Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Conversação em Língua Inglesa: resultado das atividades I e II
Início do conteúdo da página

Professor do Campus de Floriano tem artigo aprovado em maior evento internacional sobre Gestão Estratégica

Imprimir
Publicado: Quarta, 07 de Março de 2018, 16h49

O Prof. Dr. Alexandre Rabêlo Neto, do Campus Amílcar Ferreira Sobral – CAFS, da Universidade Federal do Piauí, em Floriano, teve seu artigo aprovado em um evento internacional realizado na Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Strategic Management Society Conference é o mais importante evento mundial de discussão acadêmica sobre temas relacionados à Internacionalização de Empresas, Estratégias Organizacionais e Vantagem Competitiva nas Organizações.

Nesse evento os mais proeminentes pesquisadores da área compartilharão suas ideias sobre como a pesquisa estratégica pode informar as estratégias de crescimento no mundo real, bem como discutir eventos contemporâneos que afetem a prática da estratégia que desafiam nosso entendimento atual e, como tal, oferecem oportunidades de pesquisa interessantes. As sessões de artigos fornecerão uma janela sobre a pesquisa atual sobre o tema da conferência.

professor neto20180307164234

Prof. Dr. Alexandre Rabêlo Neto é Doutor em Administração de Empresas

Segundo o Prof. Dr. Alexandre Rabêlo Neto, o artigo aprovado analisou a influência da imagem do país e do soft power na afinidade em relação ao país, preferência, cosmopolitanismo, com a internacionalização como uma variável mediadora.

“O soft power é uma variável importante a partir de uma perspectiva global, uma vez que define a influência cultural exercida pelos países. Foi realizada uma pesquisa com 478 entrevistados através de uma análise quantitativa das equações estruturais. A preferência, a afinidade com o país e o cosmopolitismo influenciaram a internacionalização dos produtos culturais. A proposição de um modelo que integra a internacionalização e sua possível mediação na imagem país e soft power pode ser vista como uma contribuição da pesquisa. Outra contribuição foi o foco nos efeitos da internacionalização como uma variável mediadora das relações propostas”, explica o professor.

Para ele, essa aprovação demonstra o aprofundamento e a qualidade dos estudos realizados tanto no âmbito da graduação quanto da pós-graduação da UFPI, em especial, o Campus Amílcar Ferreira Sobral e a Pós-Graduação em Gestão Pública e em Administração Pública. “Ao mesmo tempo, demonstra a importância da participação dos docentes e pesquisadores em eventos nacionais e internacionais, como forma de fortalecer e de divulgar o nome da Universidade Federal do Piauí como um centro de excelência em pesquisa acadêmica”, finaliza.

O artigo aprovado está na p. 29 do anexo. Clique aqui para conferir. 

Prof. Dr. Alexandre Rabêlo Neto

Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Doutorado SWE pela Universidade de Coimbra - UC, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Unificado de Ensino de Teresina - CEUT, Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Professor da Universidade Federal do Piauí - UFPI (CAFS). Docente do programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da UFPI e do programa de mestrado profissional em Administração Pública - PROFIAP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Planejamento Estratégico e Marketing, atuando principalmente nas áreas de comportamento do consumidor, empreendedorismo, estratégia para o mercado de música independente, Marketing cultural.

Fim do conteúdo da página