Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > PRAEC divulga o resultado final da seleção para o Auxílio Alimentação Emergencial
Início do conteúdo da página

HU-UFPI promove ações para possibilitar atendimento a casos suspeitos ou confirmados de Covid-19

Imprimir
Publicado: Quinta, 26 de Março de 2020, 13h03

WhatsApp Image 2020-03-26 at 09.33.45.jpg

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa de Serviços Hospitalares (Ebserh), está promovendo treinamentos e cursos de capacitação para seus colaboradores com o objetivo de orientar os profissionais para a realização de procedimentos seguros e bem sucedidos em caso de eventual assistência a pacientes acometidos pela Covid-19.

O planejamento dessas ações ocorre desde janeiro e o início das capacitações se deu há 45 dias. Entre os treinamentos já realizados, é possível citar o de uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs), o de como realizar a paramentação e a desparamentação, o de higienização das mãos, o de coleta de exame para Covid-19 e o de ventilação mecânica.

WhatsApp Image 2020-03-26 at 09.33.45 (1).jpg

De acordo com a Chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, a enfermeira Roxana Mesquita, mais de 400 colaboradores já receberam as orientações. “Os treinamentos estão acontecendo nos postos das enfermarias e também em setores que são essenciais em situações de atendimento a paciente acometido pelo novo vírus, como a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o Setor de Imagem”, diz.

A Chefe da Divisão de Gestão de Pessoas (Divgp), Denise Pontes, explicita que o curso de ventilação mecânica faz parte de um planejamento da Divgp para melhor capacitar os empregados e aprimorar, cada vez mais, a qualidade da assistência oferecida pelo hospital. “Participaram deste curso, inicialmente, 50 pessoas, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. Também foram formados multiplicadores para que as orientações possam ser replicadas”, explica.
O Superintendente José Miguel Parente ressalta que o HU-UFPI tem se preparado para compor o conjunto de hospitais que prestarão atendimento a pacientes de Covid-19. “A Governança do HU-UFPI está se mobilizando e estruturando o hospital para, em caso de recebimento desses pacientes, oferecer atendimento adequado, adotando medidas de segurança para os profissionais de saúde”, afirma.

WhatsApp Image 2020-03-26 at 09.33.46.jpg

Outras estratégias implementadas – A Gerência de Atenção à Saúde e a Gerência Administrativa do HU-UFPI já colocaram em prática uma série de medidas para garantir o êxito do atendimento a possíveis pacientes acometidos pelo coronavírus. Entre as ações, pode-se citar a elaboração de fluxos para admissão de paciente suspeito ou confirmado; a definição de área física na qual serão assistidos os pacientes, bem como sinalização e isolamento das mesmas; divulgação de campanha de doação de itens/material para proteção dos profissionais.

De acordo com o Gerente de Atenção à Saúde do HU-UFPI, Jônatas Melo Neto, a organização interna com área específica para tratamento dos pacientes é uma medida essencial para a adequada assistência. “O isolamento de uma área com entrada exclusiva de profissionais responsáveis pela assistência aos pacientes minimiza o risco de contaminação no ambiente hospital”, explica.

Já a Gerente Administrativa, Rachel Castro, que idealizou a campanha de doação junto à sociedade piauiense, garante que o HU-UFPI tem assegurado o fornecimento adequado de equipamentos de proteção individual (EPI’s) aos profissionais de saúde que atuam no hospital e que a colaboração dos doadores está sendo fundamental para a proteção das equipes assistenciais. “Somos imensamente gratos à sociedade civil e às empresas que, de forma solidária, compreendeu nosso apelo”, finaliza Rachel.

O rol de ações demonstra o engajamento dos colaboradores do HU-UFPI nas estratégias que preparam o hospital para ofertar assistência segura e de qualidade a casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Fim do conteúdo da página