Eixo 4 do Plano Interinstitucional de Enfrentamento à Covid-19 da UFPI realiza captação de profissionais voluntários e doadores de sangue em meio à pandemia

Última atualização em Sexta, 01 de Mai de 2020, 11h12

Diante das dificuldades com superlotação dos hospitais devido à pandemia do novo coronavírus e com o afastamento dos profissionais de saúde enquadrados nos grupos de risco, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) desenvolveu o “Plano Interinstitucional de Enfrentamento à Covid-19: UFPI em ação coordenada”.

O plano foi organizado e discutido por um conjunto de professores do Núcleo de Saúde Pública (NESP), de vários departamentos da UFPI e de outros campi. Os envolvidos no Plano têm o papel de gerenciar todas as ações previstas, reunir a equipe virtualmente, buscar outros parceiros fora da Universidade para a execução das ações e observar o que está sendo produzido pela Ciência nas áreas relacionadas a cada eixo para o desenvolvimento de novas ações.

Esse plano possui seis eixos, coordenados por duplas de professores, dentre os quais o Eixo 4, intitulado Infraestrutura e Recursos Humanos, é coordenado pela Profa. Lúcia Vilarinho, do Departamento de Serviço Social/CCHL e gerente do NESP, e pelo Prof. Dr. Marcos Lira, da Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica/CT e Coordenador de Extensão da UFPI. O Eixo realiza trabalhos e ações de captação de profissionais de saúde para enfrentamento da pandemia. O projeto também tem o objetivo de captar doadores de sangue e fortalecer as campanhas de doação, uma vez que, devido à baixa mobilidade das pessoas com o isolamento social, as reservas do Hemopi (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí) encontram-se desfalcadas. Por meio do registro de doadores, o Eixo 4 pretende montar um banco de dados, disponibilizar as informações coletadas à Secretaria Estadual de Saúde e à Fundação Municipal de Saúde (FMS), para que, quando necessário, entrem em contato com as pessoas cadastradas.

A Profa. Lúcia Vilarinho explica que o Eixo 4 consiste num componente de mobilização e provimento de pessoal, insumos, materiais e logística necessários ao cumprimento das metas e dinâmicas operacionais do plano interinstitucional como um todo. Ela ressalta a importância e como se dá a realização das ações de captação e mobilização de profissionais voluntários para a prestação de serviços de saúde de enfrentamento à pandemia.

“Para o Piauí e a cidade de Teresina nós elencamos seis ações iniciais, colocadas como prioritárias. Uma delas diz respeito ao cadastro para observarmos se nos cursos de Saúde da UFPI há profissionais - técnicos, professores ou estudantes, das 14 profissões de Saúde - disponíveis para ajudar nas ações de enfrentamento da Covid-19. Depois de muitas discussões, observamos que temos sim voluntários, tanto para o trabalho como voluntário mesmo, como para o trabalho mediante contratação temporária, uma vez que os órgãos de Saúde estão frequentemente divulgando editais de contratação.”

A professora destaca ainda que o cadastro dos interessados pode ser feito por meio eletrônico, através do link https://sis.ufpi.br/ebtt/coronavirus2020/ .

WhatsApp Image 2020-04-30 at 19.00.12.jpeg

Profa. Lúcia Vilarinho, do Departamento de Serviço Social e gerente do Núcleo de Saúde Pública da UFPI

O trabalho da campanha em prol de mais doações de sangue, colocada na linha de frente, é coordenado pelo professor Marcos Lira, junto às ligas acadêmicas que estão registradas na PREXC (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura). O Hemopi ainda enfrenta dificuldades com a baixa reserva de sangue, que sofreu uma baixa ainda maior com a pandemia e precisa disponibilizá-la para as várias necessidades da população. A profa. Lucia Vilarinho destaca que o objetivo da ação é “lembrar às pessoas que, apesar do coronavírus, existem várias ações de saúde que continuam e precisam da colaboração da população, pois os hospitais não pararam de receber pessoas com outros problemas de saúde e, claro, continuam precisando de doações de sangue”.

Marcos Lira UFPI.jpg

Prof. Marcos Lira, da Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica/CT e Coordenador de Extensão da UFPI

Os coordenadores do Eixo 4 estruturam ações baseadas em demandas do Estado, do município e da sociedade em geral no contexto da pandemia, e uma delas é a preparação de alojamentos para os profissionais de saúde do HU. A iniciativa serve para incentivar que esses profissionais não retornem às suas casas após o trabalho na linha de frente de atendimento às pessoas infectadas pela Covid-19, para não contaminarem seus familiares.

As atividades realizadas são planejadas e dividas em subgrupos dentro do Eixo 4, de forma contínua e programada. Os participantes trabalham remotamente, participando de reuniões nos subgrupos ou com todo o Eixo, para compartilhamento de dificuldades e estratégias de superação. Além disso, há também a articulação do Eixo 4 com os demais eixos e subgrupos de trabalho para o aprimoramento e/ou redirecionamento das ações de acordo com o que for necessário.