Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > I Dia de Campo em Fruticultura no Vale do Gurguéia
Início do conteúdo da página

I Dia de Campo em Fruticultura no Vale do Gurguéia

Imprimir
Última atualização em Terça, 14 de Junho de 2022, 16h35

WhatsApp_Image_2022-06-13_at_17.27.39.jpeg

 

No dia 09/06/2022 aconteceu na Fazenda Experimental Alvorada do Gurguéia (FEAG) o I Dia de Campo em Fruticultura no Vale do Gurguéia em parceria com SENAR Piauí. Evento este que se tornou o marco da Fruticultura no Vale do Gurguéia.

O dia de campo começou com a palestra sobre as atividades de Ateg do SENAR Piauí ministrada por Silvio César Brito (Gerente de Assistência Técnica e Gerencial SENAR/AR-PI). Após deu-se início a palestra do Prof. Dr. Gustavo Pereira (Docente em fruticultura do CPCE e fundador do FRUTAGRO) onde o mesmo relatou o início dos trabalhos em 2017 até os dias atuais em parceria com as EMBRAPAs (Semiárido, CNPMF e Agroindústria Tropical) e a perspectiva para a fruticultura no Vale do Gurguéia.
Terminadas as palestras foi realizada a visita técnica na área experimental de fruticultura da FEAG. A área conta com 5 ha de experimentos. com diversas frutíferas como Caju, Acerola, Manga, Umbu, Goiaba, Citros e Figo. Durante a visita foram observados os experimentos concluídos e em andamento. Nesta área experimental conta com dissertações de mestrado e tese de doutorado do PPGCA, Tccs, Pibics e projetos de extensão.
Também durante a visita no campo, o Prof. Dr. Artur Mendes Medeiros e a Profa. Dra. Priscila Alves Barroso explanaram sobre a área experimental com Feijão Fava. Estudos recentes tem o objetivo de entender o comportamento dessa espécie no Vale do Gurguéia.
Neste Dia de Campo contamos com a presença de 30 produtores atendidos pela Ateg do SENAR-PI, discentes integrantes do Grupo de Pesquisa em Fruticultura da UFPI (FRUTAGRO) e técnicos do SENAR-PI. Também estiveram presentes o diretor do CPCE, Prof. Dr. Everaldo Moreira da Silva e o Coordenador Administrativo Financeiro, o Dr. José Valdenor da Silva Júnior.
Esses eventos de Dia de Campo são muito importantes para a troca de informações, transferência de tecnologia e também mostrar que a fruticultura no Vale do Gurguéia tem um grande potencial,  quem sabe se tornar num futuro bem próximo um polo em fruticultura no Piauí, relata o Prof. Dr. Gustavo Pereira

Fim do conteúdo da página