Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > CPCE/UFPI inaugura prédio do Núcleo de Assistência Estudantil - NAE

CPCE/UFPI inaugura prédio do Núcleo de Assistência Estudantil - NAE

nae bom jesus 120190318164423

Os estudantes do Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, contam, agora, com o mais novo espaço adequado para os atendimentos voltados aos programas de Assistência Estudantil que a Universidade Federal do Piauí oferece ao corpo discente. O prédio recebe o nome da professora Cláudia Figueiredo Duarte Vieira (in memoriam) pelo relevante serviço prestado na área da educação, junto à toda comunidade acadêmica de Bom Jesus e microrregião.

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, enviou um vídeo cumprimentando o Campus pela aquisição da nova estrutura do NAE destacando a importância desse serviço para a assistência estudantil, além de justificar sua ausência.

nae bom jesus 220190319105244

Vídeo enviado pelo Reitor da UFPI para apresentação durante inuguração do NAE

O Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) foi inaugurado na última sexta-feira, 15/03, em cerimônia com a presença da Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Profa. Dra. Adriana Paiva; do Diretor do Campus, Prof. Dr. Stélio Lima; do marido da professora homenageada, Dilermando Vieira; do estudante e diretor do DCE, Bruno Marcos; além de professores, técnicos-administrativos, terceirizados e discentes do campus.

nae bom jesus 320190319105553

Inauguração do prédio do NAE de Bom Jesus

Segundo com a Vice-Reitoria, Profa. Dra. Nadir Nogueira, a inauguração do prédio é um momento importante para a UFPI e para o campus, por ser uma estrutura voltada para os estudantes. “Em 2010, o Governo Federal assinou um decreto que reconhecia a assistência estudantil, aprovando o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAE). Com isso, nos deu uma grande oportunidade de pensar uma instituição não apenas voltada para as cotas, gerando a igualdade de oportunidade para o ingresso no Ensino Superior, mas também a permanência com qualidade. Começamos a pensar o NAE, ainda na primeira gestão do Professor Arimatéia, entendendo que a assistência estudantil não era só bolsa, residência e restaurante universitário e sim uma equipe com pedagogos, psicólogos, dentistas, assistentes sociais, nutricionistas. Uma equipe que pudesse, realmente, ajudar o estudante na permanência para a conclusão do curso com competência cientifica e formando cidadão digno. Para mim é uma alegria e me sinto honrada em vivenciar esse momento, que é a entrega do NAE ao CPCE”, relata a Vice-Reitora.

nae bom jesus 420190319105820

Profa. Dra. Nadir Nogueira, Prof. Dr. Stélio Lima e Profa. Dra. Adriana Paiva

Segundo a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Profa. Dra. Adriana Paiva, a assistência estudantil é vital para a universidade. “Tenho sempre colocado em minhas reuniões com a administração superior a necessidade da assistência estudantil ter uma estrutura e uma equipe eficaz para trabalhar efetivamente em prol da assistência e da educação. O estudante que ingressa precisa ser acolhido e ter apoio, e não podemos ver a assistência estudantil só como repasse de benefício, mas como apoio pedagógico, psicológico e entre outros tantos serviços que o NAE oferece. Parabenizo o Campus pela aquisição do prédio e colocamos a PRAEC de portas abertas para todo e qualquer desafio que o campus possa enfrentar”, ressalta a Pró-Reitora.

O Diretor do Campus, Prof. Dr. Stélio Lima, agradeceu a administração superior pela aquisição do prédio do NAE e da alegria em ver um sonho realizado. “Com muita alegria, que nós recebemos a administração superior, representada pela professora Nadir e professora Adriana, para a inauguração do prédio do NAE. É uma conquista da comunidade discente, que com muito trabalho e dedicação da administração superior e de toda a equipe do Campus de Bom Jesus foi possível realizar. Então, é um sonho que se inicia hoje e o trabalho vai continuar para que a gente possa ter o prédio em sua plenitude funcionando”, disse o Diretor.

nae bom jesus 520190319110228

Diretor do DCE do Campus de Bom Jesus, estudante Bruno Marcos, destaca a importância da assistência estudantil

O estudante Bruno Marcos, diretor do DCE do Campus de Bom Jesus, falou sobre a importância do NAE, principalmente para estudantes que não são da cidade. “Sou de Itinga, no Maranhão, que fica a 1.600km de distância de Bom Jesus. Quando ficamos sabendo da construção do prédio, ficamos felizes pois a assistência estudantil garante que o estudante se sinta mais à vontade dentro da universidade e que atende às nossas necessidades, evitando transtornos e para nós é motivo de alegria. Nós só temos a agradecer a direção e a administração superior, em nome do Reitor, professor Arimatéia, e da Vice-Reitora, Professora Nadir, por nos dar esse presente e garantir uma melhor qualidade de ensino e de vida”, contou Bruno.

Sem título20190319114804