Evento na UFPI debate avanços científicos das pesquisas brasileiras realizadas na Antártica

Imprimir
Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2022, 11h47

 

WhatsApp_Image_2022-11-17_at_10.57.23.jpeg

Entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro, o curso de Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizará o evento “Quando a Antártica encontra a caatinga: formando pesquisadores polares no Piauí”. Com abrangência nacional, o encontro será transdisciplinar, gratuito e vai ocorrer no auditório MAP-UFPI com transmissão no youtube. As inscrições podem ser realizadas através do link. 

O evento tem objetivo de debater os principais avanços científicos das pesquisas brasileiras realizadas na Antártica nas áreas de Arqueologia, Antropologia, Biologia, Fisiologia, Medicina, Psicologia, Geologia, Geografia, Geopolítica, Comunicação e outras. Serão discutidos assuntos como características naturais do continente (solo, paisagem, vida animal e vegetal), primeiros contatos humanos e ocupação atual. A ocasião também tem a finalidade de corroborar na construção de uma mentalidade Antártica no Piauí, descortinando um novo campo de atuação para estudantes do curso de Arqueologia da UFPI e áreas afins.

A programação conta com os principais pesquisadores polares integrantes de equipes brasileiras que desenvolvem investigação no Polo Sul. No primeiro dia de evento, a palestra de abertura fica por conta da professora Andrea Quirino Steiner (UFPE), que discutirá o tema “Geopolítica na Antártica: Porque o Brasil investe em pesquisas científicas no continente gelado?".

 

Confira a programação completa:

 

WhatsApp_Image_2022-11-17_at_10.57.23_1.jpeg

WhatsApp_Image_2022-11-17_at_10.57.23_2.jpeg