Abertos IV Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SiUFPI)

Imprimir
Última atualização em Terça, 22 de Novembro de 2022, 16h39

DSC_0553.jpg

Mesa de honra na abertura do IV SIUFPI

Difundindo os benefícios da ciência na vida cotidiana e reconhecendo seu valor como critério norteador de políticas públicas, os Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI) foram iniciados nesta terça-feira (22). Com o tema “Despertar a ciência para as novas gerações”, o evento segue até o dia 1° de dezembro com uma rica programação que abrange a área da pesquisa e extensão na UFPI. Na ocasião, a mesa de abertura contou com a presença do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; o Vice-reitor Viriato Campelo e a Coordenadora-Geral do SIUFPI e Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deborah Dettmam.

Com o retorno do evento presencial, a solenidade de abertura ocorreu de forma híbrida no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí e também foi transmitido no canal da UFPI TV no YouTube. No primeiro ato, a camerata Professor Emmanuel Coelho Maciel foi um dos destaques. O grupo, composto por estudantes da UFPI com direção artística do professor Cássio Martins, iniciou com a apresentação de músicas brasileiras regionais e um pot-pourri de cinco peças do cantor Luiz Gonzaga.

IMG_0350_1.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Para o Reitor Gildásio Guedes, a realização de mais uma edição do evento representa uma conquista para a UFPI, principalmente no que se refere a expandir suas produções científicas para além dos muros da instituição. “Nossa Universidade reafirma o papel de produzir conhecimento pautado na imparcialidade e voltado para as questões que envolvem o cenário piauiense. Difundir o saber científico continuará sendo uma das mais importantes missões no processo de construção do conhecimento e formação de profissionais competentes para o nosso Piauí”. Gildásio ainda reforçou que o ensino, pesquisa, extensão, tecnologia e a internacionalização estão presentes na instituição com o intuito de propor estratégias inovadoras para a solução de problemas na sociedade brasileira.

DSC_0558.jpg

Coordenadora do SIUFPI e Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deborah Dettmam

Segundo a coordenadora do SIUFPI e Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deborah Dettmam, o IV SIUFPI será constituído por 7 comissões organizadoras e executivas, compostas por 58 docentes que avaliarão todos os trabalhos desenvolvidos no ano, que juntos somam cerca de 2 mil trabalhos, sendo premiados, no último dia de evento, aqueles que tiverem o melhor desempenho. A Pró-reitora aproveitou o momento para reforçar a responsabilidade de promover ciência. "A UFPI pretende desmistificar o saber científico, debater padrões e paradigmas do ensino da ciência, produzir tecnologias e estratégias inovadoras para solução de programas, além de contribuir para que a opinião pública perceba como a ciência é essencial para uma boa qualidade de vida”, afirmou.

O SIUFPI 2022 será formado por oito grandes seminários que acontecerão de forma simultânea. São eles: o XXXI Seminário de Iniciação Científica (SIC); o XIV Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SDTI); o XII Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX); a IX Mostra de Comunidades (MC); o III Seminário de Ensino de Graduação (SEG); o III Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos (SIPECT); o VI Ciclo de Palestras da Pós-Graduação (CP-PRPG); e o IX Seminário de Assistência Estudantil (SEMAE).

A programação do evento inclui ainda conferências, palestras, oficinas, minicursos e painéis, nos quais será possível conhecer trabalhos e projetos desenvolvidos por alunos e professores da graduação, pós-graduação e colégios técnicos.

Homenagem 

A sessão solene teve um momento de homenagem e entrega de placas aos parlamentares que de alguma forma contribuíram com o destino de recursos para o crescimento da Instituição e o incentivo ao ensino, pesquisa e extensão. Foram agraciados com a homenagem os deputados Fábio Abreu, Júlio César filho - representante do deputado Júlio Cesar, Jáder Vaz da Silva - representante do deputado Átila lira, Mauro Eduardo - secretário da Secretaria do Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência e representante da deputada Rejane Dias, Sádia Gonçalves de Castro - representante da deputada Margarete Coelho, além dos professores Samuel Pontes do Nascimento - presidente da FADEX e professor Antônio Cardoso Amaral – Presidente da FAPEPI e representante da Governadora Regina Sousa.

DSC_0620.jpg

Deputado Fábio Abreu durante fala representando os homenageados

Fábio Abreu, representando todos os agraciados, citou a oportunidade que os jovens têm de prosperar através dos trabalhos produzidos e apresentados em eventos como o SIUFPI. “Temos uma preocupação grande com a educação e pesquisa, principalmente no Estado do Piauí. Esses recursos são importantes para que as nossas universidades possam continuar seus trabalhos, principalmente voltados para a área de pesquisa. Nós precisamos proporcionar aos nossos jovens um apoio e estrutura adequada”, explicou.

Conferências de abertura do SIUFPI 2022

Detalhando o tema “Despertar a Ciência para as Novas Gerações”, o professor Daniel Fonseca Lavouras, diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, foi o primeiro conferencista da programação.

DSC_0635.jpg

Diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, Daniel Fonseca Lavouras

Em sua fala, Daniel explicou a importância do comprometimento dos órgãos e secretarias para qualificação de pessoas que perpetuem a ciência e tecnologia no país. Além disso, o conferencista citou que cuidar do futuro, através de mostras e feiras científicas, olimpíadas do conhecimento, é impulsionar o saber científico. “O despertar da Ciência é mostrar para o cidadão comum que o conhecimento é capaz de estimular as crianças para a sua vocação".

O professor complementou frisando que os centros de ensino superior precisam ser protagonistas na ciência e dar valor para seminários como os apresentados no SIUFPI. “Queremos que as crianças continuem sonhando e cresçam com a idealização de protagonizar a profissão dos sonhos. A promoção da ciência desde é decisiva para o protagonismo do país e do Piauí”, completou.

DSC_0646.jpg

Coordenadora de Programas Acadêmicos do CNPq, Lucimar Batista de Almeida

Ainda durante a abertura, o evento recebeu a conferencista Lucimar Batista de Almeida, Coordenadora de Programas Acadêmicos do CNPq, que trouxe em sua palestra o tema “A contribuição da iniciação científica para a formação acadêmica e profissional do aluno”. A coordenadora enfatizou a satisfação de participar da programação da 4ª edição dos SIUFPI e destacou o papel da ciência no âmbito da Universidade: “Considero muito oportuno esse momento, ter a iniciação científica dentro dos Seminários Integrados da UFPI. Falar sobre isso é pensar em introduzir o aluno no mundo da pesquisa científica, além de oportunizar a universidade um instrumento para que sejam formuladas políticas de pesquisa”, explicou. 

Em sua apresentação a coordenadora trouxe uma linha histórica do percurso da iniciação científica, desde o seu surgimento, até aqui, assim como a forma que ela ocorre hoje. Na oportunidade foi enfatizado o papel da iniciação científica, como uma modalidade de pesquisa acadêmica que abrange três pontos cruciais da Universidade: o aluno, orientador e a instituição. 

Estiveram presentes na Solenidade de Abertura do IV SIUFPI Evangelina Sousa, Pró-reitora de Administração; Professora Ana Beatriz, Pró-Reitora de Ensino de Graduação; Professor Luiz de Sousa Santos Júnior, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação; Professor Luís Carlos Sales, Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento; Professora Regilda Moreira-Araújo, Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação; além dos convidados Zózimo Tavares, presidente da Academia Piauiense de Letras; Leandro Cardoso Lages, Diretor Presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem da OAB-PI; Professor Rauirys, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UESPI e representante do Reitor da UESPI; Reinado Ximenes, Secretário Executivo de Ensino e representante do Prefeito de Teresina José Pessoa Leal.

Acesse mais fotos da abertura do IV SiUFPI aqui.