilidade e Inovação: O futuro já começou”. Durante a realização da cerimônia, a mesa de abertura teve a presença do Reitor, Gildásio Guedes; o Vice-Reitor, Viriato Campelo; e a Pró-Reitora de Extensão e Cultura e Coordenadora Geral do SiUFPI, Deborah Dettmam.

DSC_0013_copy.jpg

Performance musical

O evento foi realizado no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí com a transmissão sendo realizada também no YouTube por meio do canal UFPI TV. A Solenidade de abertura do SiUFPI teve como destaque uma performance artística musical da Orquestra e do Coral da Universidade Federal do Piauí com apresentação de músicas de nomes do cenário nacional e local.

DSC_0015_1.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O Reitor, Gildásio Guedes, definiu o SiUFPI como um evento de grande importância realizado pela UFPI através de parcerias e com a participação de discentes, docentes, técnicos e pesquisadores. “É o momento em que a Universidade coloca, para a comunidade, tudo aquilo que produziu durante o ano que está terminando. É o momento que coroa as nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, declarou. Ele ainda exaltou a participação do Coral e da Orquestra da UFPI.

ORQUESTRA_SINFONICA_DE_TERESINA-19_1.jpg

Vice-Reitor, Viriato Campelo

Para o Vice-Reitor, Viriato Campelo, o SiUFPI é um momento de interação e engrandecimento. “É um momento de todos os professores daqui interagirem com outros professores de outras instituições no sentido de engrandecer cada vez mais o nosso trabalho na Universidade”.

ORQUESTRA_SINFONICA_DE_TERESINA-21.jpg

Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deborah Dettmam

Segundo a Pró-Reitora de Extensão e Cultura e Coordenadora Geral do SiUFPI, Deborah Dettmam, em 2023, a comissão executiva do evento é composta por 26 técnicos e docentes e irão acontecer a entrega de 200 prêmios em diversas categorias. Ela ressalta que o SiUFPI deste ano conta com dez eventos de grande porte: XXXII Seminário de Iniciação Científica; XV Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; VII Ciclo de palestras da PRPG; XII Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX); IX Mostra de Comunidades; VII Encontro de Iniciação à Docência; IV Seminário de Residência Pedagógica; X Seminário de Assistência Estudantil; e IV Seminário de Ensino de Graduação. “É graças ao empenho e firme propósito de nossos professores, servidores e alunos que este evento será capaz de aprimorar a ciência no estado do Piauí e impactar na vida de nossa comunidade”, declarou a Pró-Reitora durante seu discurso.

ORQUESTRA_SINFONICA_DE_TERESINA-47.jpg

Momento solene de entrega de homenagem

Ao longo da solenidade do evento, foram homenageados a professora Lívia Fernanda Nery, Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD); o professor João Xavier da Cruz Neto, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Piauí (FAPEPI) e o professor Roberto Gonçalves de Freitas Filho, do Curso de Direito da UFPI.

ORQUESTRA_SINFONICA_DE_TERESINA-56.jpg

Diretora do CEAD, Lívia Nery

Falando em nome dos homenageados, a Diretora do CEAD/UFPI, Lívia Nery, ressaltou que a homenagem representa o símbolo de representatividade feminina. “Estou feliz em ser lembrado ao lado de dois grandes importantes nomes com notáveis contribuições acadêmicas. Aproveito, ainda, para pedir a todas as mulheres que em nosso nome, enquanto gestoras, docentes, pesquisadoras, extensionistas, discentes, servidoras, técnicas, terceirizadas, é no lugar de cada um de nós que essa Universidade se engrandece a cada dia”, enfatizou.

Estavam presentes na Cerimônia de Abertura do V SiUFPI, a professora Ana Beatriz Sousa Gomes, Pró-Reitora de Ensino de Graduação; o professor Luís Carlos Sales, o Pró -Reitor de Planejamento e Orçamento; o professor Luiz de Sousa Santos Júnior, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação; a professora Evangelina Sousa, Pró-Reitora de Administração; a professora Regilda Moreira-Araújo, Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação; Zózimo Tavares, presidente da Academia Piauiense de Letras; a professora Mônica Arrivabene, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários; o professor Alessandro Rhadamek Alves, Prefeito Universitário; Tales Antão de Alencar, representante do reitor da Universidade Estadual do Piauí; Delano Rodrigues, Diretor Técnico do SEBRAE Piauí; Divamélia Gomes, Pró-Reitora de Extensão do IFPI, representando o reitor do IFPI; Sádia Castro, diretora de Administração e Finanças do SEBRAE Piauí, representando a Sra. Margaret Coelho.

Acesse a programação completa: https://siufpi2023.ufpi.edu.br/

ORQUESTRA_SINFONICA_DE_TERESINA-28.jpg