Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor do curso de Engenharia de Produção da UFPI recebe Prêmio Von Martius de Sustentabilidade

SAM_2087.jpg

O Professor Francisco de Assis da Silva Mota, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi um dos ganhadores do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade – Câmara Brasil – Alemanha. O Prêmio, criado em 2000, é considerado o mais importante da América Latina quando se trata em desenvolvimento sustentável, que conta com apoio do Programa das nações Unidas para o Meio ambiente (PNUMA) e do conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

DSC03245.jpg

Prof. Francisco de Assis da Silva Mota com o prêmio Von Martius de Sustentabilidade

Em seu trabalho de tese de doutorado, o qual é orientado pelos professores José Tarcísio Costa Filho e Guilherme Barreto, que está em andamento, o professor desenvolveu, em parceria com a Fundação Núcleo de tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), um sistema destinado a extração do Óleo de vísceras de Peixes que tem por objetivo extrair o óleo de rejeitos de pescados (vísceras) e, com isso, suprir a cadeia produtiva de biodiesel.

A Unidade Intitulada “Biopeixes” foi desenvolvida e projetada pelo Prof. Francisco em seu trabalho de Tese. Todo o sistema encontra-se patenteado. Atualmente, o sistema encontra-se instalado no Açude Castanhão no Ceará. Toda a produção de óleo obtida é comprada pela Petrobras Biocombustíveis. Outras unidades já estão sendo direcionadas a Estados produtores de pescados em cativeiros.

O prêmio tem por objetivo apresentar os projetos vencedores em outros países. Com isso, a tecnologia, desenvolvida por cearenses, poderá abranger maiores regiões do globo. Desta forma, a pesquisa se destacou por ser uma inovação de cunho tecnológico, social e ambiental.