Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI em parceria com o HEMOPI realizou campanha de doação de sangue

UFPI em parceria com o HEMOPI realizou campanha de doação de sangue

DSC_0747.JPG

Doar sangue pode salvar vidas. Por meio dessa ideologia o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí (HEMOPI) inaugurou a primeira Unidade Móvel de Coleta Externa do Estado na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Em alusão ao Dia Mundial do Doador de sangue, nesta segunda-feira (12), das 08h às 17h, na praça de alimentação do Centro de Ciências da Educação e Centro de Ciências Humanas e Letras, foi realizada a Campanha de Doação de Sangue que teve como objetivo mobilizar a comunidade acadêmica para ampliação do estoque de sangue do HEMOPI.

A parceria entre a Instituição e o HEMOPI é antiga, desde 2004 mantém laços por meio das Pró-Reitorias, Departamentos e Centros Acadêmicos para campanhas de doação de sangue. A campanha realizada nesta segunda-feira foi uma parcerira com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e o HEMOPI.

A supervisora de coleta externa do HEMOPI, Hortência Rocha, fala sobre a relação do HEMOPI com a UFPI. "A UFPI é uma parceira antiga do HEMOPI e já realizamos muitas campanhas em parceria com a Instituição. Escolhemos a UFPI para inaugurar a 1ª Unidade Móvel de Coleta de dados externa do Piauí e, prontamente, a PRAEC abraçou a nossa campanha", revelou Hortência.

DSC_0723.JPG

Hotência Rocha, supervisora de coleta externa do HEMOPI

Para ter participado da campanha, o doador só precisou preencher uma ficha, fazer um teste de hemoglobina - para saber se tem anemia ou não -, uma triagem com o médico ou enfermeiro, a coleta de sangue e, por último, recebia um lanche que integrava a recomendação médica de repouso e alimentação.

DSC_0731.JPG

Preenchimento de dados pessoais para o cadastramento

DSC_0735.JPG

Exame simples de anemia

DSC_0738.JPG

Sala de coleta de sangue da Unidade Móvel do HEMOPI

A médica da unidade móvel de coleta de sangue, Dra. Lívia Patrícia Mourão falou a respeito da ação. "É importante a interação entre a comunidade acadêmica e a saúde, realizar de forma externa essa campanha  para  aumentar o estoque de sangue do HEMOPI". citou Lívia.

DSC_0740.JPG

Dra. Lívia Patrícia Mourão, médica da unidade móvel de coleta de sangue

A estudante de Letras - Português Francês, Luma Paulo Franco, falou sobre o que lhe motivou a participar da campanha. "Poder ajudar outras pessoas que estão passando por necessidades e me colocar no lugar delas, ter empatia e pensar que um dia eu possa estar precisando de sangue. Então, não custa nada ir doar sangue e poder ajudar o Banco de Sangue que precisa ser reposto", afirmou Luma.

Saiba mais

Cada voluntário doou em média 380ml a 450ml de sangue, que, no corpo, são repostos em 24h e os nutrientes por volta de 1 mês. São realizados exames de avaliação do sangue coletado para que ele possa estar no Banco de Sangue.

DSC_0745.JPG

Unidade Móvel de Coleta Externa