Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Divulgado resultado do processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Início do conteúdo da página

UFPI promove discussões em torno Dia da Mulher em café da manhã para a comunidade acadêmica

Imprimir
Publicado: Quinta, 08 de Março de 2018, 16h34

Dia das mulheres geral.jpg

O feminicídio foi tema da abordagem inicial, com um momento espiritual de oração em respeito às mulheres que foram vítimas dessa violência, no café da manhã desta quinta-feira (08), realizado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A atividade foi promovida pela Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Sindicato de Trabalhadores da UFPI (SINTUFPI) para a comunidade acadêmica. O momento contou com uma roda de conversa em que foram pautados temas como a luta das mulheres, igualdade de gênero e patriarcado, além da atuação e importância das mulheres no meio acadêmico.

A mesa institucional contou com a presença da Reitora em exercício da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; da Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Profa. Dra. Jacqueline Dourado; das Profa. Dra. Maria de Lourdes Nunes e Assistente Social Ma. Líbia Mafra; além de servidores técnico-administrativos e docentes da UFPI.

dia da mulher mesa.jpgVice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira 

Primeira Vice-Reitora em 47 de anos da Instituição, a Profa. Dra. Nadir Nogueira abordou a igualdade de gênero e ressaltou a importância da UFPI como espaço de educação humana e formulação de pensamentos sociais. A Reitoria em exercício falou da relevância do Dia Internacional da Mulher. "O 8 de Março apresenta, traduz e reconhece as lutas das mulheres por espaços e direitos, foram muitas conquistas obtidas por mulheres. A Universidade, por meio de artigos, dissertações, teses e pesquisas, tem buscado a igualdade da mulher, assim como apoiado na luta pelo fim da violência contra mulher", suscitou.

lidia.jpg

Líbia Mafra Benvindo, assistente social da Superintendência de Recursos Humanos da UFPI 

A desigualdade de gênero, como herança do patriarcado, foi levantada como um aspecto social na roda de conversa “Mulher nos tempos atuais, mas com velhos desafios”, dirigida pela Assistente Social da Superintendência de Recursos Humanos da UFPI, Líbia Mafra Benvindo. “A discussão hoje vê a função da mulher e rever desafios antigos, para entender na prática o que é a igualde de gênero. Essa desigualdade é expressa por violência moral, física e psicológica, no mercado de trabalho e entre outras esferas sociais. É preciso trazer estas discussões para a Universidade”, abordou.

profa nunes.jpgProfa. Maria de Lourdes Nunes

A Profa. Maria de Lourdes Nunes narrou a luta de mulheres piauienses, dando o devido reconhecimento às guerreiras que ao longo da história de lutas e conquistas por direitos, se dispuseram a enfrentar desafios. “Mulheres que nasceram e adotaram o Piauí como seu lugar e lutaram por todas e todos, Esperança Garcia (lutou contra a escravidão), Jovita Feitosa (Guerra no Paraguai), Barbara de Alencar (não à opressão de governo), Antônia Flor (lutou pelo direito à terra e à água), cada luta por direitos está representada por mulheres, nós fazemos a história”, expressou.

Confira mais fotos:

 

dia da mulher plateia.jpg

 

PLATEIA 2.jpg

 

MESA 2.jpg

 

 

 

Fim do conteúdo da página