Aberta XI edição do Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM)

Imprimir
Última atualização em Quarta, 10 de Agosto de 2022, 09h56

Teve inicio nesse domingo (7), a XI edição do Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM), maior evento nacional da área. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), tem a UFPI como uma das instituições organizadoras.

WhatsApp_Image_2022-08-08_at_09.47.51.jpeg

Domingos Rade, presidente da ABCM; Vice-Reitor Viriato Campelo; Renata Miyabara, Pró-Reitora da Uninovafapi; e Simone Hoefel, presidente do evento

O Vice-Reitor Viriato Campelo acompanhou a abertura do congresso e falou sobre os projetos que a Universidade tem desenvolvido. “Foram apresentados vários projetos em que a Universidade Federal do Piauí foi vitoriosa na melhoria da utilização de energias limpas e sustentáveis. Mostramos os meios que a universidade utiliza para economizar energia e também projetos sociais em que trabalhamos para escolas de alunos carentes”, declarou.

WhatsApp_Image_2022-08-08_at_17.33.16.jpeg

Viriato Campelo, vice-reitor da UFPI

Também participaram da abertura a professora Simone Hoefel, do Curso de Engenharia Mecânica, Presidente do evento; Domingos Alves Rade, Presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), Marcos Lira, Diretor do Centro de Tecnologia (CT) e Renata Miyabara, Pró Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXI) da Uninovafapi.

Simone Hoefel destaca a importância da realização do evento no estado. "É a primeira vez que ocorre um congresso de Engenharia Mecânica em Teresina e com certeza isso nos coloca de vez na rota da pesquisa científica. Sem contar a importância de proporcionar aos alunos essa primeira experiência com a comunidade científica".

WhatsApp Image 2022 08 10 at 09.24.45

Professora Simone Hoefel, do Curso de Engenharia Mecânica e presidente do evento

Como o tema desta edição é “Fontes de energia renováveis e os desafios para a Engenharia”, o Piauí foi escolhido para realização do congresso por ser o quinto estado em produção de energia limpa do Brasil. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel – 05/2021), o estado é o líder nacional na capacidade de produção de energia solar. Além disso, abriga o maior parque eólico da América do Sul, atualmente em construção e gerando 3,3TWh por ano, podendo alcançar cerca de 5,0 TWh por ano em plena operação.

WhatsApp_Image_2022-08-08_at_17.33.58.jpeg

Prof. Marcos Lira, diretor do Centro de Tecnologia da UFPI, durante palestra magna na abertura do Congresso

As atividades seguem até o dia 11 de agosto. A programação conta ainda com palestras de vários professores, incluindo Francisco de Assis, Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e também com apresentação de pôsteres, sessões técnicas, minicursos, mesas-redondas e muito mais. Clique aqui para conferir.

O CONEM ocorre desde 1990 e inicialmente foi denominado como Congresso de Engenharia Mecânica do Norte-Nordeste (CEM-NNE), passando a ser um evento regular da ABCM em 1992. Em 2000, assumiu a denominação de CONEM, sendo realizado a cada 2 anos. 

Para mais informações, acesse o site do evento.