Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI oferta curso de Bacharelado em Ciência dos Materiais
Início do conteúdo da página

UFPI oferta curso de Bacharelado em Ciência dos Materiais

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Em 2013, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) oferta um novo curso de graduação, o Bacharelado em Ciência dos Materiais, cuja primeira turma tem suas aulas iniciadas no primeiro período letivo do ano. O estudo dos materiais foi introduzido na UFPI com o Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, nível Mestrado, em 2011.

O curso de graduação visa formar profissionais com capacitação técnico-científica para desenvolver novas tecnologias. A área de atuação do bacharel em Ciência dos Materiais é ampla, podendo trabalhar na indústria com pesquisa, gestão e supervisão, empresas de serviços e consultorias. O conhecimento das classes de materiais - metálicos, cerâmicos, compósitos, poliméricos, eletrônicos, fotônicos, nanoestruturados, biomateriais, etc. - e de suas aplicações habilita o graduado a realizar inspeção e controle de qualidade da produção industrial, desenvolver novos materiais e aprimorar os já conhecidos.

O controle da qualidade de um material aprecia aspectos diversos, dentre os quais estão sua resistência, a relação entre o custo de sua produção e sua aplicabilidade e a sua sustentabilidade. É, porém, esta última que convoca o profissional da área a assumir uma responsabilidade que vai além de garantir qualidade a um produto: a de preservar a qualidade ambiental, aproveitando os recursos que a natureza oferece de modo que se conserve as reservas energéticas e de matérias-primas. A esse respeito, a coordenadora do curso, Profª. Drª. Maria Rita Santos, destacou que a formação em Ciência dos Materiais deve garantir, antes de tudo, um profissional com "preocupação social" com o meio em que vive.

O curso oferta 30 vagas para o primeiro semestre pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e tem duração de 4 anos em turno integral. As aulas serão ministradas no Centro de Ciências da Natureza (CCN novo) e oportunizam o acesso a laboratórios didáticos e de pesquisa com equipamentos de última geração. O corpo docente é multidisciplinar, contando com educadores de especializações das áreas de Engenharia, Farmácia, Física e Química.

Fim do conteúdo da página