Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa do XXII Congresso Brasileiro de Apicultura e VIII de Meliponicultura em Joinvile/SC

Professores e alunos dos grupos de apicultura da UFPI participaram do XXII Congresso Brasileiro de Apicultura e VIII de Meliponicultura, realizado de 16 a 19 de maio em Joinvile/SC. Foram apresentados pela UFPI 21 trabalhos científicos, resultado das investigações realizadas pelos grupos que trabalham com abelhas nos quatro campi da Universidade.

Os professores Laurielsom Chaves Alencar, professor e vice-diretor do CTF/UFPI, e Juliana do Nascimento Bendini, professora da Educação no Campo na UFPI em Picos, estiveram no evento, acompanhando as discussões sobre o que acontece de mais importante hoje na apicultura nacional. Participaram também do evento oito alunos da UFPI, sendo sete da graduação (cursos de Agronomia, Biologia e da Educação no Campo) e 1 aluno do mestrado em Ciência Animal/CCA-UFPI.

O professor Laurielson Alencar participou no evento como palestrante na mesa-redonda que discutiu as oportunidades e desafios para a formação profissional na apicultura e meliponicultura no Brasil, levando sua experiência do e-tec/UFPI.

A professora Juliana Bendini, além de divulgar seu livro “Pesquisas e ações do grupo de estudo sobre abelhas do semiárido piauiense”, da editora da UFPI, também participou com o stand do grupo do qual é membro fundador denominado “Mulheres criadoras de abelhas”.

Durante o evento, o pós-graduando em Ciência Animal/CCA, Jean Samel Rocha, lançou o livro “Apicultura - Manejo de alta produtividade”, que foi premiado como o segundo melhor livro sobre abelhas no concurso realizado no evento. O ex-aluno de mestrado da UFPI de Bom Jesus, Paulo Henrique apresentou parte de sua dissertação realizada sob a orientação do Prof. Sinevaldo Moura.

A UFPI, por meio de seus professores e alunos, tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento e melhoria da qualidade técnica do setor apícola no Estado. Participa da Câmara Setorial da Apicultura do estado do Piauí e de outros fóruns sobre o tema, sempre imbuída no fortalecimento desta importante atividade de geração de ocupação e renda no Nordeste. Atualmente, a Universidade tem grupos de apicultura organizados atuando nos Campi de Bom Jesus, onde os trabalhos são coordenados pelo Prof. Dr. Sinevaldo Gonçalves de Moura; em Picos, cujas atividades estão sob os cuidados da Profa.Dra. Juliana do Nascimento Bendini; em Floriano, com Prof. Dr. Laurielson Chaves Alencar, que também é membro da Comissão Técnico-Científica da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA); e em Teresina, onde os trabalhos estão sob os cuidados do Prof. Dr. Darcet Costa Souza. É a UFPI fazendo sua parte para a construção de um Piauí mais doce e melhor.

alunos entrada apicultura.jpg

Alunos da UFPI na entrada do maior evento de Apicultura e Meliponicultura do Brasil

profes evento 2.jpg

Professor Laurielson Alencar e Professora Juliana Bendini