Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Começaram as aulas do DINTER em Educação UFPI-USP

Começaram as aulas do DINTER em Educação UFPI-USP

helder

Tiveram início hoje (25) as aulas do Doutorado Interinstitucional em Educação (DINTER) ofertado em parceria entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade de São Paulo (USP). O Pró-Reitor da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, Prof. Dr. Helder Cunha; e a Coordenadora da Pós-Graduação pela UFPI, Profa. Dra. Germaine Elshout de Aguiar, estiveram na sala do programa para saudar os 18 doutorandos.

proff

Professor Agnaldo Arroio, Coordenador do DINTER pela USP

A primeira disciplina será ministrada pelo professor Agnaldo Arroio, que também é Coordenador do DINTER pela USP. “É uma experiência positiva para todos. É a primeira vez que a Faculdade de Educação (da USP) participa de um DINTER, demorou bastante e temos que valorizar essa conquista que é a USP se abrir para esse tipo de experiência. A Faculdade tem mais de 40 anos e é a primeira vez que ela vai fazer esse tipo de parceria. Temos as melhores expectativas, acredito que tanto para as pessoas daqui que esperaram tanto tempo para sair o projeto, como também para os professores da Faculdade no envolvimento e em conhecer também essa outra realidade”, declarou o Coordenador Agnaldo Arroio.

prof.helder

Prof. Dr. Helder Cunha, Pró-Reitor da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da UFPI

O Prof. Dr. Helder Cunha, destacou o crescimento no número de doutorados interinstitucionais ofertados pela UFPI. “O objetivo principal de apoiarmos a formação desses doutorados interinstitucionais é termos um processo mais acelerado de qualificação de nossos docentes. No DINTER, o nosso docente não se afasta integralmente durante os quatro anos para fazer o doutorado, ele vai ter uma redução de carga horária, mas continua em sala de aula, só vai se afastar integralmente quando tiver que fazer o estágio obrigatório e, isso, no máximo em 12 meses. Então, a Instituição ganha por isso, porque não precisa que o docente se afaste integralmente, ganha o docente que muitas vezes não tem como se afastar integralmente e prefere fazer o doutorado dentro da Instituição. Então, isso é o mérito que tem hoje o DINTER e a UFPI tem trabalhado muito com essas propostas. Temos vários cursos de DINTER acontecendo nesse momento da UFPI”, destacou o Pró-Reitor.