Curso Mapa de Evidências finaliza ciclo de encontro via plataforma virtual

Imprimir
Última atualização em Quinta, 23 de Julho de 2020, 15h06

Aconteceu na última terça-feira (21), a quinta aula do “Curso Mapa de Evidências”. O evento é uma parceria entre a Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Piauí (UNASUS/UFPI), por meio do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher e Centro de Inteligência de Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciadas (CIATEN). 

WhatsApp Image 2020 07 23 at 15.01.3820200723150331

Na última aula do curso, a facilitadora Veronica Abdala realizou via plataforma virtual alguns esclarecimentos de dúvidas em relação a caracterização dos Estudos de Evidência, sistematização das intervenções em matriz e revisão das intervenções e resultados de acordo com a matriz. 

"O propósito é revisar a matriz de interveção, os resultados e defechos que completa a caracterização dos estudos. A partir da caracterização que é gerado o mapa".

Segundo Abdala, a caracterização dos estudos de revisão selecionados é dividida em identificar as intervenções e os desfechos; elaborar a matriz interventions x outcomes e distribuir os estudos de revisão na matriz.  “A análise dos estudos é fundamental para a elaboração da matriz interventions x outcomes, além do conhecimento do pesquisador”, explica. 

O curso concluiu os cinco encontros on-line  e deixou aos participantes o aprendizado de que toda evidência possível deve ser analisada a nível mundial.