Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Evento na UFPI debate avanços científicos das pesquisas brasileiras realizadas na Antártica
Início do conteúdo da página

Evento na UFPI debate avanços científicos das pesquisas brasileiras realizadas na Antártica

Imprimir
Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2022, 11h47

 

WhatsApp_Image_2022-11-17_at_10.57.23.jpeg

Entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro, o curso de Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizará o evento “Quando a Antártica encontra a caatinga: formando pesquisadores polares no Piauí”. Com abrangência nacional, o encontro será transdisciplinar, gratuito e vai ocorrer no auditório MAP-UFPI com transmissão no youtube. As inscrições podem ser realizadas através do link. 

O evento tem objetivo de debater os principais avanços científicos das pesquisas brasileiras realizadas na Antártica nas áreas de Arqueologia, Antropologia, Biologia, Fisiologia, Medicina, Psicologia, Geologia, Geografia, Geopolítica, Comunicação e outras. Serão discutidos assuntos como características naturais do continente (solo, paisagem, vida animal e vegetal), primeiros contatos humanos e ocupação atual. A ocasião também tem a finalidade de corroborar na construção de uma mentalidade Antártica no Piauí, descortinando um novo campo de atuação para estudantes do curso de Arqueologia da UFPI e áreas afins.

A programação conta com os principais pesquisadores polares integrantes de equipes brasileiras que desenvolvem investigação no Polo Sul. No primeiro dia de evento, a palestra de abertura fica por conta da professora Andrea Quirino Steiner (UFPE), que discutirá o tema “Geopolítica na Antártica: Porque o Brasil investe em pesquisas científicas no continente gelado?".

 

Confira a programação completa:

 

WhatsApp_Image_2022-11-17_at_10.57.23_1.jpeg

WhatsApp_Image_2022-11-17_at_10.57.23_2.jpeg

Fim do conteúdo da página