Na quinta-feira (9) será realizado no Cine Teatro Celso Barros Coelho do SESC Cajuína Teresina o II Seminário “Trabalho Digno: Um Impulso ao Desenvolvimento Sustentável”. O evento visa promover uma reflexão sobre o trabalho digno na construção de um desenvolvimento sustentável, abordando temas como responsabilidade social corporativa, critérios ESG (ambiental, social e governança) e os impactos transformadores da inteligência artificial no cenário laboral. O evento terá início às 15h e vai ser realizado até as 19h. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) integra a compõe o simpósio através do Núcleo Integrado de Pesquisa em Administração e Multidisciplinaridade (NIPAM).
Professor Isidro Fortaleza
O Coordenador do NIPAM e um dos organizadores do evento, Prof. Isidro Fortaleza, conta que diversos órgãos estaduais e federais que pautam sobre trabalho digno integram este encontro com foco no contexto do Piauí.
“A Câmara Técnica do Trabalho Digno é uma entidade que atua, obviamente, como o nome já diz, na conscientização do trabalho digno em diversas instâncias, tanto público quanto privada, em múltiplos segmentos. A Universidade Federal do Piauí, através do NIPAM, integra o Conselho deste órgão. Vamos fazer um seminário, que já é o segundo que nós atuamos, sobre o trabalho digno em contexto piauiense. Vamos ter representatividade de diversos estados, principalmente no Nordeste do Brasil, também de uma ONG internacional, a Brücke Le Pont, que atua no fomento do trabalho digno em diversos países”, explica.
O seminário tem com público-alvo gestores públicos, empresários, trabalhadores e estudantes das universidades públicas e privadas do Piauí, principalmente das áreas de administração, direito e economia. O evento terá ainda transmissão ao vivo no canal TVNESTANTE no YouTube com recursos de acessibilidade, tendo suporte de intérpretes de inglês, francês, Libras e audiodescrição. O encontro contará com uma palestra magna que oferecerá uma visão panorâmica do tema, seguida por mesas de diálogo em formato de Summit, proporcionando um espaço dinâmico para a troca de ideias e a construção de conhecimento entre especialistas e o público presente.
O seminário é uma iniciativa conjunta da Rede Ponte, Brücke Le Pont (Suíça), OAB - PI, Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), UFPI e demais instituições integrantes da Câmara Técnica do Trabalho Digno, que congregará atores de diversos setores, incluindo a comunidade acadêmica de instituições de nível superior públicas e privadas, advogados trabalhistas, psicólogos organizacionais e membros de organizações públicas e privadas.
A realização do seminário se justifica pela crescente relevância da temática do trabalho digno no contexto da Agenda 2030 da ONU e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 8, que preconiza o trabalho decente e o crescimento econômico sustentável para todos. Além de ser uma iniciativa vinculada a Semana Estadual do Trabalho Digno no Estado do Piauí. O evento busca aprofundar a compreensão sobre como as organizações podem incorporar práticas sustentáveis e de responsabilidade social para garantir um ambiente de trabalho justo e equitativo, especialmente diante das inovações tecnológicas que moldam o futuro do emprego
Estudantes da UFPI podem realizar a inscrição no evento como ação de extensão através do link.
Acesse também o instagram @selodotrabalhodigno.
Para acessar a live do evento clique aqui.
PROGRAMAÇÃO
Data: 09 de Outubro de 2025 (quinta-feira)Horário: das 15h00 às 19h00
15h - Abertura e Contextualização
Música ambiente e vídeo com fotos institucionais
Fala do Cerimonial sobre o Selo, Projeto e a Câmara Técnica
Vídeo institucional da Rede Ponte / Câmara Técnica
Vídeo da Brücke Le Pont (Jens Rogge / Diretoria BLP)
15h20 - Formação da Mesa de Honra
Falas institucionais das autoridades presentes
16h - Palestra Magna Tema: Responsabilidade Social Corporativa e o Futuro do Trabalho Digno
Ementa: Esta palestra abordará como a responsabilidade social corporativa pode ser uma alavanca estratégica para a promoção do trabalho digno no contexto do desenvolvimento sustentável. Serão exploradas práticas empresariais que conciliam crescimento econômico, a uma relação de cuidado e respeito com trabalhadores, clientes e fornecedores, além do compromisso com a justiça social e ambiental. A palestra também discutirá os desafios e oportunidades para o futuro do trabalho diante das transformações tecnológicas e das novas demandas éticas da sociedade.
17h - Espaço de Diálogo: Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa
Ementa: Este espaço de diálogo propõe uma reflexão sobre os caminhos para consolidar o trabalho digno a partir das práticas empresariais sustentáveis e da inovação tecnológica. A atividade reunirá especialistas com trajetórias diversas para debater a integração entre responsabilidade social corporativa, critérios ESG, inteligência artificial e empregabilidade, considerando os impactos socioeconômicos e ambientais das novas dinâmicas de trabalho.
Convidados:
Tema: ESG como viés de sustentabilidade do trabalho digno no mundo corporativoPalestrante: Gleysiane Sousa: Psicóloga Clínica e Organizacional, com MBA em Gestão de Projetos pelo IBMEC-RJ e Mestrado em Biotecnologia e Atenção Básica em Saúde pela UniFacid (Teresina-PI). Possui mais de 15 anos de experiência em RH, tendo atuado desde empresas locais a multinacionais.
Ementa: A fala deverá abordar como os princípios ESG (Ambiental, Social e Governança) vêm sendo aplicados nas empresas como instrumentos de transformação social. Serão destacados casos de boas práticas, impactos positivos sobre as condições de trabalho, inclusão produtiva e os reflexos dessas ações na reputação empresarial e na competitividade econômica.
O impacto da Inteligência Artificial sob a perspectiva da empregabilidade e o trabalho digno:
Palestrante: Larissa Matos - Advogada do Sales Matos Advocacia. Pós-doutora e Doutora em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP). Doutorado Sanduíche na Universidad de Barcelona (bolsista CAPES PrInt). Mestra em Direito do Trabalho pela Universidad de Palermo. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão da USP "O trabalho além do direito do trabalho", coordenado pelo professor Guilherme Guimarães Feliciano, Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa da USP: "Meio ambiente do Trabalho" e "Proteção do Trabalhador e Promoção das Relações de Trabalho", Autora de livros, artigos e capítulos especializados em Direito Digital do Trabalho, Meio Ambiente do Trabalho e Direito do Trabalho Antidiscriminatório.
Ementa: A exposição deverá analisar os efeitos da Inteligência Artificial no mercado de trabalho, especialmente em relação à empregabilidade, à qualificação profissional e à manutenção dos direitos laborais. Serão debatidas as tensões entre automação e inclusão, bem como caminhos possíveis para garantir que a transição tecnológica ocorra com equidade, ética e respeito à dignidade humana.
18h - Encerramento e Coquetel