Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Departamento de Arquitetura da UFPI e Fadex discutem a instalação do primeiro FabLab no Piauí

O chefe do departamento acadêmico do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. Marcelo Furtini, reuniu-se com o superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), Prof. Dr. Lívio César Cunha Nunes; o coordenador de elaboração de projetos e captação de recursos, Ms. Wilaman Fernandes; e a estudante de arquitetura, Andressa Machado, para discutir a implantação de um laboratório FabLab na UFPI. O laboratório consiste em uma plataforma multiusuária de prototipagem técnica para a inovação e invenção, proporcionando um estímulo para o empreendedorismo local.

Durante o encontro,foram expostos todos os pontos importantes para a elaboração de um projeto de pesquisa como o FabLab, voltado a uma área tecnológica de fabricação digital para a arquitetura, cujo conceito é inovador para o curso no estado e na região nordeste. Na reunião ficou acordado que a Fadex seria a responsável pela gestão financeira do laboratório e dos serviços que serão executados até a sua efetiva implantação.

Em novembro deste ano, será dado o primeiro passo para a implantação do laboratório na UFPI: a realização do Workshop de fabricação digital e da oficina de maquetes. A Fadex será apoiadora dos eventos, bem como do curso de extensão e da elaboração do projeto do FabLab da UFPI, que tem previsão de implantação  em 2017.

FADEXFOTOS1

Reunião aconteceu no Departamento de Arquitetura da UFPI

O diretor do curso de arquitetura, professor Marcelo Furtini, enfatizou a importância da existência de órgãos que incentivem e promovam o debate sobre inovações e pesquisas dentro dos cursos acadêmicos. “Os estudantes buscam o conhecimento para se qualificarem profissionalmente e estarem aptos a exercer sua profissão da melhor maneira possível. Laboratórios como este são fundamentais para agregar conhecimento e alavancar o desenvolvimento”, comenta o professor.

O superintendente da Fadex, Prof. Dr. Lívio César Cunha Nunes, ressaltou que o projeto é interessante porque o laboratório trabalha com o desenvolvimento e a inovação. “O laboratório FabLab é também uma plataforma para a aprendizagem e inovação: um lugar para jogar, para criar, para aprender, para orientar, para inventar... É uma rede de partilha de conhecimento, visto que todos os FabLabs compartilham ferramentas e processos comuns. O programa está construindo uma rede global para a investigação e invenção”, declara.

A estudante Andressa Machado, estagiou em um laboratório de Fabricação Digital voltado para arquitetura e áreas afins, chamado FabLabLimerick, localizado na Irlanda, onde trabalhou com prototipagem digital e desenvolvimento de tipos habitacionais a partir de materiais sustentáveis. “Percebi o imenso potencial existente nessa área. Ao retornar à Teresina, busquei informar-me sobre a existência de instituições locais de apoio e fomento à pesquisa e o modo como tais órgãos pudessem me instruir para que fosse possível o início de algum projeto direcionado à fabricação digital, objetivando a implantação desse projeto dentro do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI”, explica a estudante de arquitetura.

*Com informações da FADEX