Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aluno de Engenharia Elétrica da UFPI ganha prêmio Mercosul de C & T

Aluno de Engenharia Elétrica da UFPI ganha prêmio Mercosul de C & T

DSC03407m_1.jpg

Caio Araújo Damasceno, aluno do Curso de Engenharia Elétrica da UFPI, venceu o prêmio CNPq Mercosul de Ciência e Tecnologia, na categoria Estudante Universitário. Foram 339 projetos participantes dos países Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Com o título “HANDLE: uma prótese robótica de baixo custo”, a pesquisa de Caio Araújo começou na iniciação científica, que se transformou em seu trabalho de conclusão de curso (TCC), orientado pelo Prof. Dr. Otacílio da Mota Almeida.

Caio Araújo conquistou premiação de U$ 3500 dólares, e ambos aluno e orientador receberam comenda. A entrega da premiação ocorreu na noite da quinta-feira, 1º de dezembro, em solenidade no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, em Brasília, com participação do secretário de Governo para Ciência e Tecnologia e Inovação, Alvaro Prata; e do presidente do CNPq, Mário Neto Borges. Na plateia, estava o deputado federal Átila Lira que prestigiou o Piauí pela conquista do primeiro lugar.

Resumo do Trabalho: “HANDLE: uma prótese robótica de baixo custo”

A Handle é um projeto que surgiu diante de dois problemas enfrentados na atualidade. O primeiro é o elevado número de pessoas com deficiência nos membros superiores, que resulta em mais de 7 mil amputações desses membros por ano no Brasil, segundo estimativas. A segunda questão é o altíssimo valor de próteses funcionais, mecanismos robóticos controlados a partir dos músculos e/ou nervos, que custam hoje no mercado em torno de R$ 150.000, gasto que praticamente inviabiliza o acesso da população a esse tipo de prótese.

Através da impressão tridimensional, usando materiais de qualidade, de boa resistência e de baixo peso, percebeu-se uma solução prática para esse problema: A confecção de próteses impressas e personalizadas através da impressão 3D, que visa atender aos mais diversos tipos de traumas e amputações. O projeto será continuado no Laboratório de Automação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFPI.

Confira mais fotos:

DSC03377m.jpg