Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Dissertações
Início do conteúdo da página

Dissertações

Imprimir
Publicado: Terça, 09 de Maio de 2017, 09h29

Dissertações Defendidas

Defesas realizadas a partir de 2010

Defesas realizadas de 1995 até 2009


Resumos das Dissertações

2019

2018
2017
2016
2015

2014
2013
2012

2011
2010
2009
2008
2007
2006

2005
1995 a 2004

Dissertações Completas

 01. ENTRE TÊNIS E CADARÇOS – A LITERATURA INFANTIL AFRODESCENDENTE: O QUE ENSINA O MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO? (15.02.2019)

Autora: EMANUELLA GEOVANA MAGALHÃES DE SOUZA [baixar]

 

02. LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA: USOS ELABORADOS/REELABORADOS? (29.02.2019)

Autora: FRANCISCO MARCOS PEREIRA SOARES [baixar]

 

03. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS DA REFLEXÃO (20.02.2019)

Autora: ADALVANIRA SILVA BATISTA MACEDO [baixar]

 

04. RETALHOS DO SER JOVEM EM MEIO A HETERONORMATIVIDADE: EXPERIÊNCIAS JUVENIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA (20.02.2019)

Autora: SAMARA LAYSE DA ROCHA COSTA [baixar]

 

05. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS (21.02.2019)

Autora: NEIDE NAIRA PAZ LEMOS [baixar]

 

06. APRENDER COM A DIVERSIDADE: NARRATIVAS DE UM CORPO PARA ALÉM DA SALA DE AULA (21.02.2019)

Autora: KÁCIO DOS SANTOS SILVA [baixar]

 

07. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: UM ESTUDO COM PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (22.02.2019)

Autora: ZILDA TIZZIANA SANTOS ARAÚJO [baixar]

 

08. RESISTÊNCIAS DE MULHERES AFRODESCENDENTES ORGANIZADAS: O QUE ENSINAMOS E APRENDEMOS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES? (25.02.2019)

Autora: ILANNA BRENDA MENDES BATISTA [baixar]

 

09. TRAJETÓRIA FORMATIVA DO PROFESSOR DE FRANCÊS DA UFPI: SENTIDOS E SIGNIFICADOS EM UMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA (25.02.2019)

Autora: SMAEL MAICON DE SOUSA LIMA [baixar]

 

10. O QUE SE TRANSCRIA NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA COM ALEGRIA: LUGARES, EXPERIÊNCIAS E SABERES DE JOVENS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (25.02.2019)

Autora: MAYARA DANYELLE RODRIGUES DE OLIVEIRA [baixar]

 

11. INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PLANO DE ESTUDO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DOS COCAIS (EFA COCAIS/PI)(26.02.2019)

Autora: MARIA RAQUEL BARROS LIMA [baixar]

 

12. EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO: A PRÁTICA EDUCATIVA DA ECOESCOLA THOMAS A KEMPIS EM PEDRO II – PIAUÍ(27.02.2019)

Autora: PATRÍCIA DA CONCEIÇÃO LIMA TORRES [baixar]

 

13. FORMAÇÃO CONTINUADA DE MONITORES DE EFAS E A PRÁTICA DOCENTE: TRAVESSIA E EXPERIÊNCIAS NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA (28.02.2019)

Autora: LUANA VIEIRA DE SOUSA [baixar]

 

14. ENTRE SALAS, LIVROS E JARDINS: PRODUÇÃO INTELECTUAL E TRAJETÓRIA DA PROFESSORA CONCEIÇÃO CARVALHO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (1974-1995)(28.02.2019)

Autora: RAIMUNDO NONATO DE SOUSA NETO [baixar]

 

15. A Política de Inclusão Escolar para o aluno surdo na perspectiva do Tradutor e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa (20.03.2019)

Autora: ANA CRISTINA DE ASSUNÇÃO XAVIER FERREIRA [baixar]

 

16. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA (14.06.2019)

Autora: SARA CAVALCANTI SOUZA [baixar]

 

16. O Perfil Formativo de Professores da Educação Infantil: compatibilidade entre a formação e a exigência da função docente. (01.07.2019)

Autora: SANDRA REGINA DE MORAIS CUNHA RODRIGUES [baixar]

 

17. A POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR PARA O ALUNO SURDO NA PERSPECTIVA DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA (02.07.2019)

Autora: ANA CRISTINA DE ASSUNÇÃO XAVIER FERREIRA [baixar]

 

18. A MUNICIPALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA DE TERESINA: História, Educação e Memória (1996-2007)(03.07.2019)

Autora: PEDRO THIAGO COSTA MELO [baixar]

 

01. ESTÁGIO SUPERVISIONADO: contribuições para a construção da profissão docente em Artes Visuais (06.02.2018)

Autora: NUBIA SUELY CANEJO SAMPAIO [baixar]

 

02. O PROFESSOR INICIANTE, EGRESSO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E O SEU FAZER PROFISSIONAL NA ESCOLA (20.02.2018)

Autora: JUCYELLE DA SILVA SOUSA [baixar]

 

03. AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: contributos da ANA para a prática pedagógica no ciclo de alfabetização da rede municipal de ensino (21.02.2018)

Autora: KELLY DANIELE SANTOS SILVA BRITO [baixar]

 

04. FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E PARA A PRÁTICA ALFABETIZADORA (23.02.2018)

Autora: LAURILENE CARDOSO DA SILVA LOPES [baixar]

 

05. A EDUCAÇÃO PIAUIENSE NAS FONTES LITERÁRIAS: do professor leigo ao professor normalista (1910 a 1930) (23.02.2018)

Autora: MARTA SUSANY MOURA CARVALHO [baixar]

 

06. AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO PRIMÁRIO NO MEIO RURAL PIAUIENSE (1964-1983)  (27.02.2018)

Autora: ENAYDE FERNANDES SILVA [baixar]

 

07.  ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL NA DEFESA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO PIAUÍ (28.02.2018)

Autor: EMERSON DE SOUZA FARIAS [baixar]

 

08.  O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA NO ÂMBITO DO PROGRAMA ALFA E BETO (28.02.2018)

Autora: CRISTIANE RÊGO DOS ANJOS [baixar]

 

09. “SERÁ QUE EU QUERO MESMO SER PROFESSORA?”: SIGNIFICAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR (28.02.2018)

Autora: LUANA LIMA FONSECA COUTO [baixar]

 

10. CORPOS QUE FALAM, MÃOS QUE CRIAM: O APRENDER ENTRE JOVENS SURDOS E OUVINTES DO CURSO DE LETRAS LIBRAS DA UFPI (20.08.2018)

Autora: NATÁLIA DE ALMEIDA SIMEÃO [baixar]

 

11. MODELO DIR/FLOORTIME: BASES TEÓRICAS PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL (21.08.2018)

Autora: ANDERSON RUBEM GUIMARÃES LEAL [baixar]

 

12. DOCÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTRATÉGIAS DE ENSINO (28.08.2018)

Autora: MARÍLIA PEREIRA LIMA [baixar]

 

13. "A ESCOLA" EM MANCHETE: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE CODOENSE (1916 - 1920) (03.09.2018)

Autora: MARIA ALDA PINTOS SOARES [baixar]

 

14. PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS (07.11.2018)

Autor: TIAGO PEREIRA GOMES [baixar]

 

15. GRUPO ESCOLAR PADRE DELFINO (1958-2016) – HISTÓRIA E MEMÓRIA (12.12.2018)

Autora: ELISÂNGELA MARIA SILVA [baixar]

 

16. CAMINHOS DA PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA: POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE ALFABETIZADORAS INICIANTES E EXPERIENTES (18.12.2018)

Autora: ROSANNE PEREIRA DE SOUSA CORREIA [baixar]

 

17. APRENDIZAGENS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS E ESCRITAS DE SI (20.12.2018)

Autora: KELLY KARINE SOUSA RODRIGUES FIGUEIREDO [baixar]

 

01. A EXPERIÊNCIA DA CASA DE ZABELÊ EM TERESINA-PI (17.01.2017)

Autora: LEYLLANE DHARC CHAVES CARVALHO DOS SANTOS [baixar]

 02. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS APRENDIZAGENS DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA (23.01.2017)

Autora: LUANA MARIA GOMES DE ALENCAR [baixar]

 

03. A ESCOLA SACUDIDA EM SUAS BASES: SIGNIFICAÇÕES PRODUZIDAS PELO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR ACERCA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NEEs (20.02.2017)

Autora: DENISE MARTINS DA COSTA E SILVA [baixar]

 

04.  DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: dilemas da prática pedagógica do professor bacharel em ciências contábeis da UFPI/Teresina (21.02.2017)

Autora: MARLENE OLIVEIRA SOARES PORTELA [baixar]

 

05.  DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: dilemas da prática pedagógica do professor bacharel em ciências contábeis da UFPI/Teresina (22.02.2017)

Autor: CARLOS JOSÉ DE SOUSA CARNEIRO [baixar]

 

06.  EDUCAÇÃO DO CAMPO: contributos da prática educativa para construção da identidade camponesa dos educandos/as (23.02.2017)

Autora: MARIA SUELEUDA PEREIRA DA SILVA [baixar]

 

07.  IMPOR, ORGANIZAR, VELAR, CUMPRIR E DIRIGIR: a direção escolar no ensino primário piauiense (1910-1947) (23.02.2017)

Autora: MARIANE VIEIRA DA SILVA [baixar]

 

08.  GINÁSIO PARNAIBANO: história e memória (1927-1959) (23.02.2017)

Autora: JULIANA BRONDANI DA COSTA [baixar]

 

09.  O CURRÍCULO COMO ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES (24.02.2017)

Autora: MARINA MARCOS COSTA [baixar]

 

10.  O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL NO PIAUÍ (10.03.2017)

Autora: VALQUIRA MACÊDO CANTUÁRIO [baixar]

 

11. SABERES CONSTRUÍDOS E MOBILIZADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (20.03.2017)   

Autora: KEYLA CRISTINA DA SILVA MACHADO [baixar]

 

12.  PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL  (29.06.2017)

Autora: CELENE VIEIRA GOMES [baixar]

 

13.  ENTRE LETRAS E CANTOS: Educação, História e Memória Cultural de Ilha Grande do Piauí na literatura Griô de Sé Santana (1970-2015) (28.08.2017)

Auro: JOSÉ MARCELO COSTA DOS SANTOS [baixar]

 

14. FORMAÇÃO CONTINUADA: contributos para a prática educativa dos coordenadores pedagógicos no contexto escolar  (08.11.2017)

Autora: MARIA DO DESTERRO MELO DA ROCHA NOGUEIRA BARROS [baixar]

 

15. EXPANSÃO DA ESCOLARIZAÇÃO PRIMÁRIA PÚBLICA PIAUIENSE (1900-1946)  (15.12.2017)

Autora: CAMILA OLIVEIRA NEVES [baixar]

 

16. PROFISSÃO DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE O PROFESSOR INICIANTE E A APRENDIZAGEM DA CULTURA ESCOLAR (18.12.2017)

Autor: CARLOS ALBERTO LIMA DE OLIVEIRA PÁDUA [baixar]

 

01. ’MANOBRAS’ EDUCATIVAS: sociopoetizando o aprender em movimento com skatistas do litoral do Piauí (19.02.2016)
Autora: KRÍCIA DE SOUSA SILVA [baixar]


02. O DIAGNÓSTICO E A ESCOLARIZAÇÃO: OS SENTIDOS SUBJETIVOS CONSTITUÍDOS POR MÃES DE ALUNOS COM AUTISMO (22.02.2016)
Autora: DEBORAH LAURIANE DA SILVA SOUSA [baixar]


03. ENTRE VERSOS E VIOLAS: história e memória do Projeto Cordel nas escolas (1990-2007) (23.02.2016)
Autora: AMANDA RIBEIRO DA SILVA [baixar]


04. O ENSINO PRIMÁRIO PIAUIENSE NOS ANOS DE 1930 A 1940: o currículo como fonte de renovação da instituição pública (24.02.2016)
Autora: VILMARA DA SILVA [baixar]


05. O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: narratividade de crianças (24.02.2016)
Autora: ANA LUIZA FLORIANO DE MOURA [baixar]


06. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: interfaces com a prática docente (25.02.2016)
Autora: FRANCISCA JELMA DA CRUZ SOUSA [baixar]


07. FORMAÇÃO CONTINUADA: a escola de ensino fundamental como espaço e tempo de produção de saberes e aprendizagens compartilhadas (25.02.2016)
Autora: HAÊDE GOMES SILVA [baixar]


08. A REFLEXÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: dos desafios e das possibilidades (25.02.2016)
Autora: ERINEIDE CUNHA DE SOUSA [baixar]


09. O PRONATEC NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: da dualidade estrutural à mercantilização da qualificação profissional (26.02.2016)
Autora: MARIA LUZIRENE OLIVEIRA DO NASCIMENTO [baixar]


10. OS SABERES E FAZERES DA PRÁTICA DO GESTOR: desafios para construção da gestão democrática na escola pública (26.02.2016)
Autora: KELY-ANEE DE OLIVEIRA NASCIMENTO [baixar]


11. A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSORALIDADE DO BACHAREL DOCENTE: o aprender a ensinar na educação superior (26.02.2016)
Autor: LUIZ EDUARDO DAS NEVES SILVA [baixar]


12. LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS: dilemas vivenciados no processo de formação inicial e a constituição do ser professor (26.02.2016)
Autora: CARLA TERESA DA COSTA PEDROSA [baixar]


13. ARTICULAÇÃO ENSINO E PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE: experiências e sentidos dos professores nas licenciaturas do Instituto Federal do Piauí (26.02.2016)
Autora: ROSIMEYRE VIEIRA DA SILVA [baixar]


14. A RACIONALIDADE PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E SUA INTERFACE COM O CURRICULO (27.02.2016)
Autora: ANNE CAROLINE SOARES DOURADO [baixar]


15. ARTICULAÇÃO ENSINO E PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE: experiências e sentidos dos professores nas licenciaturas do Instituto Federal do Piauí (29.02.2016)
Autor: LUCIVANDO RIBEIRO MARTINS [baixar]


16. ARTICULAÇÃO ENSINO E PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE: experiências e sentidos dos professores nas licenciaturas do Instituto Federal do Piauí (29.02.2016)
Autora: CARLA DAIANE ALENCAR MENDES [baixar]


17. EXPERIÊNCIAS DE RACISMO VIVENCIADAS POR TRÊS PROFESSORES AFRODESCENDENTES (27.04.2016)
Autor: CLÁUDIO JOSÉ ARAÚJO SILVA [baixar]


18. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR PARTILHADAS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (20.06.2016)
Autor: JOSÉ FERREIRA DA SILVA JÚNIOR [baixar]


19. SIGNIFICADOS E SENTIDOS CONSTITUÍDOS POR PROFESSORES SOBRE O APRENDER A ENSINAR E QUE MEDEIAM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA (24.06.2016)
Autora: SUELI MARIA DE SOUSA [baixar]


20. CAMINHO DAS PEDRAS EM ESPIRAL: mosaico dos significados e sentidos de ensinar artes visuais (25.06.2016)
Autora: ROSALINA DE SOUZA ROCHA DA SILVA [baixar]


21.  O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E O PROGRAMA NACIONAL DE ENSINO TÉCNICO E EMPREGO EM TERESINA-PIAUÍ: contribuem para a autonomia de mulheres do bairro Santo Antonio? (12.07.2016)
Autora: LISIANY DANTAS LOPES TEIXEIRA [baixar]


22.  PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES (28.07.2016)
Autora: EDILMA MENDES RODRIGUES GONÇALVES [baixar]


23.  DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS JOVENS DE 15 A 17 ANOS: desafios da prática docente na escola de tempo integral (28.07.2016)
Autora: RAQUEL MARIA DA CONCEIÇÃO MARQUES [baixar]


24.  TRAVESSIA COLABORATIVA: os significados e sentidos de docência e sua relação com as necessidade formativas dos professores do IFMA-Campus Caxias (29.07.2016)
Autora: JOSIANE SOUSA COSTA DE OLIVEIRA [baixar]


25.  VOZES AFRODESCENTES: o que contam alguns(mas) estudantes da UFPI sobre seus encontros memoráveis com programas de ações afirmativas? (03.08.2016)
Autora: ELISIENE BORGES LEAL [baixar]


26.  ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE ALDEIAS ALTAS, ESTADO DO MARANHÃO (03.08.2016)
Autora: SILVIA MARIA OLIVEIRA DE SOUZA [baixar]


27.  RELAÇÕES RACIAIS E DISCRIMINAÇÃO NA ESCOLA: uma prática educativa emancipatória em construção? (04.08.2016)
Autora: VÂNIA SEBASTIANA MACÊDO DE OLIVEIRA [baixar]

28. PLANEJAMENTO DE ENSINO E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE: necessidades produzidas por professores nos anos finais do ensino fundamental de uma escola particular de Parnaíba-PI (30.08.2016)
Autora: MÁRCIA RIBEIRO SILVA FERNANDES [baixar]


29. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: entrelaces com a prática pedagógica (29.09.2016)
Autor: DEYVIS DOS SANTOS COSTA DE CASTRO [baixar]


30.  REMUNERAÇÃO E CARREIRA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O IMPACTO DA LEI DO PISO NA REDE ESTADUAL DO PIAUÍ NO PERÍODO DE 2008 A 2014 (27.10.2016)
Autora: MARINA GLEIKA FELIPE SOARES [baixar]


31.  PRÁTICA DOCENTE EXITOSA COMO CONTEXTO SEMÂNTICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: INTERFACES ENTRE O SABER TÉCNICO E O SABER PEDAGÓGICO (11.11.2016)
Autora: MARIA RITA BARBOSA DE SOUSA [baixar]

32. O ENSINO PRIMÁRIO NOTURNO NAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO PIAUÍ (1871-1933) (06.12.2016)
Autora: CLEIDIANE DE CARVALHO PEREIRA [baixar]

33. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO CEAD/UFPI (22.12.2016)
Autora: ÁGATA LAISA LAREMBERG ALVES CAVALCANTI [baixar]

1. CONCEPÇÕES DO ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO ACERCA DA SUA ATUAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA (16.01.2015)
AUTORA: MARIA VALDICELSIA SOARES LEAL [baixar]


2. O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS: significações que medeiam a constituição da identidade do professor homem (24.02.2015)
AUTORA: LUCÉLIA COSTA ARAÚJO [baixar]


3. “(ENTRE)OLHARES, VIVÊNCIAS E SENTIDOS DE DOCÊNCIA: caminhos construídos por professoras-estudantes do curso de Pedagogia-UFPI no âmbino do PARFOR (25.02.2015)
AUTORA: ADRIANA LIMA MONTEIRO [baixar]


4. O ANTES E O DEPOIS DA ATIVIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM (25.02.2015)
AUTORA: MARIA DE NAZARETH FERNANDES [baixar


5.  HISTÓRIA E MEMÓRIA DO COTIDIANO ESCOLAR: lembranças literárias de escola (1867-1920) (26.02.2015)
AUTORA: MARIA SOLANGE ROCHA DA SILVA [baixar


6. CONFETOS DE BARRO SOBRE EDUCAR PELOS SOCIOEDUCADORES DO CENTRO EDUCACIONAL DE INTERNAÇÃO PROVISÓRIA DE TERESINA-PI (26.02.2015)
AUTORA: ANA MARIA CORTEZ DE CASTRO [baixar]


7. O DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: histórias de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (27.02.2015)
AUTORA: MARIA DO SOCORRO BRITO DE OLIVEIRA [baixar]
           


8. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E PRÁTICAS AVALIATIVAS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: revendo mitos, ritos, realidades (27.02.201)
AUTOR: FRANCISCO DAS CHAGAS ALVES RODRIGUES [baixar]


9. ENSINO DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: currículo e prática pedagógica (27.02.2015)
AUTORA: MARIA NORANEIDE RODRIGUES DO NASCIMENTO [baixar]


10.  A PRÁTICA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO No CONTEXTO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: desafios da educação integral integrada (27.02.2015)
AUTORA: ANTONIA FLÁVIA MORAES DA COSTA [baixar]


11. A POLITICA DO TRANSPORTE ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TERESINA (27.02.2015)
AUTORA: ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA [baixar]


12. CONSTITUIÇÕES DE FEMINILIDADES DE PROFESSORAS AFRODESCENDENTES ‘ENTRE CONTEXTOS’ DE SÃO JOÃO DO PIAUÍ (27.02.2015)
AUTORA: ADRIANA DE SOUSA [baixar]


13. EDUCAÇÃO.COM TECNOLOGIA: conectando a dimensão subjetiva do trabalho docente mediado pelas TIC’s (28.02.2015)
AUTORA: FRANCISCO ANTONIO MACHADO ARAUJO [baixar]

14. O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL A PARTIR DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM TERESINA – PI (10.08.2015)
AUTORA: ADRIANA FERREIRA DE SOUSA [baixar]

15. ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO E NO CAMPO EM CLASSES MULTISSERIADAS: REGISTROS SOBRE PRÁTICAS (21.08.2015)
AUTORA: ROSIMAR DA SILVA FEITOSA SOARES COSTA [baixar]

16. JOVENS BAILARINAS DE VAZANTINHA: conceitos de corpo nos entrelaces afroancestrais da dança na educação (31.08.2015)
AUTORA: MARIA DO LIVRAMENTO DA SILVA MACHADO [baixar]


17. A PRÁTICA DOCENTE DOS ALUNOS MESTRES DE BIOLOGIA: saberes mobilizados no estágio supervisionado (29.09.2015)
AUTORA: NILDA MASCIEL NEIVA GONÇALVES  [baixar]


18. A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS EM INTERFACE COM A PRÁTICA DOCENTE (30.09.2015)
AUTOR: CAIO VELOSO [baixar]


19.  FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: currículo e prática pedagógica (07.11.2015)
AUTORA: MARCOELIS PESSOA DE CARVALHO MOURA [baixar]


20. A MOBILIZAÇÃO E A AQUISIÇÃO DE SABERES POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO VIVENCIAREM EXPERIÊNCIAS COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS (16.12.2015)
AUTORA: NALDIA PAULA COSTA DOS SANTOS [baixar]


21. FORMAÇÃO CONTIUADA DE PROFESSORES NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC: do texto ao contexto (18.12.2015)
AUTORA: CLÁUDIA FIGUEIREDO DUARTE VIEIRA [baixar]

01. O PROFESSOR BACHAREL EM DIREITO: investigando o desenvolvimento profissional docente
AUTORA: ELIANA FREIRE DO NASCIMENTO [baixar]


02. OS USOS DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
AUTORA: KEYLLA REJANE ALMEIDA MELO [baixar]


03. A ETNOMATEMÁTICA APLICADA A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS DO PIAUÍ
AUTORA: CLÁUDIA LÚCIA ALVES [baixar]


04. PRÁTICAS AVALIATIVAS DINÂMICAS: sentidos e significados compartilhados com professores de Direito
AUTORA: SUÊNYA MARLEY MOURÃO BATISTA [baixar]


05. JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA DE TERESINA: história e memória
AUTORA: VILMA DA SILVA MESQUITA ABREU [baixar]


06. OS ACORDES DAS RELAÇÕES DE GÊNERO ENTRE INTEGRANTES DA ORQUESTRA JOVEM DA ESCOLA PADRE LUÍS DE CASTRO BRASILEIRO EM UNIÃO-PIAUÍ (2010-2012)
AUTORA: MARIA DOLORES DOS SANTOS VIEIRA [baixar]


07. JUVENTUDES DA PERIFERIA E EDUCAÇÃO DE PAZ: ações educativas do movimento pela paz na periferia (MP3) no processo de implantação de políticas públicas (2000-2013)
AUTORA: MARIA DO SOCORRO PEREIRA DA SILVA [baixar]


08. O PROFESSOR DE INGLÊS E SEU PERCURSO FORMATIVO: saberes e desenvolvimento profissional
AUTORA: JOSÉ LUIZ MEIRELES DA SILVA [baixar]


09. (RE)ESCREVENDO A FORMAÇÃO: autobiografização de pedagogos egressos da UFPI
AUTORA: ALINE ASSUNÇÃO TRANQUEIRA [baixar]


10. AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: contributos para a organização curricular e pedagógica
AUTORA: JOSELINA FERREIRA ARAÚJO [baixar]


11. SOCIOPOETIZANDO A FILOSOFIA DE JOVENS SOBRE AS VIOLÊNCIAS E A RELAÇÃO COM A CONVIVÊNCIA NA ESCOLA, EM TERESINA-PI
AUTORA: VANESSA NUNES DOS SANTOS [baixar]


12. PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS NATURAIS: a abordagem do eixo temático recursos tecnológicos nos anos iniciais do ensino fundamental
AUTORA: ROSANE CARVALHO LEITE [baixar]


13. JUVENTUDES E CULTURA DE PAZ: a educação musical no enfrentamento das violências na unidade escolar ‘Lourival Parente’
AUTORA: CLAUDILENE SANTOS DE LIMA  [baixar]


14. PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA: sentidos e significados produzidos em colaboração
AUTORA: FABRÍCIA DA SILVA MACHADO [baixar]


15. RELAÇÕES SOCIAIS NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ALTOS, PIAUÍ: um estudo da realidade com alunas/alunos afrodescendentes e as professoras
AUTORA: ANTONIA REGINA DOS SANTOS ABREU [baixar]


16. MEMÓRIAS DE PROFESSORAS PIAUIENSES: itinerários escolares e experiências docentes (1940-1970)
AUTOR: FRANCISCO GOMES VILANOVA [baixar]


17. CUSTO ALUNO/ANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA-PI, NO ANO DE 2012
AUTORA: ANTONIA MELO DE SOUSA [baixar]


18. DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL À PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA: reelaboração de saberes docentes
AUTORA: FRANCISCA MARIA DA CUNHA DE SOUSA [baixar]  


19. A POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA-PI (1996-2012)
AUTORA: SILVANIA UCHÔA DE CASTRO [baixar]  


20. NARRATIVAS DE PROFESSORES DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA: reflexões sobre a docência
AUTORA: JOIMARA LIMA SANTOS [baixar]


21. PRÁTICA DOCENTE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
AUTORA: LILIANA MONTEIRO CARCARÁ  [baixar]


22. ASSIM CAMINHA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: concepções de adolescentes em cumprimento de medida de semiliberdade acerca da inclusão
AUTORA: KATARINY MARIA LEAL SANTOS [baixar


23. DESCOLONIZANDO SEXUALIDADES E CURRÍCULO NA ESCOLA: confetos produzidos por jovens da Ilha
AUTOR: ROMÁRIO RAWLYSON PEREIRA DO NASCIMENTO  [baixar]


24. UMA VOZ CHAMADA ‘NÓS’: Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Ensino Médio
AUTORA: LÉIA SOARES DA SILVA  [baixar]


25. JOVENS CIRCENSES NA CORDA BAMBA: confetos sobre o riso e o corpo na Educação em Movimento
AUTORA: MARIA DILMA ANDRADE VIEIRA DOS SANTOS  [baixar]  


26. A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE FÍSICA: percepções do formador sobre o ensino
AUTOR: FÁBIO SOARES DA PAZ [baixar]


27. A TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE NO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI
AUTORA: CLEUDIA MARIA FERREIRA DA SILVA  [baixar]


28. A CONSTITUIÇÃO DA REDE ESCOLAR DE TIMON-MA: do Grupo Escolar ao Ginásio Bandeirante
AUTOR: CRISTIANO DE ASSIS SILVA  [baixar]   


29. O COLÉGIO SÃO JOSÉ E A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NORMALISTAS EM CAXIAS-MARANHÃO: formando para a igreja, para a pátria e o lar (1949-1972)
AUTORA: SUELY BARBOSA DE MOURA [baixar]  

30. PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA DO CAMPO: diálogos sobre a articulação dos conhecimentos escolares aos saberes da cultura camponesa
AUTORA: RAIMUNDA ALVES MELO [baixar]


31. HISTÓRIA E MEMÓRIA DO PDROJETO MINERVA EM TERESINA: a educação nas ondas do rádio (1971-1982)
AUTORA: REJANIA REBELO LUSTOSA [baixar]

01. DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO FISIOTERAPEUTA PROFESSOR: desafios implícitos-retratos e relatos
AUTORA: IVNA MARIA MELLO SOARES [baixar]

02. AFRORRESILIENTES: a resiliência de mulheres afrodescendentes de sucesso educacional
AUTORA: LUCIENIA LIBÂNIA PINHEIRO MARTINS [baixar]

03.A PERCEPÇÃO DOS ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE SEUS DIREITOS: um estudo à luz do estatuto da criança e do adolescente - ECA
AUTORA: LÍLIAN GARCIA DEMES [baixar]

04. A FORMAÇÃO TÉCNICA AGROPECUÁRIA NA MODALIDADE EJA DO COLÉGIO AGRÍCOLA DE TERESINA E A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
AUTOR:MARTINHO DE SOUZA REGO [baixar]
                                                                                               
05.HISTÓRIAS DE LEITURA DE PROFESSORES-LEITORES COMO SUBSÍDIO À FORMAÇÃO CONTINUADA: memória em movimento
AUTORA: ANA LÚCIA BARBOSA MONTEIRO [baixar]

06.DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: narrativas de professores bacharéis sobre dilemas da prática pedagógica
AUTORA: GENYVANA CRISCYA GARCIA CARVALHO [baixar]

07. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: o fazer do professor da rede municipal de ensino de Teresina
AUTORA:JULIANA  FERREIRA DE SOUSA [baixar]

08. SIGNIFICADOS E SENTIDOS DO MAL-ESTAR DOCENTE: o que pensam e sentem professores em início de carreira
AUTORA: ISANA CRISTINA DOS SANTOS LIMA [baixar]

09. CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS ALUNOS DE UMA ESCOLA TECNICO-PROFISSIONALIZANTE SOBRE OS AFETOS NA ESCOLA: uma pesquisa sociopoética
AUTORA: KATHIA RAQUEL PIAUILINO SANTOS[baixar]

10. O MOVIMENTO INCLUSIVO NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DE ALUNOS CEGOS
AUTORA: ROGÉRIA PEREIRA RODRIGUES [baixar]

11. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: práticas educativas e permanência nas escolas de ensino médio
AUTOR: WAGNALDO NUNES DA SILVA CASTRO [baixar]

12. SOCIOPOETIZANDO O SER JOVEM NAS LINHAS DO PENSAMENTO DOS JOVENS DO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAEM DO COLÉGIO AGRÍCOLA DE BOM JESUS-PI 
AUTORA: CRISTIANNE TEIXEIRA CARNEIRO [baixar]

13. DESBRAVANDO INTELIGÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO: o Projeto Bandeirante e a expansão do secundário maranhense na gestão Sarney (1966-1971)
AUTORA: ELIZANIA SOUSA DO NASCIMENTO [baixar]

14. ALFABETIZADORAS EXPERIENTES E A CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORALIDADE: trajetórias narradas 
AUTORA: FRANCISCA DAS CHAGAS CARDOSO DO NASCIMENTO SANTOS [baixar]

15. PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PREVENÇÃO PRIMÁRIA AO USO DE DROGAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO PARQUE ELIANE EM TERESINA/PI
AUTOR: FRANCISCO WALDÍLIO DA SILVA SOUSA [baixar]

16. A AVALIAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI E SUAS IMPLICAÇÃOS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Autora: JOSÉLIA MARIA DA SILVA FARIAS [baixar]

17. PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA: desafios da docência no ensino profissionalizante
Autor: NELSON SOARES DA SILVA [baixar]

18. AS VIVÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL MEDIANDO A CONSTITUIÇÃO DA IJDENTIDADE PROFISSIONAL EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
Autora: ANA MARIA BATISTA CORREIA [baixar]

19.O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO LOCUS FORMATIVO:  dialógico entre professor experiente e professor em formação
Autora: ANA D’ARC LOPES DOS REIS [baixar]

20. SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: reflexão crítica e colaborativa de práticas educativas
Autora: ISOLINA COSTA DAMASCENO [baixar]

21. O "PRÊMIO PROFESSOR ALFABETIZADOR" COMO POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO MERITOCRÁTICA: o que pensam professores, gestores educacionais e dirigentes sindicais.
Autora: IRENE NUNES LUSTOSA [baixar]

22. EDUCAÇÃO, GÊNERO E AFRODESCENDÊNCIA: a educação escolar e a organização de mulheres quilombolas em Brejão dos Aipins, Piauí
Autor: RANCHIMIT  BATISTA NUNES [baixar]

23. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: evocações a partir de registros escritos de professores
Autor: MARTTEM COSTA DE SANTANA [baixar]

24. POLÍTICAS PÚBLICAS E CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: uma análise quanto à regulamentação da carga horária de trabalho docente.
Autor: RICARDO AUGUSTO NUNES PRADO [baixar]

25. HISTÓRIA E MEMÓRIA DO ENSINO JURÍDICO NO PIAUÍ: a Faculdade de Direito.
Autora: IDELCELINA BARROS XIMENES [baixar]

26. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARTILHADAS POR PROFESSORES ACERCA DA INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS MIGRANTES NO COLÉGIO AGRÍCOLA DE BOM JESUS.
Autora: MARIA ANGÉLICA PIAUILINO DA CRUZ [baixar]
   
27. A ESCOLA E A EDUCAÇÃO NÃO-ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS DA MULHER LÉSBICA AFRODESCENDENTE.
Autora: ANA CAROLINA MAGALHÃES FORTES [baixar]

28. NECESSIDADES FORMATIVAS E PEDAGÓGICAS DOS LICENCIANDOS EM FÍSICA E MATEMÁTICA: compreensão de situações reflexivas
Autora: RUTH DE MORAES LIMA [baixar]

29. A ORDEM MERCEDÁRIA E A EDUCAÇÃO NO PIAUÍ: Escola Normal Helvídio Nunes de Barros.
Autor: ADEMIR MARTINS DE OLIVEIRA [baixar]

30. SOCIOPOETIZANDO AS SEXUALIDADES: o pensamento filosófico de jovens do Colégio Técnico de Floriano/PI
Autora: FRANCIMEIRY SANTOS CARVALHO [baixar]

31. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: saberes e fazeres construídos no espaço da sala de aula
Autora: SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA [baixar]

32. SABORES DA CASA, SABEDORIAS DE TERREIROS: práticas educativas e construção de saberes num terreiro de Teresina-Piauí
Autora: HALDACI REGINA DA SILVA [baixar]

33. AS EDUCAÇÕES ESCOLAR E SOCIAL NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL DE JOVENS NOS QUILOMBOS DE SÃO JOÃO DO PIAUÍ
Autora: RAIMUNDA FERREIRA GOMES COELHO [baixar]

34. ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA.
Autora: ALIETE GOMES DA COSTA [baixar]

35. PÁGINAS SOCIOPOÉTICAS: deslizando nas idéias e nos conceitos de jovens sobre leitura.
Autora: MARIA DA CONCEIÇÃO DE SOUZA SANTOS [baixar]

36. AÇÕES DO PROGRAMA ESCOLA ABERTA/ESCOLA DA GENTE COMO PRÁTICA DE CULTURA DE PAZ.
Autora: MARIA DA CRUZ SOARES DA CUNHA LAURENTINO [baixar

37. DO ENSINO NORMAL AO PEDAGÓGICO: História e Memória das instituições escolares de formação de professores em Parnaíba (1927-1982).
Autora: MARIA DO SOCORRO MEIRELES RODRIGUES [baixar]

38.MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO ESPAÇO ESCOLAR: LINGUGENS DE CULTURA  DE PAZ NA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA/PI.
Autora: MARIA GESSI-LEILA MEDEIROS [baixar]

39. INCLUSÃO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafios e conflitos no cotidiano escolar.
Autor: MAURÍCIO RIBEIRO DA SILVA [baixar]

40. FORMAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONALIZANTE NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: autovalorização dos egressos.
Autora: VERBENA MARIA COSTA REIS FEITOSA [baixar]

41. SABERES POPULARES E CIENTÍFICOS: uso de plantas medicinais na Educação e na Saúde.
Autora: LUZINETE DE ARAÚJO LIMA GUIMARÃES [baixar]

42. A TRAJETÓRIA FORMATIVA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO BIOLÓGICA.
Autora: PATRÍCIA DA CUNHA GONZAGA [baixar]

43. FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: contribuições para a prática docente.
Autora: CONCEIÇÃO DE MARIA RIBEIRO DOS SANTOS [baixar]

01. HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DE JOSÉ DE FREITAS-PI
Autora: MARIA DO AMPARO HOLANDA DA SILVA [baixar]                                               
            
02. O LIVRO DIDÁTICO NO COTIDIANO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS: usos que se revelam no semiárido brasileiro
Autora: VANDERLÉA ANDRADE PEREIRA  [baixar

03. O SENTIDO SUBJETIVO ATRIBUÍDO AO PRECONCEITO POR UMA ALUNA CEGA DO ENSINO SUPERIOR
Autora: SUSANA ARAÚJO CHAVES [baixar]

04. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DO SABER ENSINAR
Autora: EMANOELA MOREIRA MACIEL [baixar]  

05. RAP DA ‘QUEBRADA’: construção de sentidos e saberes pelos grupos de RAP – ‘A IRMANDADE’ e ‘REAÇÃO DO GUETO’ de Teresina-PI
Autora: VICELMA MARIA  DE PAULA BARBOSA SOUSA [baixar]           

06. OS SENTIDOS SUBJETIVOS ATRIBUÍDOS AO BULLYING POR DISCENTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA OU SURDEZ
Autora: TELMA CRISTINA RIBEIRO FRANCO FREIRE  [baixar]

07. EDUCAÇÃO FEMININA NO ENSINO SECUNDÁRIO PIAUIENSE: da escolarização à profissionalização (1960-1982)
Autora: EDILENE LIMA DA SILVA   [baixar]

08. POVO BOM DA CANCELA-COMUNIDADE AFRODESCENDENTE: o que a escola tem com isso?
Autora: ELIZETE DIAS DA SILVA [baixar]

09. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: a docência, o ensino e a prática pedagógica em discussão
Autora: SANDRA SUELY OLIVEIRA [baixar]

10.FORMAÇÃO CONTÍNUA E ATIVIDADE DE ENSINAR: produzindo sentidos sobre o brincar na Educação Infantil
Autora: GRASIELA MARIA DE SOUSA COELHO [baixar]

11. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO OFERTADA PELAS FACULDADES PARTILHADAS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

Autora: JANNA ÉRICA PAZ LINHARES OLIVEIRA [baixar]

12. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DA ESCOLA PÚBLICA PARTILHADAS POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA
Autora: JULIANA GOMES DA SILVA SOARES  [baixar]

13. FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: a trajetória formativa em serviço
Autora: MARIA LEMOS DA COSTA [baixar]

14. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARTILHADAS POR LICENCIANDOS ACERCA DO SALÁRIO DO PROFESSOR
Autor: RAIMUNDO NONATO SOUSA [baixar]

15. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA: um olhar sobre o desenvolvimento profissional
Autora: MARIA ONEIDE LINO DA SILVA [baixar]

16. PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO SOCIOEDUCATIVO: ultrapassando a fronteira das grades pela via da colaboração
Autora: MÍRIAM ABREU ALENCAR NUNES [baixar]

17. POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO CRÍTICA E COLABORAÇÃO EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: para além do discurso
Autora: JANAÍNA GOMES VIANA DE SOUZA [baixar]     

18. O ENSINO DE MATEMÁTICA NO 5º ANO: o contexto da prática pedagógica em escolas públicas estaduais de Teresina-PI
Autora: CRISTIANA BARRA TEIXEIRA  [baixar]

19. PSICÓLOGO-PROFESSOR: o processo de constituição da identidade docente
Autora: MILENE MARTINS [baixar]                           

20. PRÁTICA PEDAGÓGICA: instrumento e resultado no processo de reflexão crítica em contexto colaborativo
Autora: ARLETE FRAGAS DA SILVA ROCHA [baixar]
                                                                            
21. A CONSTITUIÇÃO DO CORPO DOCENTE DO ENSINO SECUNDÁRIO NO PIAUÍ (1942-1982)
Autor: ROMILDO DE CASTRO ARAÚJO [baixar]

22. PRÁTICAS AVALIATIVAS DE ELABORAÇÃO DE TESTES, ESPECIALMENTE DE QUESTÕES DISSERTATIVAS, UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FAP/ TERESINA E OS SENTIDOS ENUNCIADOS DE ENADE
Autor: JOSÉ RIBAMAR DE BRITO SOUSA [baixar]

23. A FORMAÇÃO DE PRAÇAS DA POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ: uma análise a partir da prática pedagógica do oficial formador
Autora: ANTONIA MARIA DOS SANTOS SILVA [baixar]

24. A FORMAÇÃO CULTURAL DE PROFESSORES: desafios e interpelações na prática docente 
Autora: WALDIRENE PEREIRA ARAÚJO [baixar]

25. A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DO GRADUANDO DE PEDAGOGIA: de professor a gestor
Autora: ELIZANGELA FERNANDES MARTINS [baixar]

26. POLÍTICA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL A ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS DE INTERNAÇÃO EM TERESINA-PI  
Autor: WLADIMY LIMA SILVA [baixar]

27. DA AQUISIÇÃO À MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE CAXIAS-MA  
Autora: SUELY LIMA CHAVES OLIVEIRA [baixar]

28.TRABALHO COLETIVO EM CONTEXTO DE PLANEJAMENTO: sentidos e significados atribuídos pelos professores
Autora: MARIA LUIZA SANTOS GAMA [baixar]

29. FORMAÇÃO CONTINUADA NA INTERFACE COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA: o que pensam os professores  
Autora: ADÉLIA MEIRELES DE DEUS [baixar]

30. O OLHAR DOS DISCENTES SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UAPI: narrativas de formação 
Autor: PATRÍCIA SARA LOPES MELO [baixar]

31. MULHER AFRODESCENDENTE NA DOCÊNCIA SUPERIOR EM PARNAÍBA: memórias da trajetória de vida e ascensão social  
MARIA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA VIEIRA DA SILVA [baixar]

32. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: tensões e interações entre o currículo e a prática pedagógica
Autora: DJANIRA DO ESPÍRITO SANTO LOPES CUNHA [baixar]

33. PEDAGOGO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: significados e sentidos da atuação profissional  
Autora: LÍLIA CRISTIANA LOPES DE CARVALHO  [baixar

34. EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE(S): qual a cor da homofobia no arco-íris da escola?  
Autora: VALDENIA PINTO DE SAMPAIO ARAÚJO [baixar]

35. OS DESAFIOS DA/NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: o ser e o fazer do professor-tutor à distância
Autora: SORAYA OKA LOBO [baixar]

36. SABER ENSINAR LÍNGUA MATERNA: vivências da prática pedagógica no ensino médio
Autora: LÚCIA MARIA DE SOUSA LEAL [baixar]

37. A FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA DE BOM JESUS-PI: articulações possíveis
Autora: WANNA SANTOS DE ARAÚJO [baixar]

38. FORMAÇÃO DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: implicações políticas e pedagógicas
Autora: REJANE DE OLIVEIRA ALVES [baixar]

01. REVISITANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BEM-SUCEDIDAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
Autora: JULIANA BRITO ARAÚJO [baixar]

02. VIOLENCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: o silêncio da escola 
Autor: ALCI MARCUS RIBEIRO [baixar]

03. A CONSTITUIÇÃO DA REDE ESCOLAR E A PRÁTICA DAS PROFESSORAS PRIMÁRIAS NA ZONA RURAL DO PIAUÍ NOS ANOS DE 1940 A 1970
Autora: MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO CASTELO BRANCO [baixar]

04. FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO: sentido e significado de aprendizagem em contexto de colaboração
Autora: ELIENE MARIA VIANA DE FIGUEIRÊDO PIEROTE [baixar]

05. SENTIDOS E SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PELO PSICÓLOGO ESCOLAR ACERCA DE SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL: definindo passos e consolidando espaços 
Autora: ANA GABRIELA NUNES FERNANDES [baixar]

06. OS SABERES DA FORMAÇÃO INICIAL DOS PEDAGOGOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: experiências nas escolas públicas municipais de Caxias-MA 
Autora: FRANC-LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO [baixar]

07. AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA ESCOLA FUNDAMENTAL ACERCA DA MATEMÁTICA E DE SEU ENSINO 
Autor: ALAN KARDEC CARVALHO SARMENTO [baixar]

08. NARRATIVAS DE AUTOFORMAÇÃO DOCENTE: desvelando modos de ser e de fazer-se professor 
Autora: FRANCISCA DOS SANTOS TEIXEIRA [baixar]

09. PRÁTICAS DE GESTÃO DA UNIDADE ESCOLAR UTOPIA E O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR
Autora: MARIA GENILDA MARQUES CARDOSO [baixar]

10. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE ESCOLAS COM VIOLÊNCIAS E SEM VIOLÊNCIA EM TERESINA 
Autora: ELILIAN BASÍLIO E SILVA [baixar]

11. SUPERVISÃO ESCOLAR: produção de saberes e transformação de práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos-EJA 
Autora: DIANE MENDES FEITOSA [baixar]

12. UM OLHAR SOBRE SI: História e Memória da Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação na UFPI
Autora: SAMARA MARIA VIANA DA SILVA [baixar]

13. FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: saberes e fazeres de egressos do curso de Pedagogia da UFPI 
Autora: MARIA DE JESUS ASSUNÇÃO E SILVA [baixar]

14. O PROFESSOR DE DIDÁTICA E AS APRENDIZAGENS DOCENTES: um estudo focalizando narrativas 
Autora: LIDENORA DE ARAÚJO CUNHA [baixar]

15. A MOBILIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA MODALIDADE DE DUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autora: CLEIDINALVA MARIA BARBOSA OLIVEIRA [baixar]

16. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO CEJA COMO CONTEXTO DE APRENDIZAGENS DOCENTES
Autora: 
CLÁUDIA MARIA LIMA DA COSTA [baixar]

17. O IMPACTO DO FUNDEF/FUNDEB NA REMUNERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE ESTADUAL DO PIAUÍ                                                
Autora: SAMARA DE OLIVEIRA SILVA [baixar

18. SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES FORMADORES EM INÍCIO DE CARREIRA NO ENSINO SUPERIOR: um estudo com os professores substitutos do Núcleo da UESPI em Amarante-PI                        
Autora: JOQUEBEDE DIAS DOS SANTOS NUNES [baixar
            
19. A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO 5º ANO DO ENSIO FUNDAMENTAL    
Autora: SIMONE CARVALHO OLIVEIRA [baixar
           
20. O SENTIDO SUBJETIVO DA INCLUSÃO PARA O SUJEITO COM SÍNDROME DE ASPERGER
Autor: CARLOS EDUARDO GONÇALVES LEAL [baixar                     

21. A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS E SENTIDOS PELO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
Autora: CRISTINA CARDOSO DE ARÁUJO  [baixar                

22. CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS DO FUNDEF/FUNDB DO MUNICÍPIO DE TERESINA (2004-2009)
Autora: LUCINEIDE MARIA DOS SANTOS SOARES [baixar             

23. DA FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES AO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES: uma História da instalação e consolidação do Ensino Superior em Caxias (1968-1994) [baixar
Autor: ROLDÃO RIBEIRO BARBOSA

24. ARTE AFRODESCENDENTE A PARTIR DE TRÊS OLHARES DE EDUCADORA EM TERESINA [baixar]
Autora: FRANCILENE BRITO DA SILVA      

01 - (RE)PENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: concepções de ensino e aprendizagem
Autor: 
JURANDIR GONÇALVES LIMA  [baixar]

02 - A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM TERESINA: O DESAFIO DE IR ALÉM DA ESCOLARIZAÇÃO
 Autora: ROSÂNGELA MARIA DA SILVA MELO [baixar]

03 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: o desafio de tornar-se professor 
 Autora: VANESSA HIDD BASÍLIO  [baixar]

04 - SER PEDAGOGO: o conhecimento da identidade profissional pelas histórias de vida 
 Autora: THAIZI HELENA BARBOSA E SILVA LUZ  [baixar]

05 - NARRATIVAS SOBRE PRÁTICA PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: administradores-professores de ensino superior como protagonistas
 Autora: SHIRLEY DOURADO REBÊLO SARAIVA  [baixar]

06 - A ESCOLA DE QUALIDADE NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE ESCOLAS DE TERESINA-PI, COM MELHOR PERFORMANCE NO ENEM - 2007
 Autora: CLEIRE MARIA DO AMARAL RODRIGUES  [baixar]

07 - OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM INÍCIO DE CARREIRA E A PRODUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE: um estudo com diários narrativos
 Autora: RENATA CRISTINA DA CUNHA [baixar]

08 - TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE GEOGRAFIA: interfaces com o saber-ensinar 
 Autor: FRANCISCO DAS CHAGAS RODRIGUES DA SILVA [baixar]

09 - A TRAJETÓRIA DAS ESCOLAS DA CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE - CNEC NO PIAUÍ: 1952-1997
 Autor: JOÃO BATISTA DA SILVA  [baixar]

10 - "O PROCESSO DIALÓGICO: conceito de planejamento de ensino internalizado pelos professores de ensino superior e a prática pedagógica."
 Autora: MARLINDA PESSÔA ARAÚJO  [baixar]

11 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS (OS) PROFESSORAS (ES) DO ASSENTAMENTO DIAMANTE NEGRO JUTAIH NO MARANHÃO: “ a pedagogia dos aços”
 Autora: MARILDA DA CONCEIÇÃO MARTINS  [baixar]

12 - OS SENTIDOS PRODUZIDOS EM RELAÇÃO À ESCOLA MEDIANDO O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO
 Autora: MARIA ESCOLÁSTICA DE MOURA SANTOS  [baixar]

13 - INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE PARES: a importância do brincar para a inclusão escolar de criança com Síndrome de Down 
 Autora: CAMILA SIQUEIRA CRONEMBERGER FREITAS [baixar]

14 -  A COMPREENSÃO DO SER PROFESSOR COMO PROFISSIONAL DO ENSINAR: um estudo com docentes da rede pública Estadual de Teresina 
 Autora: MÔNICA NÚBIA ALBUQUERQUE DIAS [baixar]

15 - SABERES DA PRÁTICA NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: análise de sua produção nos cursos de licenciatura da UEMA
 Autora: MARIANGELA SANTANA GUIMARÃES SANTOS [baixar]

16 - A QUALIDADE EM EDUCAÇÃO INFANTIL NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA PRIMEIRA INFÂNCIA
 Autora: MARIA CARMEM BEZERRA LIMA [baixar]

17 - A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO DISCIPLINA ESCOLAR NO PIAUI: de 1939 a 1975
 Autor: JOSE CARLOS DE SOUSA [baixar]

18 - PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: estudo compartilhado com professoras da cidade de Parnaíba-PI
 Autora:
 FABRÍCIA PEREIRA TELES [baixar]

19 - CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO (UFPI): história e memória
 Autora: FRANCISCA DAS CHAGAS LOPES CAMPOS [baixar]

20 - DA FORMAÇÃO À PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma reflexão sobre a formação matemática do pedagogo
  
Autora: VALDIRENE GOMES DE SOUSA [baixar]

21 - A DOCÊNCIA EM QUÍMICA NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: contribuições para a construção da cidadania
  
Autora: MARIA DE FÁTIMA CARDOSO SOARES [baixar]

22 - O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: sobre a prática como lócus da produção dos sabes docentes
  
Autora: MARIA DO SOCORRO SOARES [baixar]

23 - AÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS NATURAIS: discutindo a mobilização de saberes experienciais
  
Autora: ANTONINA MENDES FEITOSA SOARES [baixar]

24 - "AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: discutindo saberes docentes"
  
Autora: ROBERT MAURÍCIO DE OLIVEIRA ARAÚJO [baixar]

25 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: saberes e reflexividade na prática pedagógica
  
Autor: MARIA REGINALDA SOARES DA SILVA  [baixar]

26 - HISTÓRIAS DE PROFESSORES APOSENTADOS DE UNIÃO-PIAUÍ: (re) visitando trajetórias profissionais
  
Autor: LOURIVAL DA SILVA LOPES  [baixar]

27 - O SENTIDO SUBJETIVO ATRIBUIDO PELO ALUNO SURDO AO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NO ENSINO REGULAR
  
Autor: RAFAELA COELHO SÁ [baixar]

28 - A EFETIVAÇÃO DOS SABRES PEDAGÓGICOS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS
  
Autor: CLEIDIVAN ALVES DOS SANTOS [baixar]

29 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: revelando os saberes da experiência
  
Autora: PAULA JANAÍNA MENDES LOPES [baixar]

30 - INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NAS ECOLAS PÚBLICAS DE TERESINA-PI
  
Autora: MÁRCIA RAIKA E SILVA LIMA [baixar]

31 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO SUPERIOR E A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES 
  
Autor: LOURENILSON LEAL DE SOUSA [baixar]

32 - POSTA VOZES DA CONQUISTA DA RIQUEZA: o ensino comercial e a escola União Caixeiral de Parnaíba (1918-1950) 
  
Autor: GILBERTO ESCÓCIO DUARTE FILHO [baixar]

33 - AUTORIA, COSCIÊNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE: o fanzine como recurso formativo na escrita e reescrita de trajetórias formativas em formação
  
Autor: IONEIDE SANTOS DO NASCIMENTO [baixar]

34 - DOSCÊNCIA SUPERIOR EM FOCO: articulações entre formação continuada, saberes e práticas pedagógicas
  
Autor: ALDINA DE FIGUEIREDO CUNHA [baixar]

35 - O SUPERVISOR ESCOLAR NA INTERFACE COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ALFABETIZAÇÃO: entre o dito e o vivido
  
Autor: LUIZ JESUS SANTOS BOMFIM [baixar]

36 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO SUPERIOR E A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES 
  
Autor: SIDCLAY FERREIRA MAIA [baixar]

37 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PIAUÍ: 1968 a 1998: reflexões sobre suas história e memória
  
Autor: ROSA MARIA BORGES DE QUEIROZ [baixar]

38 - IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM ESCOLA DA REDE PARTICULAR DE ENSINO DE TERESINA - PIAUÍ 
  
Autor: DANIELLE DE FREITAS FONSECA [baixar]

01. RELAÇÕES DE GÊNERO E EMPODERAMENTO DE MULHERES: A EXPERIÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO DE PRODUÇÃO ‘MULHERES PERSEVERANTES [baixar]
Autora: Ana Célia de Sousa Santos

02. JUVENTUDES DO CAMPO E PRÁTICAS EDUCATIVAS:O CASO DO ASENTAMENTO MARRECAS EM SÃO JOÃO DO PIAUÍ [baixar]
Autora: Marli Clementino Gonçalves

03. O SENTIDO SUBJETIVO DA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL [baixar]
Autora: Maria de Jesus Rodrigues

04. PRÁTICA PEDAGOGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR FORMATIVO: uma etnografia [baixar]
Autora: Cleide Maria Arraes Rezende

05. ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO : um estudo etnográfico [baixar]
Autora: Georgyana Andréa Silva Morais

06. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: desvelando significados do ser professor de Didática [baixar]
Autora: Mary Gracy e Silva Lima

07. OS SABERES EXPERIENCIAIS NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE TERESINA-PI [baixar]
Autor: Neuton Alves de Araújo Calaça

08. HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DE MÚSICAS NO PIAUÍ: das primeiras iniciativas à Universidade [baixar]
Autor: João Valter Ferreira Filho

09. DE SUPERVISOR ESCOLAR À COORDENADOR PEDAGÓGICO: o movimento de constituição da identidade profissional [baixar]
Autora: Cristiane de Sousa Moura Teixeira

10. DOCÊNCIA SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO PROFISSIOINAL: interface com narrativas autobiográficas de médicos professores [baixar]
Autora: Samyla Miranda Monte

11. OS DISCURSOS SOBRE A EDUCAÇÃO NO PIAUÍ: reflexos dos ideais da Escola Nova – 1920 a 1947 [baixar]
Autora: Ana Maria Gomes de Sousa Martins

12. O ENSINO DE ENFERMAGEM NO PIAUÍ: História e Memória [baixar]
Autora: Anneth Cardoso Basílio da Silva

13. PSICOLOGIA ESCOLAR EM TERESINA: percursos de inserção e particularidades de uma atuação profissional [baixar]
Autora: Carla Andréia Silva

14. A APRENDIZAGEM DO ADOLESCENTE COM ALTAS HABILIDADES: uma compreensão a partir da Teoria da Subjetividade [baixar]
Autora: Patrícia Melo do Monte

15. AS ESCOLAS DO PROGRAMA DE EXPANSÃO E MELHORIA DO ENSINO (PREMEN) EM TERESINA – 1982 a 2000 [baixar]
Autora: Benedita Severiana de Sousa

16. O REENCANTMENTO DO MUNDO: educação não-formal e o protagonismo dos novos movimentos sociais [baixar]
Autor: Marcelino de Oliveira Fonteles

17. DOCÊNCIA SUPERIOR: o desenvolvimento profissional do professor bacharel em Direito [baixar]
Autora: Adriana Borges Ferro Moura

18. OS SENTIDOS DO CONHECIMENTO DE SI NA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE [baixar]
Autora: Maria Adréia Bezerra Marques

19. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UESPI: articulação teoria-prática na formação docente [baixar]
Autor: Raimundo Dutra de Araújo

20. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA [baixar]
Autora: Maria Dilima Ponte de Brito

21. IMPLICAÇÕES DO ASSÉDIO MORAL ENTRE DISCENTES E DOCENTES NO AMBIENTE DA ESCOLA [baixar]
Autora: Tereza Cristina Ribeiro Franco

22. PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE QUÍMICA: interfaces entre a formação inicial e continuada [baixar]
Autora: Maria das Graças Silva Ciríaco

23. CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS PÚBLICAS “PROFESSOR MOACI MADEIRA CAMPOS” E “SANTA FÉ” EM TERESINA [baixar]
Autora: Maria do Socorro Moura Costa

01. OS OBSTÁCULOS DIDÁTICOS O COTIDIANO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENFERMEIRO PROFESSOR: DA IDENTIFICAÇÃO À SUPERAÇÃO [baixar]
Autora: Malvina Thais Pacheco Rodrigues

02. PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO: o diário como instrumento de reflexão [baixar]
Autora: Hilda Maria Martins Bandeira

03. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO ATUANTE NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE TERESINA-PI: 1980 a 2006 [baixar]
Autora: Reijane Maria de Freitas Soares

04. A PRODUÇÃO DE UMA DISCIPLINA ESCOLAR E OS ESCRITOS EM TORNO DELA: os Estudos Sociais do Maranhão [baixar]
Autora: Odaléia Alves da Costa

05. A FORMAÇÃO CONTINUADA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE TERESINA – PI: Revelações a partir de histórias de vida [baixar]
Autora: Maria Goreti da Silva Sousa

06. CUSTO DIRETO DE FINANCIAMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE TERESINA – PIAUÍ [baixar]
Autora: Magna Jovita Gomes de Sales e Silva

07. A APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO [baixar]
Autora: Aída Teresa dos Santos Brito

08. POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL (1996-2006): o FUNDEF e a valorização do magistério [baixar]
Autora: Isabel Cristina da Silva Fontineles

09. EDUCAÇÃO-MERCADORIA: A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO PIAUÍ (1990 A 2005) [baixar]
Autor: Geraldo do Nascimento Carvalho

10. O PROFESSOR LEITOR: OS SENTIDOS DA LEITURA EM NARRATIVAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS [baixar]
Autora: Virgínia Maria de Melo Magalhães

11. FAZERES DE GÊNERO E FAZERES PEDAGÓGIGOS: como se entrecruzam na Educação Infantil [baixar]
Autora: Carmen Lúcia de Sousa Lima

12. A PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICO-REFLEXIVA DO PROFESSOR: um processo colaborativo de (re)elaboração conceitual no Ensino Médio [baixar]
Autor: Francisco Afranio Rodrigues Teles

13. REFLEXÃO CRÍTICA E COLABORAÇÃO: articulação teoria e prática no desenvolvimento da atividade docente [baixar]
Autora: Maria Ozita de Araujo Albuquerque

14. A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINAR: um estudo focalizando o docente do ensino jurídico [baixar]
Autor: José Augusto Paz Ximenes Furtado

15. A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM ESCOLA INCLUSIVA: um estudo de caso [baixar]
Autora: Daniela Coutinho de Morais Escórcio

16. POLÍTICAS DE INCLUSÃO DE JOVENS EM INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS “ALTERNATIVAS” DE TERESINA-PI: Escola Municipal “Nau Cidadã” e Casa de Metara [baixar]
Autora: Marilde Chaves dos Santos

17. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA IDENTIDADE DE GÊNERO DE ALUNOS DO LICEU PIAUIENSE: sinalizando diferenças e desigualdades [baixar]

Autor: Ronaldo Matos Albano

18. A CRIATIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE ARTE: um estudo exploratório nas escolas públicas de Teresina-PI [baixar]
Autor: José Ribamar Santos Costa Júnior

19. HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TERESINA: Piauí (1968 – 1996) [baixar]
Autora: Zélia Maria Carvalho e Silva

20. OS SABERES DA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: da utopia à realidade formativa de professores da escola pública [baixar]
Autor: Julival Alves da Silva

21. A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: concepções de professores [baixar]
Autora: Lucineide Morais de Sousa

22. ENTRE RIOS E LETRAS UM ESTUDO SOBRE OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA-PI [baixar]
Autora: Célia Revilândia Costa

23. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO SEMI-ÁRIDO: valorizando experiências, reconstruindo valores e tecendo sonhos [baixar]
Autor: Elmo de Souza Lima

01. À LUZ DOS VALORES RELIGIOSOS: escolas confessionais católicas e a escolarização das mulheres piauienses (1906 – 1973) [baixar]
Autora: Samara Mendes Araújo Silva

02. DE TAMBORIL A ISAÍAS COELHO: A EDUCAÇÃO DOS MESTRES-ESCOLA AO GRUPO ESCOLAR (1935 A 1970) [baixar]
Autor: Welbert Feitosa Pinheiro

03. A MATERIALIZAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA PDE, NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA: ASPECTOS E OLHARES QUE SE ENTRECRUZAM [baixar]
Autora: Adriana Lorena Mendes Crisóstomo

04. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA [baixar]
Autora: Vilma Lages Lopes da Silva

05. INTEGRAÇÃO DO PROGRAMA TV ESCOLA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE TERESINA-PI [baixar]
Autora: Jovina da Silva

06. GÊNERO E PRÁTICA DOCENTE NO TEMPO E NO ESPAÇO DE CLASSES MULTISSERIADAS: ENCANTOS E DESENCANTOS DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA ZONA RURAL DE TERESINA PIAUÍ [baixar]
Autora: Joana D´arc Socorro Alexandrino de Araújo

07. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EJA: uma etnografia do registro escrito na escola e na sala de aula [baixar]
Autora: Raimundo Nonato Moura Oliveira

08. TECENDO SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO SUPERVISOR ESCOLAR [baixar]
Autora: Marinalva Veras Medeiros

09. CRUZANDO OLHARES, REFLETINDO E DIALOGANDO: O PROJETO FORMATIVO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CMRV/UFPI – PARNAÍBA [baixar]
Autora: Sônia Maria Santos do Nascimento

10. DESAFIOS DA CONVIVÊNCIA NO ESPAÇO EDUCACIONAL INCLUSIVO: um estudo de caso etnográfico sobre a deficiência visual [baixar]
Autora: Sandra Lima de Vasconcelos Ramos

11. DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: refletindo sobre a prática profissional [baixar]
Autora: Francisca da Costa Brito

12. AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS MEDIANDO HISTÓRIAS DE FRACASSO ESCOLAR: Um estudo do cotidiano de uma sala de aula [baixar]
Autora: Eliana de Sousa Alencar

13. O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: Vozes de professoras alfabetizadoras [baixar]
Autora: Terezinha Gomes da Silva

14. PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: A REFLEXÃO CRÍTICA COMO MEDIADORA DO SABER, DO SABER-SER E DO SABER-FAZER [baixar]
Autora: Hostiza Machado Vieira

15. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS DE 5ª A 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL: DISCUTINDO OS SABERES DOCENTES [baixar]
Autora: Maria de Lourdes Bandeira Rodrigues

16. DISCUTINDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO: O Caso do Liceu Piauiense [baixar]
Autor: Elias Alves Barbosa

17. CONCEPÇÕES DE SEXUALIDADE MANIFESTADAS NAS VOZES DE ATORES E ATRIZES NO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA: um desvelar das faces ocultas [baixar]
Autora: Francisca Carla Silva de Melo Pereira

18. LICEU PIAUIENSE (1845-1970): DESVENDANDO ASPECTOS DE SUA HISTÓRIA E MEMÓRIA [baixar]
Autora: Maria Inêz Bandeira de Vasconcelos

19. PRÁTICA PEDAGÓGICA ALFABETIZADORA: CONTEXTO DE APRENDIZAGENS DOCENTES [baixar]
Autora: Joana D’arc Alves Rosal Adad

20. A FORMAÇÃO CONTINUADA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE 1ª A 4ª SÉRIE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA [baixar]
Autora: Fernanda Antônia Barbosa da Mota

21. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DO CEFET – PI: DESVELANDO CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM [baixar]
Autora: Helenildes Maria de Albuquerque Batista

22. A AÇÃO EDUCATIVA DO CENTRO DE CULTURA NEGRA DO MARANHÃO: combate ao racismo (baixar)
Autora: Káthia Regino Pinto

23. HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ESCOLA NORMAL OFICIAL DE PICOS (1967-1987) [baixar]
Autora: Cristiane Feitosa Pinheiro

01. GESTÃO ESCOLAR E A CONSTITUIÇÃO DE ESPAÇOS DE CIDADANIA EM ESCOLAS DE NÍVEL MÉDIO DE TERESINA [baixar]  
Autora: Maria Elisabete Evaristo de Paiva

02. A PRÁTICA DOCENTE NA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ: uma abordagem à luz do agir comunicativo [baixar]  
Autor: José Adersino Alves de Moura

03. A EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA ESTADUAL NO PIAUÍ: aspectos da origem e o processo de expansão nos anos 1990 [baixar]
Autora: Maria da Penha Feitosa

04. PROJETO ESCOLA ATIVA: os desafios de ensinar ciências naturais em classes multisseriadas da zona rural de Teresina-Piauí [baixar]
Autora: Marta Maria Azevedo Queiroz

05. A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES PSICOMOTORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo exper imental com pr éescolares do ensino público municipal de Teresina-Piauí [baixar]
Autora: Maria Beike Waquim Figueirêdo

06. INTERFACES ENTRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ À LUZ DO DISCURSO DE SEUS PROFESSORES [baixar]
Autor: Eduardo Souza de Lobão Veras

07. EDUCAÇÃO SUPERIOR NO EXTREMO SUL PIAUIENSE (1986 2005): História e Memória [baixar]
Autora: Teresinha de Jesus Araújo Magalhães Nogueira

08. A TRAJETÓRIA SÓCIO-HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO EM ALTERNÂNCIA NO PIAUÍ [baixar]  
Autor: Ariosto Moura da Silva

09. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM DOS PROGRAMAS DE OTIMIZAÇÃO DO FLUXO ESCOLAR [baixar]  
Autora: Maria Cézar de Sousa Falcão

10. A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA E CULTURA DE PAZ COM ADOLESCENTES DE 5ª SÉRIE DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE TERESINA [baixar]
Autora: Leontina Pereira Lopes

11. ANÁLISE DO DESEMPENHO DOCENTE NOS CURSOS DE TECNOLOGIA DO CEFET-PI:  elementos para referenciar a avaliação interna [baixar]  
Autora: Maria do Perpétuo Socorro Marques Lopes

12. PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE 1ª A 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo da formação do magistério leigo em Oeiras (PI) 1970 a 2004 [baixar]
Autor: Baltazar Campos Cortez

13. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS PROFESSORAS DO CURSO DE ENFERMAGEM: revisitando a construção dos saberes docentes [baixar]
Autora: Maria Zélia de Araújo Madeira

14. DESVELANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CEFETPI: Análise de Dilemas Emergentes [baixar]
Autora: Dinalva Clara Monteiro Santos

15. A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE TORNAR-SE PROFESSOR: um estudo focalizando o Administrador [baixar]
Autora: Maria Teresa de Jesus Andrade Portela

16. TRAJETÓRIAS DE VIDAS PROFISSIONAIS: histórias de professores das séries iniciais do ensino fundamental [baixar]
Autora: Georgina Quaresma

17. OS ALICERCES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO PIAUÍ: Uma avaliação das experiências das faculdades de Dir eito e Católica de Filosofia (1930 – 1970) [baixar]
Autor: Antonio Maureni Vaz Verçosa de Melo

18. AS INTERRELAÇÕES ENTRE O CURRÍCULO ESCOLAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE ALFABETIZAÇÃO À 4º SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MOACI MADEIRA CAMPOS [baixar]
Autora: Umbelina Saraiva Alves

19. HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO EM OEIRAS - PIAUÍ [baixar]
Autora: Amada de Cássia Campos Reis

20. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO PARA ALUNOS DO 1°. ANO DO ENSINO MÉDIO [baixar]
Autor: Luiz Carlos Carvalho de Oliveira

21. O COTIDIANO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO: uma perspectiva transformadora [baixar]
Autora: Yolete Araújo Dourado

22. A METODOLOGIA DA ESCOLA ATIVA: avaliação de experiências nas escolas municipais de Teresina-PI [baixar]
Autora: Martha Goretti Vasconcelos Said Araújo

23. RESSIGNIFICANDO O CONCEITO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DO CEFET-PI [baixar]
Autor: João Pedro de Sousa Ribeiro Filho

24. PROFESSORES DE INGLÊS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DO ALUNO DE ESCOLA PÚBLICA [baixar]
Autora: Francisca de Fátima de Lima 

SINDICALISMO, REPRESENTAÇÃO POLÍTICA E PRÁTICAS SOCIOPOLÍTICAS EMERGENTES [baixar]
Autor: João Gervásio dos Santos Neto

A PROPAGANDA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESCOLAS PARTICULARES DE TERESINA [baixar]
Autor: Iônio Alves da Silva

A ESCOLA HOSPITALAR: um estudo sobre o acompanhamento psicopedagógico e o desenvolvimento escolar de crianças hospitalizadas por tempo prolongado [baixar]
Autora: Francisca Maria de Sousa

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA PÚBLICA NOS JORNAIS DE TERESINA (1960–1989) [baixar]
Autora: Maria Gláucia Ferreira da Ponte

O CONTROLE SOCIAL DO FUNDEF EM MUNICÍPIOS RECÉM-EMANCIPADOS DO PIAUÍ [baixar]
Autora: Laura Emília de Carvalho Meireles

COMPANHIA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO PIAUÍ (1874 a 1915): História de uma Instituição Educativa [baixar]
Autora: Rozenilda Maria de Castro Silva

PICOS E A CONSOLIDAÇÃO DE SUA REDE ESCOLAR: do Grupo Escolar ao Ginásio Estadual [baixar]
Autora: Jane Bezerra de Sousa

ESCOLA NORMAL EM TERESINA (1864 – 2003): reconstruindo uma memória da formação de professores [baixar]
Autora: Norma Patricya Lopes Soares

FUNDEF NA GESTÃO EDUCACIONAL PARNAIBANA: entre a fragilidade estrutural e os vícios do sitema [baixar]
Autora: Maria Helena Cortez de Melo Pires

O VALOR SIMBÓLICO DA ESCOLA E DO TRABALHO: representações sociais das crianças trabalhadoras das camadas populares de Teresina-Piauí (17/09/2004)
Autor: Eduardo Aguiar Bezerra [baixar]

1. A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: um olhar psicossocial(22.08.2003)
Autora: Fernanda Lourdes de Carvalho Gomes Lustosa [baixar]

O LIVRO DIDÁTICO, A POESIA E O LEITOR: um estudo das atividades propostas para alunos de 3ª Série do Ensino Fundamental
Autora: Maria da Glória Duarte Ferro Silva [baixar]

PARNAÍBA: Educação e Sociedade na Primeira Republica [baixar]
Autor: Francisco Iweltman Vasconcelos Mendes

01. UTILIZAÇÃO DA ENSIMA UREASE DE SEMENTES DE ALGUMAS ESPÉCIES DE LEGUMINOSAS DO CERRADO PIAUIENSE NA PREPARAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO EXPERIMENTAL NAS ÁREAS BIOMÉDICA E QUÍMICA [baixar]

02. O PAGODE NO TERREIRO: um estudo de uma manifestação cultural no Médio-Parnaíba piauiense [baixar]


Revalidações


Revalidações realizadas 2006-2012

 

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página