Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professores da UFPI participam de capacitação em Universidade Aberta do SUS no Maranhão

Professores do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizaram visita técnica a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no dia 19 de fevereiro, em São Luís. Os professores participaram de treinamento para implantação da UNA-SUS na UFPI.

A equipe foi composta pela Prof.ª Dra. Lis Cardoso Marinho, do Departamento de Biofísica e Fisiologia, a Enfermeira Maria da Cruz de Moura, a Profa. Dra. Maria das Graças Freire de Medeiros, o Prof. Dr. José de Sousa Lima Neto (ambos do Curso de Farmácia/UFPI) e o técnico de informática Wesley Nobrega (CEAD/UFPI).

UNASUSV

Equipe de Professores da UFPI visitam UNA-SUS/UFMA

Para a Prof.ª Dr.ª Lis Cardoso, do Departamento de Biofísica e Fisiologia, é importante a capacitação para implantar a UNA-SUS na Universidade. "A UFPI está se organizando para a instalação da UNA-SUS, isso precisa ser feito de forma gradual e bem planejada para que a Universidade Aberta da UFPI possa ter o sucesso semelhante ao da UNA-SUS/UFMA", afirma.

O Prof. Dr. José de Sousa Lima Neto ressalta a importância de conhecer a Universidade Aberta do SUS da UFPI deve começar os cursos especializações e o mestrado em saúde da família de forma eficiente. "O que vai determinar o sucesso da UNA-SUS/UFPI será o profissionalismo de sua equipe, por isso é importante conhecer outras experiências no país para definirmos qual modelo será empregado na UFPI. A Universidade Aberta do SUS deve construir um modelo pedagógico que contribua para o melhoramento dos serviços ofertados no SUS”, destaca.

Universidade Aberta do SUS

A Universidade Aberta do SUS foi criada pelo Ministério da Saúde em 2010 para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no SUS.

A UNA-SUS possui um rede colaborativa de 35 instituições de ensino superior, tendo como foco a educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), visando a resolução de problemas destes profissionais por meio de cursos de capacitação, extensão, oficinas, cursos de especialização latu senso, todos gratuitos.

A Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UMA-SUS/UFMA) iniciou suas atividades em 2010, com a coordenação da Prof.ª Dr.ª Ana Emília Figueiredo de Oliveira e possui mais de 30 mil matrículas registradas.

A previsão é de que a Universidade Aberta do SUS na UFPI oferte cursos no segundo semestre de 2016. A Prof.ª Dr.ª Lis Cardoso afirma que a unidade do Piauí iniciará suas atividades com Mestrado em Saúde para Mulher. “A Universidade Aberta para o SUS no Piauí iniciará suas atividades com um grande diferencial em relação às demais, teremos o Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, único no Brasil na rede UNA-SUS”, destaca. Será ofertado, também, o Curso de Especialização em Saúde da Família para médicos do Programa Mais Médicos e do Programa de Valorização da Atenção Básica (PROVAB).