Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI sedia III Seminário Nacional de Administração Educacional
Início do conteúdo da página

UFPI sedia III Seminário Nacional de Administração Educacional

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

DSC 0646

Mesa Base Nacional Comum e Diretrizes Curriculares para Formação de Professores

“A gestão da política nacional de educação: desafios contemporâneos para a garantia do direito à educação” é o tema do III Seminário Nacional de Administração Educacional, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação (NUPPEGE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento iniciou suas atividades na quarta-feira (04) e até o momento contou com apresentações culturais, lançamentos de livros, conferências e exposições de trabalhos.

Estiveram presentes no Seminário professores e gestores da educação básica e superior de todo Estado do Piauí, alunos de cursos de graduação e pós-graduação, dirigentes municipais de educação e pesquisadores dos temas atuais ligados à educação e a gestão escolar.

DSC 0648

Prof. Dr. Antônio Ferreira, coordenador III Seminário Nacional de Administração Educacional

O coordenador do evento, Prof. Dr. Antônio Ferreira, destacou a importância do evento. "É importante a realização desses eventos no sentido de preparar os gestores para atuar em favor de uma educação de qualidade, sobretudo na educação pública e na educação básica. É necessário fazer o debate da atual conjuntura de educação, pois estamos vivendo momentos de mudanças bastante complexos", explicou.

DSC 0652

Germana dos Santos, professora da educação básica e participante do Seminário

Para professora da educação básica Germana dos Santos, o seminário é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos. "Esse seminário é bastante enriquecedor porque a gente tem a oportunidade de ouvir debates com doutores especializados na área, e também não deixa de ser uma forma de aprofundar nossos conhecimentos e assim melhor aplicá-los em sala de aula", relatou.

O III Seminário Nacional de Administração Educacional encerará hoje, as 16:00hr, no Cine Teatro da UFPI, com a mesa "Os movimentos sociais pelo direito à educação: incidências no âmbito das políticas públicas de educação.

Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação

Concomitante ao III Seminário Nacional de Administração Educacionalao acontece também o Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)que este ano propôs o tema “A Gestão da Política Nacional de Educação: Desafios Contemporâneos para a Garantia do Direito à Educação”. O encontro está sendo coordenado pela Profa. Dra. Rosana Evangelista da Cruz, do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE), e conta  com a participação de representantes de quinze universidades brasileiras.

A Profa. Dra. Rosana Evangelista da Cruz explica que, para refletir as práticas educacionais no Piauí, é preciso um trabalho em conjunto com as políticas nacionais. “É um movimento que visa fazer a conexão entre o nacional e o local, tanto as políticas realizadas no município quanto no estado. E o objetivo é fazer um aprofundamento sobre a temática central do evento, a gestão e desafios contemporâneos, sempre buscando a discussão teórica e política tanto nas questões epistemológicas quanto nas questões concretas da política educacional que tem sido colocada em curso no Brasil”, ressalta. 

Fim do conteúdo da página