Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI inaugura primeira pista de atletismo oficial do Piauí

UFPI inaugura primeira pista de atletismo oficial do Piauí

pista 1

Durante inauguração da pista de atletismo da UFPI (Foto: Roberto Castro/ME)

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) inaugurou, na manhã desta sexta-feira (06), a primeira pista de atletismo oficial do estado. A pista, localizada no Setor de Esportes Alcides Lebre/UFPI e instalada em uma área total de nove mil metros quadrados, tem 400 metros, além das áreas para as práticas de arremesso e saltos.

Com oito raias, o equipamento - que integra a Rede Nacional de Treinamentos de Atletismo do Ministério do Esporte - estará apta a buscar a certificação internacional nível 2 da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo). Os equipamentos fazem parte da estratégia de nacionalização do legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

IMG 5064

Solenidade de inauguração da pista de atletismo da UFPI

Estiveram presentes na solenidade o ministro do Esporte, Ricardo Leyser; o Governadordo Piauí, Wellington Dias; o prefeito de Teresina, Firmino Filho; o Reitor em exercício da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. Helder Nunes da Cunha; Reitor da UESPI, Prof. Dr.NougaCardoso; presidente da Fundação dos Esportes do Piauí (FUNDESPI), Vicente Sobrinho;SecretarioMunicipal de Esportes e Lazer(Semel), João Henrique Rufino; Diretora do Centro de Ciências da Saúde, Profa. Dra. Regina Ferraz; o Chefe do Departamento de Educação Física da UFPI, Prof. Dr.Sergio Galan; o Coordenador do Curso de Educação Física da UFPI, Moises Tolentino; Deputada Iracema Portella; DeputadoSilas Freire; e a representante da Confederação Brasileira de Atletismo, Márcia Araujo.

IMG 5066

Ministro do Esporte, Ricardo Leyser

O ministro do Esporte, Ricardo Leyser, comenta as contribuições que a pista de atletismo irá trazer para o desenvolvimento do esporte. “Os professores terão condições corretas para desenvolverem seu trabalho e o atleta, que costumava correr em uma pista dura e antiga e consequentemente ter lesões, agora terá oportunidade de treinar em uma pista moderna e que trará resultados mais eficientes. Com essas condições, o atleta brasileiro irá ser campeão”, afirma.

IMG 5092

Reitor em exercício da UFPI, Prof. Dr. Helder Nunes da Cunha

Segundo o Reitor em exercício da UFPI, Prof. Dr. Helder Nunes da Cunha, a estrutura proporcionará uma melhor qualidade dos atletas piauienses. “Só teremos bons atletas se oferecermos boa qualidade e condições para que treinem e sejam bons competidores. E com a pista de atletismo, aumentaremos o número de representantes desse esporte no estado”, observa.

IMG 5141

Chefe do Departamento de Educação Física da UFPI, Prof. Dr.Sergio Galan e o Governadordo Piauí, Wellington Dias

O Chefe do Departamento de Educação Física da UFPI, Prof. Dr.Sergio Galan, conta que a pista foi construída com o que há de mais moderno no mundo em termos de atletismo. “O Piauí está inserido não só na Rede Nacional de Atletismo, como também na rede internacional, possuindo estrutura para sediar qualquer atividade esportiva ligada ao atletismo. Tivemos uma equipe que soube concretizar com responsabilidade uma pista de primeiro mundo. E é um momento muito importante para o esporte piauiense e para a revelação de talentos. Certamente fará com que os atletas tenham condições de trazer muitos prêmios para o Piauí”, ressalta.

Para o prefeito de Teresina, Firmino Filho, é preciso construir e investir para que os esportistas mostrem capacidade e sejam vitoriosos. “Nossos atletas irão trazer medalhas, dando testemunho de competência e levando o nome do Piauí para o mundo afora”, diz.

Rede Nacional
As pistas de atletismo integrarão a Rede Nacional de Treinamento de Atletismo que o Ministério do Esporte está constituindo em todo o país e abarca construção, reforma, equipagem e operação das pistas e conta com a direção técnica da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e suas federações estaduais, além da colaboração das faculdades de educação física espalhadas pelo Brasil.
A estrutura terá 47 pistas oficiais, resultado de parceria com governos estaduais, prefeituras, universidades, CBAt, federações estaduais e clubes, num investimento da ordem de R$ 301,8 milhões. Os empreendimentos estão em diferentes estágios: já foram entregues 17 pistas; além da pista da UFPI, outra será inaugurada nesta sexta-feira, no estado de Tocantins.
A Rede também conta com centros de treinamento. O Ministério está investindo R$ 15 milhões para a construção do Centro Nacional de Treinamento de Atletismo de Alto Nível em Cascavel (PR), em obras, e investiu R$ 19,5 milhões na Arena Caixa de Atletismo, já inaugurada em São Bernardo do Campo (SP), entregue em 2014.

Confira o vídeo:
 playeresporte.jpg