Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > UFPI mantém suspensão, por prazo indeterminado, das atividades acadêmicas e administrativas não essenciais
Início do conteúdo da página

“Fake News x Jornalismo Científico” é o tema do diálogo a ser realizado pelo NUJOC Checagem nesta quarta-feira (03)

Imprimir
Publicado: Terça, 02 de Junho de 2020, 11h44

0e82256a-105e-42d0-b767-bc03ff11c8fa.jpg

O NUJOC Checagem promove o diálogo “Fake News x Jornalismo Científico” nesta quarta-feira (03) a partir das 19h com a participação da Profa. Dra. Tattiana Teixeira (UFSC). O bate-papo poderá ser acompanhado pelo perfil @nujoc.checagem no instagram e terá mediação da Profa. Dra. Juliana Teixeira (UFPI).

De acordo com a Profa. Dra. Tattiana Teixeira, a discussão percorrerá por fake news relacionados com temas científicos e de saúde que envolvem a COVID 19. “Elas têm se proliferado em todo o mundo e gerado muita preocupação porque, neste caso, podem mesmo matar. Durante a live pretendo mostrar como este tema está sendo estudado neste período, os principais perigos e as conclusões a que os pesquisadores já chegaram até aqui. O assunto é grave e urgente”, ressaltou.

A pesquisadora ainda destaca a importância de iniciativas, como o NUJOC Checagem, responsáveis por verificar fake news e combater a desinformação transmitida em grande escala, por meios das plataformas de comunicação. “Ainda precisamos desenvolver metodologias e ferramentas mais ágeis e eficazes tanto para a checagem, quanto para a divulgação dos resultados. A questão da checagem é muito complexa, sobretudo porque por trás das fake news há profissionais que sabem muito bem o que fazem e como fazem e as agências de checagem ainda usam mecanismos muito semelhantes ao do jornalismo tradicional, o que acaba reduzindo o alcance dos seus resultados”, pontuou.

Com graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea também pela mesma instituição, a Professora Tattiana Teixeira é atualmente docente associada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Há mais de 18 anos eu pesquiso infografia e a visualização de dados, em especial no jornalismo científico. No momento, estou iniciando um projeto sobre a infografia e a visualização de dados na cobertura da Covid-19. Na UFSC, ofereço há alguns anos Oficinas de Divulgação Científica. Por fim, integro, desde a sua fundação, a equipe de pesquisadores do INCT "Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia" que tem como objetivo investigar, desenvolver, utilizar e testar um conjunto de metodologias, instrumentos e ações relacionadas com a comunicação pública da C&T”, esclareceu.

O NUJOC Checagem é uma iniciativa idealizada pela Profa. Dra. Ana Regina Rêgo e desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC-UFPI). Lançada ao fim do mês de março do presente ano, o Projeto reúne professores, alunos, ex-alunos e jornalistas vinculados ao grupo de pesquisa.

A primeira live Diálogos de Checagem aconteceu no dia 21 de junho, e teve como convidado o Prof. Dr. Igor Sacramento, pesquisador da FioCruz- RJ. Enquanto a segunda contou com a participação da Profa. Dra. Marialva Barbosa com o tema “Gripe Espanhola x COVID 19 – Comunicação, Memória e Experiência” realizada na última sexta-feira (26).

Fim do conteúdo da página