Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI participa de debates sobre MP que altera estrutura do Ensino Médio
Início do conteúdo da página

Reitor da UFPI participa de debates sobre MP que altera estrutura do Ensino Médio

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

reitor_evento_UFBA.jpg

O reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, integrou grupo de especialistas em educação de diversos segmentos chamados a refletir sobre os impactos da medida provisória que implementa alterações à estrutura do Ensino Médio ofertado no país. O reitor participou como debatedor no seminário “Reflexões sobre o Ensino Médio Brasileiro: impactos da Medida Provisória 746/2016”, promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), nessa quinta-feira (20), no salão nobre da reitoria da universidade baiana.

O Reitor da UFPI participou do terceiro debate, com início às 16h30, e que teve como tema “A Reforma do Ensino Médio proposta através da Medida Provisória”. O debate foi mediado pelo Reitor da UFBA, Prof. Dr. João Carlos Salles, e contou com a participação também de um representante do MEC; da Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ariane de Sá; da Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Sandra Regina Paz da Silva; do Coordenador do Fórum Nacional de Educação, Heleno Araújo; do docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Almérico Lima; e da coordenadora Geral do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Célia Maria Benedicto Giglio.

A visão de que a MP 746/2016 representa um recuo na proposta educacional oferecida à juventude, que ficará atrelada ao desenvolvimento de competências voltadas ao mundo do trabalho, norteou as falas dos debatedores.

O subsecretário da Educação do Estado da Bahia, Nildon Pitombo, afirmou que a proposta apresentada pelo Ministério da Educação “é um retorno aos princípios estabelecidos na LDB 5.692 dos anos de 1970”.  Além disso, Pitombo acentuou que é a retirada de um direito social da juventude, já que afasta a possibilidade do conhecimento das humanidades, pois alia o ensino médio à educação profissional, presumidamente, voltada aos postos de trabalho”.   

Com informações da Assessoria de Imprensa da UFBA

Fim do conteúdo da página