UFPI oferta curso de Bacharelado em Ciência dos Materiais

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Em 2013, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) oferta um novo curso de graduação, o Bacharelado em Ciência dos Materiais, cuja primeira turma tem suas aulas iniciadas no primeiro período letivo do ano. O estudo dos materiais foi introduzido na UFPI com o Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, nível Mestrado, em 2011.

O curso de graduação visa formar profissionais com capacitação técnico-científica para desenvolver novas tecnologias. A área de atuação do bacharel em Ciência dos Materiais é ampla, podendo trabalhar na indústria com pesquisa, gestão e supervisão, empresas de serviços e consultorias. O conhecimento das classes de materiais - metálicos, cerâmicos, compósitos, poliméricos, eletrônicos, fotônicos, nanoestruturados, biomateriais, etc. - e de suas aplicações habilita o graduado a realizar inspeção e controle de qualidade da produção industrial, desenvolver novos materiais e aprimorar os já conhecidos.

O controle da qualidade de um material aprecia aspectos diversos, dentre os quais estão sua resistência, a relação entre o custo de sua produção e sua aplicabilidade e a sua sustentabilidade. É, porém, esta última que convoca o profissional da área a assumir uma responsabilidade que vai além de garantir qualidade a um produto: a de preservar a qualidade ambiental, aproveitando os recursos que a natureza oferece de modo que se conserve as reservas energéticas e de matérias-primas. A esse respeito, a coordenadora do curso, Profª. Drª. Maria Rita Santos, destacou que a formação em Ciência dos Materiais deve garantir, antes de tudo, um profissional com "preocupação social" com o meio em que vive.

O curso oferta 30 vagas para o primeiro semestre pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e tem duração de 4 anos em turno integral. As aulas serão ministradas no Centro de Ciências da Natureza (CCN novo) e oportunizam o acesso a laboratórios didáticos e de pesquisa com equipamentos de última geração. O corpo docente é multidisciplinar, contando com educadores de especializações das áreas de Engenharia, Farmácia, Física e Química.