Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aberta XI edição do Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM)

Aberta XI edição do Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM)

Última atualização em Quarta, 10 de Agosto de 2022, 09h56

Teve inicio nesse domingo (7), a XI edição do Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM), maior evento nacional da área. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), tem a UFPI como uma das instituições organizadoras.

WhatsApp_Image_2022-08-08_at_09.47.51.jpeg

Domingos Rade, presidente da ABCM; Vice-Reitor Viriato Campelo; Renata Miyabara, Pró-Reitora da Uninovafapi; e Simone Hoefel, presidente do evento

O Vice-Reitor Viriato Campelo acompanhou a abertura do congresso e falou sobre os projetos que a Universidade tem desenvolvido. “Foram apresentados vários projetos em que a Universidade Federal do Piauí foi vitoriosa na melhoria da utilização de energias limpas e sustentáveis. Mostramos os meios que a universidade utiliza para economizar energia e também projetos sociais em que trabalhamos para escolas de alunos carentes”, declarou.

WhatsApp_Image_2022-08-08_at_17.33.16.jpeg

Viriato Campelo, vice-reitor da UFPI

Também participaram da abertura a professora Simone Hoefel, do Curso de Engenharia Mecânica, Presidente do evento; Domingos Alves Rade, Presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), Marcos Lira, Diretor do Centro de Tecnologia (CT) e Renata Miyabara, Pró Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXI) da Uninovafapi.

Simone Hoefel destaca a importância da realização do evento no estado. "É a primeira vez que ocorre um congresso de Engenharia Mecânica em Teresina e com certeza isso nos coloca de vez na rota da pesquisa científica. Sem contar a importância de proporcionar aos alunos essa primeira experiência com a comunidade científica".

WhatsApp Image 2022 08 10 at 09.24.45

Professora Simone Hoefel, do Curso de Engenharia Mecânica e presidente do evento

Como o tema desta edição é “Fontes de energia renováveis e os desafios para a Engenharia”, o Piauí foi escolhido para realização do congresso por ser o quinto estado em produção de energia limpa do Brasil. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel – 05/2021), o estado é o líder nacional na capacidade de produção de energia solar. Além disso, abriga o maior parque eólico da América do Sul, atualmente em construção e gerando 3,3TWh por ano, podendo alcançar cerca de 5,0 TWh por ano em plena operação.

WhatsApp_Image_2022-08-08_at_17.33.58.jpeg

Prof. Marcos Lira, diretor do Centro de Tecnologia da UFPI, durante palestra magna na abertura do Congresso

As atividades seguem até o dia 11 de agosto. A programação conta ainda com palestras de vários professores, incluindo Francisco de Assis, Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e também com apresentação de pôsteres, sessões técnicas, minicursos, mesas-redondas e muito mais. Clique aqui para conferir.

O CONEM ocorre desde 1990 e inicialmente foi denominado como Congresso de Engenharia Mecânica do Norte-Nordeste (CEM-NNE), passando a ser um evento regular da ABCM em 1992. Em 2000, assumiu a denominação de CONEM, sendo realizado a cada 2 anos.

Para mais informações, acesse o site do evento.