Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI sedia III Seminário Nacional de Administração Educacional

UFPI sedia III Seminário Nacional de Administração Educacional

DSC 0646

Mesa Base Nacional Comum e Diretrizes Curriculares para Formação de Professores

“A gestão da política nacional de educação: desafios contemporâneos para a garantia do direito à educação” é o tema do III Seminário Nacional de Administração Educacional, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação (NUPPEGE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento iniciou suas atividades na quarta-feira (04) e até o momento contou com apresentações culturais, lançamentos de livros, conferências e exposições de trabalhos.

Estiveram presentes no Seminário professores e gestores da educação básica e superior de todo Estado do Piauí, alunos de cursos de graduação e pós-graduação, dirigentes municipais de educação e pesquisadores dos temas atuais ligados à educação e a gestão escolar.

DSC 0648

Prof. Dr. Antônio Ferreira, coordenador III Seminário Nacional de Administração Educacional

O coordenador do evento, Prof. Dr. Antônio Ferreira, destacou a importância do evento. "É importante a realização desses eventos no sentido de preparar os gestores para atuar em favor de uma educação de qualidade, sobretudo na educação pública e na educação básica. É necessário fazer o debate da atual conjuntura de educação, pois estamos vivendo momentos de mudanças bastante complexos", explicou.

DSC 0652

Germana dos Santos, professora da educação básica e participante do Seminário

Para professora da educação básica Germana dos Santos, o seminário é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos. "Esse seminário é bastante enriquecedor porque a gente tem a oportunidade de ouvir debates com doutores especializados na área, e também não deixa de ser uma forma de aprofundar nossos conhecimentos e assim melhor aplicá-los em sala de aula", relatou.

O III Seminário Nacional de Administração Educacional encerará hoje, as 16:00hr, no Cine Teatro da UFPI, com a mesa "Os movimentos sociais pelo direito à educação: incidências no âmbito das políticas públicas de educação.

Concomitante ao III Seminário Nacional de Administração Educacionalao acontece também o Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)que este ano propôs o tema “A Gestão da Política Nacional de Educação: Desafios Contemporâneos para a Garantia do Direito à Educação”. O encontro está sendo coordenado pela Profa. Dra. Rosana Evangelista da Cruz, do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE), e conta  com a participação de representantes de quinze universidades brasileiras.

A Profa. Dra. Rosana Evangelista da Cruz explica que, para refletir as práticas educacionais no Piauí, é preciso um trabalho em conjunto com as políticas nacionais. “É um movimento que visa fazer a conexão entre o nacional e o local, tanto as políticas realizadas no município quanto no estado. E o objetivo é fazer um aprofundamento sobre a temática central do evento, a gestão e desafios contemporâneos, sempre buscando a discussão teórica e política tanto nas questões epistemológicas quanto nas questões concretas da política educacional que tem sido colocada em curso no Brasil”, ressalta.