Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CCHL > Aberto XIII Simpósio de História do Departamento de História da UFPI
Início do conteúdo da página

Aberto XIII Simpósio de História do Departamento de História da UFPI

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Mesa de Honra

Voltado ao tema “Passados Presentes: História, Gênero e Democracia”, foi aberto na noite dessa terça-feira, 4 de outubro, no Cine Teatro da Universidade, o XIII Simpósio de História do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com programação até dia 7 de outubro, o evento ocorre conjuntamente ao II Seminário de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade.

 Plateia

Estudantes, pesquisadores, professores, militantes de movimentos sociais e a comunidade em geral têm, durante os eventos, a oportunidade de sedimentar conhecimentos nos campos da História, Ciência Política e de áreas afins.

A proposta é alargar discussões teóricas, metodológicas e empíricas, além de fortalecer a produção científica na UFPI, tendo como foco as linhas de pesquisa do PPG em História do Brasil: História, Memória, Cidade e Trabalho; e História, Cultura e Arte.

Entre as atividades oferecidas aos participantes estão oficinas de Metodologia de Ensino de História, minicursos, simpósios temáticos, conferências e mesas de discussão sobre Identidades de Gênero e Políticas de Cidadania, e História e Gênero.

A solenidade de abertura contou com a presença da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Maria do Socorro Leal Lopes - representando o Reitor da UFPI; do coordenador do Curso de Mestrado em História do Brasil, Prof. Dr. Edwar de Alencar Castelo Branco; do coordenador do Curso de História, Prof. Me. Dalton Melo Macambira; e a advogada Helfryda Rocha, assessora jurídica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) – representando a presidência da Fundação.

Dalton Macambira

Prof. Me. Dalton Melo Macambira, coordenador do Curso de História.

O professor Dalton Macambira destacou a importância da temática do evento no momento político pelo qual passa o país. “Os temas do evento são absolutamente atuais, sobretudo no momento em que o Brasil vive uma seríssima ameaça à democracia. Antes do golpe que aconteceu recentemente, o Brasil vivia o mais longo período democrático de sua história, é bom que isso fique registrado. Os descaminhos pelos quais o golpe midiático e parlamentar do qual a nossa democracia foi vítima, ninguém sabe onde darão. O nosso palestrante de hoje vai nos ajudar nesse debate, companheiro que está à frente de um grupo importante de Historiadores pela Democracia”, ressaltou.  

Edwar Castelo Branco

Prof. Dr. Edwar de Alencar Castelo Branco, Coordenador do Mestrado em História do Brasil 

O professor Edwar de Alencar Castelo Branco utilizou o processo eleitoral da cidade de São Paulo para relacionar os temas da política, gênero e democracia abordados no evento. Segundo ele, o processo sofreu interferência do sistema Globo e manipulação de dados pelos institutos de pesquisa, retirando violenta e artificialmente o atual prefeito Haddad do pleito eleitoral. “No dia 01, é preciso ressaltar sempre, para educar, para que seja didático, o sistema Globo e os seus tentáculos inventaram uma pesquisa feita de 8h às 19h para alçar o prefeito Haddad do quarto ou quinto lugar para o segundo, porque precisava salvaguardar a imagem dos institutos de opinião pública. Mas, naquele momento, o paulistano já tinha se desinteressado da campanha eleitoral, porque percebeu que aquela campanha era artificial, faltava algo, não era real. Aconteceu que o prefeito eleito perdeu para abstenções, nulos e branco, esse é um fato histórico e absolutamente relevante que na minha opinião articula as três palavras abordadas nesse evento”, explicou.

Pro Reitora

Profa. Dra. Maria do Socorro Leal Lopes, Pró-Reitora de Ensino de Graduação 

Representando o Reitor da UFPI, a professora Maria do Socorro Leal cumprimentou os presentes e parabenizou os organizadores do evento. “Esperamos que as reflexões produzidas nesse simpósio e seminário nos auxiliem em nossas práticas e pesquisas profissionais enquanto espaço de discussão e de aprofundamento das questões que ainda nos desafiam nesse campo da história. Gostaríamos de agradecer em nome do Magnífico Reitor a todos aqueles que assumiram a importante tarefa de realizar esse evento”, destacou.

Conferencista Freitas Neto da Unicamp

Docente e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Prof. Dr. José Alves de Freitas Neto

A conferência de abertura foi ministrada pelo docente e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Prof. Dr. José Alves de Freitas Neto, que abordou o tema Historiadores pela Democracia. “Tradicionalmente associamos a história com a questão do passado, porque ela é assim, ela estuda o passado, mas ela dialoga permanentemente com o tempo presente. Então, é nesse jogo e nessa aproximação que é um movimento considerando tudo o que nós vivemos desde 2013, estou analisando especificamente o processo de impeachment de 2016, mas tentando identificar uma pauta que vários historiadores levantaram em torno da participação de nosso movimento como defesa da democracia. Então, contextualizar a democracia brasileira, os impasses que a sociedade brasileira vivencia do ponto de vista da inclusão social, da questão da participação e dos direitos humanos, integram um pouco desse repertório”, explicou.  

Fim do conteúdo da página