Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Floriano: I Festival de Educação no Campo (FESTCAMP)

Floriano: I Festival de Educação no Campo (FESTCAMP)

mesa de aberturaa20180306151001

Mesa de abertura sa solenidade

Durante uma semana, estudantes, professores, movimentos sociais e a comunidade discutiram temáticas relacionadas à educação no campo, durante o I Festival de Educação do Campo (FESTCAMP), promovido pelo Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, do Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano.

reisado20180306150528

Apresentação do reisado da Comunidade Pequi, zona rural de Floriano

O evento teve como objetivo gerar espaço para ampliação das pesquisas e discussões sobre os aspectos sócio-históricos, culturais, econômicos e político-pedagógicos intrínsecos à formação do educador do campo, visando tanto o fortalecimento da construção dos laços identitários dos acadêmicos no âmbito do curso, quanto nas relações dialéticas com as suas raízes.

top220180306110345

Roda de ConversaEnsino de Ciências na Educação Básica: qual o lugar da docência por área de conhecimento?

Participantes: Prof. Me Maycon S. Santos e Professores da LEDOC/CAFS

O FESTCAMP mira a reflexão acerca da formação inicial e continuada com a interconexão entre etnia, cultura e identidade, associada com a abordagem sobre os eixos da agricultura familiar, desenvolvimento sustentável e sistema de produção e trabalho no campo, no contexto da formação acadêmica do estudante da Educação no Campo. Eixos esses, imprescindíveis para provocar a sua percepção sobre a relevância da diversidade e suas implicações no conjunto das relações sócio-históricas e culturais, estabelecidas consigo mesmo e com seus pares. Nesse sentido, a principal finalidade do evento concentra-se na necessidade de atentar para as articulações entre conhecimentos e saberes apreendidos no Templo Universidade e no Templo Comunidade, visando a sua transposição dialética para a práxis na realidade em que se insere.

A Profa. Me. Mônica Dias, uma das coordenadoras, avaliou o evento de forma positiva. “Muito proveitoso e fundamentado, onde todos os sujeitos que participam e fazem a Licenciatura em Educação no Campo com muito compromisso, desde a direção, coordenação do curso, professores e alunos, os movimentos sociais da cidade de Floriano e da Secretaria de Educação de Floriano", afirmou.

top320180306110857

Alunos apresentando trabalhos

O I FESTCAMP teve como tema "Ressignificando os saberes na Educação do Campo" e foi realizado entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março, onde foram realizadas discussões, palestras e mesa-redonda com a comunidade.

Veja mais fotos do evento:

top920180306111826

top820180306111947