Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertos IV Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SiUFPI)
Início do conteúdo da página

Abertos IV Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SiUFPI)

Imprimir
Última atualização em Terça, 22 de Novembro de 2022, 16h39

DSC_0553.jpg

Mesa de honra na abertura do IV SIUFPI

Difundindo os benefícios da ciência na vida cotidiana e reconhecendo seu valor como critério norteador de políticas públicas, os Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI) foram iniciados nesta terça-feira (22). Com o tema “Despertar a ciência para as novas gerações”, o evento segue até o dia 1° de dezembro com uma rica programação que abrange a área da pesquisa e extensão na UFPI. Na ocasião, a mesa de abertura contou com a presença do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; o Vice-reitor Viriato Campelo e a Coordenadora-Geral do SIUFPI e Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deborah Dettmam.

Com o retorno do evento presencial, a solenidade de abertura ocorreu de forma híbrida no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí e também foi transmitido no canal da UFPI TV no YouTube. No primeiro ato, a camerata Professor Emmanuel Coelho Maciel foi um dos destaques. O grupo, composto por estudantes da UFPI com direção artística do professor Cássio Martins, iniciou com a apresentação de músicas brasileiras regionais e um pot-pourri de cinco peças do cantor Luiz Gonzaga.

IMG_0350_1.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Para o Reitor Gildásio Guedes, a realização de mais uma edição do evento representa uma conquista para a UFPI, principalmente no que se refere a expandir suas produções científicas para além dos muros da instituição. “Nossa Universidade reafirma o papel de produzir conhecimento pautado na imparcialidade e voltado para as questões que envolvem o cenário piauiense. Difundir o saber científico continuará sendo uma das mais importantes missões no processo de construção do conhecimento e formação de profissionais competentes para o nosso Piauí”. Gildásio ainda reforçou que o ensino, pesquisa, extensão, tecnologia e a internacionalização estão presentes na instituição com o intuito de propor estratégias inovadoras para a solução de problemas na sociedade brasileira.

DSC_0558.jpg

Coordenadora do SIUFPI e Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deborah Dettmam

Segundo a coordenadora do SIUFPI e Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deborah Dettmam, o IV SIUFPI será constituído por 7 comissões organizadoras e executivas, compostas por 58 docentes que avaliarão todos os trabalhos desenvolvidos no ano, que juntos somam cerca de 2 mil trabalhos, sendo premiados, no último dia de evento, aqueles que tiverem o melhor desempenho. A Pró-reitora aproveitou o momento para reforçar a responsabilidade de promover ciência. "A UFPI pretende desmistificar o saber científico, debater padrões e paradigmas do ensino da ciência, produzir tecnologias e estratégias inovadoras para solução de programas, além de contribuir para que a opinião pública perceba como a ciência é essencial para uma boa qualidade de vida”, afirmou.

O SIUFPI 2022 será formado por oito grandes seminários que acontecerão de forma simultânea. São eles: o XXXI Seminário de Iniciação Científica (SIC); o XIV Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SDTI); o XII Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX); a IX Mostra de Comunidades (MC); o III Seminário de Ensino de Graduação (SEG); o III Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos (SIPECT); o VI Ciclo de Palestras da Pós-Graduação (CP-PRPG); e o IX Seminário de Assistência Estudantil (SEMAE).

A programação do evento inclui ainda conferências, palestras, oficinas, minicursos e painéis, nos quais será possível conhecer trabalhos e projetos desenvolvidos por alunos e professores da graduação, pós-graduação e colégios técnicos.

Homenagem 

A sessão solene teve um momento de homenagem e entrega de placas aos parlamentares que de alguma forma contribuíram com o destino de recursos para o crescimento da Instituição e o incentivo ao ensino, pesquisa e extensão. Foram agraciados com a homenagem os deputados Fábio Abreu, Júlio César filho - representante do deputado Júlio Cesar, Jáder Vaz da Silva - representante do deputado Átila lira, Mauro Eduardo - secretário da Secretaria do Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência e representante da deputada Rejane Dias, Sádia Gonçalves de Castro - representante da deputada Margarete Coelho, além dos professores Samuel Pontes do Nascimento - presidente da FADEX e professor Antônio Cardoso Amaral – Presidente da FAPEPI e representante da Governadora Regina Sousa.

DSC_0620.jpg

Deputado Fábio Abreu durante fala representando os homenageados

Fábio Abreu, representando todos os agraciados, citou a oportunidade que os jovens têm de prosperar através dos trabalhos produzidos e apresentados em eventos como o SIUFPI. “Temos uma preocupação grande com a educação e pesquisa, principalmente no Estado do Piauí. Esses recursos são importantes para que as nossas universidades possam continuar seus trabalhos, principalmente voltados para a área de pesquisa. Nós precisamos proporcionar aos nossos jovens um apoio e estrutura adequada”, explicou.

Conferências de abertura do SIUFPI 2022

Detalhando o tema “Despertar a Ciência para as Novas Gerações”, o professor Daniel Fonseca Lavouras, diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, foi o primeiro conferencista da programação.

DSC_0635.jpg

Diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, Daniel Fonseca Lavouras

Em sua fala, Daniel explicou a importância do comprometimento dos órgãos e secretarias para qualificação de pessoas que perpetuem a ciência e tecnologia no país. Além disso, o conferencista citou que cuidar do futuro, através de mostras e feiras científicas, olimpíadas do conhecimento, é impulsionar o saber científico. “O despertar da Ciência é mostrar para o cidadão comum que o conhecimento é capaz de estimular as crianças para a sua vocação".

O professor complementou frisando que os centros de ensino superior precisam ser protagonistas na ciência e dar valor para seminários como os apresentados no SIUFPI. “Queremos que as crianças continuem sonhando e cresçam com a idealização de protagonizar a profissão dos sonhos. A promoção da ciência desde é decisiva para o protagonismo do país e do Piauí”, completou.

DSC_0646.jpg

Coordenadora de Programas Acadêmicos do CNPq, Lucimar Batista de Almeida

Ainda durante a abertura, o evento recebeu a conferencista Lucimar Batista de Almeida, Coordenadora de Programas Acadêmicos do CNPq, que trouxe em sua palestra o tema “A contribuição da iniciação científica para a formação acadêmica e profissional do aluno”. A coordenadora enfatizou a satisfação de participar da programação da 4ª edição dos SIUFPI e destacou o papel da ciência no âmbito da Universidade: “Considero muito oportuno esse momento, ter a iniciação científica dentro dos Seminários Integrados da UFPI. Falar sobre isso é pensar em introduzir o aluno no mundo da pesquisa científica, além de oportunizar a universidade um instrumento para que sejam formuladas políticas de pesquisa”, explicou. 

Em sua apresentação a coordenadora trouxe uma linha histórica do percurso da iniciação científica, desde o seu surgimento, até aqui, assim como a forma que ela ocorre hoje. Na oportunidade foi enfatizado o papel da iniciação científica, como uma modalidade de pesquisa acadêmica que abrange três pontos cruciais da Universidade: o aluno, orientador e a instituição. 

Estiveram presentes na Solenidade de Abertura do IV SIUFPI Evangelina Sousa, Pró-reitora de Administração; Professora Ana Beatriz, Pró-Reitora de Ensino de Graduação; Professor Luiz de Sousa Santos Júnior, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação; Professor Luís Carlos Sales, Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento; Professora Regilda Moreira-Araújo, Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação; além dos convidados Zózimo Tavares, presidente da Academia Piauiense de Letras; Leandro Cardoso Lages, Diretor Presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem da OAB-PI; Professor Rauirys, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UESPI e representante do Reitor da UESPI; Reinado Ximenes, Secretário Executivo de Ensino e representante do Prefeito de Teresina José Pessoa Leal.

Acesse mais fotos da abertura do IV SiUFPI aqui.

Fim do conteúdo da página