Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > Plano de Cuidado para Saúde Mental de empregados do HU-UFPI recebe adequações para enfrentamento da pandemia

Última atualização em Quarta, 06 de Mai de 2020, 07h32

Atividades englobam ações como a entrega de mensagens motivacionais a profissionais, atendimento individualizado e elaboração de materiais psicoeducativos, além das estratégias grupais em rodas de conversa

5FD82365 744A 403E 96F9 848EA3BF841020200506073007

Para profissionais de saúde que atuam em ambientes hospitalares, especialmente para aqueles diretamente ligados ao atendimento de casos suspeitos ou confirmados de COVID-19, existem alguns fatores estressores, além dos que já ocorrem na rotina dos serviços de saúde em geral. A atuação profissional, neste novo contexto, pode acarretar efeitos emocionais significativos.

Raul Rios, psicólogo do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), explica que “esses profissionais podem se sentir sobrecarregados, devido a maior necessidade com a preservação da própria saúde, dos seus familiares e realização do cuidado com o outro, há uma elevação do estresse no ambiente de trabalho. Em decorrência disso, é necessário realizar cuidados da saúde mental, para reduzir o estresse existente, a psicoterapia presencial ou online seria uma opção”, observa.

Com esse objetivo, o HU-UFPI, filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), fez adequações para contemplar, em seu Plano de Cuidado para Saúde Mental, ações específicas para o período da pandemia relacionada ao novo coronavírus, voltadas à saúde integral e à qualidade de vida dos colaboradores. O plano é organizado pela Unidade de Atenção Psicossocial, pelo Setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, pela Unidade de Reabilitação e pela Divisão de Gestão de Pessoas.

As atividades, postas em prática desde março, são direcionadas aos colaboradores do Hospital e englobam ações como a entrega de mensagens motivacionais a profissionais, o atendimento individualizado, por uma equipe de profissionais e elaboração de materiais psicoeducativos voltados aos empregados, além das estratégias grupais em rodas de conversa.

Lígia Carvalho, fisioterapeuta do HU-UFPI, explica que os empregados solicitam de forma espontânea o atendimento individualizado com as práticas integrativas, como ventosaterapia, prescrição de florais e aromaterapia, uso de kinesiotapyng(bandagem), massoterapia e terapias energéticas.

Daniele Torres, Terapeuta Ocupacional, que faz parte da equipe de práticas integrativas explica que organização de uma rotina ocupacional pode reduzir ansiedade e ajudar na promoção do bem-estar.

Vera Lúcia, educadora física do HU-UFPI, que faz parte dessa equipe, realiza atendimento com a prática de yoga, contribuindo para a condição física e mental. “A indicação de práticas ao empregado se faz a partir da escuta de seus relatos. Todo o trabalho é feito de forma ética, segura e embasado nas recomendações das entidades profissionais da área de Fisioterapia e outros conselhos”, relata.

Juliana Burlamaqui, psicóloga do HU-UFPI, ressalta que as consequências de todas essas ações são muito positivas, tanto para a saúde mental e física do profissional como para o clima organizacional no ambiente hospitalar. “As ações possibilitam repensar as estratégias de enfretamento usuais e buscar novas alternativas para enfrentar a pressão do ambiente de trabalho no contexto de pandemia”, finaliza Juliana.

DICAS PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE

•   Reserve um tempo para reflexão e descanso;
 • Permaneça conectado com pessoas queridas, mesmo por meio de métodos digitais. Telefone, mensagens e vídeos auxiliam a manter contato;

• Cuide de você. Garanta horas suficientes de sono e descanso entre plantões e atendimentos. Atente-se à qualidade da sua alimentação; autocuidado não é egoísmo;

• Reserve tempo para você e sua família se ajustarem à maneira como está lidando com a pandemia;

• Crie um esquema de atividades de cuidados pessoais para você;

• Pense nas estratégias que costumam funcionar para você desestressar: hobbies, leituras, filmes, atividade física;

• Reconheça o próprio esforço que tem feito ao longo dos dias no trabalho; mas compreenda os limites de atuação;

• Reconheça sinais e sintomas de estresse e síndrome de Burnout, e procure ajuda sempre que observar que tais sintomas estão interferindo na rotina diária.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.​