Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa do XXII Congresso Brasileiro de Apicultura e VIII de Meliponicultura em Joinvile/SC
Início do conteúdo da página

UFPI participa do XXII Congresso Brasileiro de Apicultura e VIII de Meliponicultura em Joinvile/SC

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Professores e alunos dos grupos de apicultura da UFPI participaram do XXII Congresso Brasileiro de Apicultura e VIII de Meliponicultura, realizado de 16 a 19 de maio em Joinvile/SC. Foram apresentados pela UFPI 21 trabalhos científicos, resultado das investigações realizadas pelos grupos que trabalham com abelhas nos quatro campi da Universidade.

Os professores Laurielsom Chaves Alencar, professor e vice-diretor do CTF/UFPI, e Juliana do Nascimento Bendini, professora da Educação no Campo na UFPI em Picos, estiveram no evento, acompanhando as discussões sobre o que acontece de mais importante hoje na apicultura nacional. Participaram também do evento oito alunos da UFPI, sendo sete da graduação (cursos de Agronomia, Biologia e da Educação no Campo) e 1 aluno do mestrado em Ciência Animal/CCA-UFPI.

O professor Laurielson Alencar participou no evento como palestrante na mesa-redonda que discutiu as oportunidades e desafios para a formação profissional na apicultura e meliponicultura no Brasil, levando sua experiência do e-tec/UFPI.

A professora Juliana Bendini, além de divulgar seu livro “Pesquisas e ações do grupo de estudo sobre abelhas do semiárido piauiense”, da editora da UFPI, também participou com o stand do grupo do qual é membro fundador denominado “Mulheres criadoras de abelhas”.

Durante o evento, o pós-graduando em Ciência Animal/CCA, Jean Samel Rocha, lançou o livro “Apicultura - Manejo de alta produtividade”, que foi premiado como o segundo melhor livro sobre abelhas no concurso realizado no evento. O ex-aluno de mestrado da UFPI de Bom Jesus, Paulo Henrique apresentou parte de sua dissertação realizada sob a orientação do Prof. Sinevaldo Moura.

A UFPI, por meio de seus professores e alunos, tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento e melhoria da qualidade técnica do setor apícola no Estado. Participa da Câmara Setorial da Apicultura do estado do Piauí e de outros fóruns sobre o tema, sempre imbuída no fortalecimento desta importante atividade de geração de ocupação e renda no Nordeste. Atualmente, a Universidade tem grupos de apicultura organizados atuando nos Campi de Bom Jesus, onde os trabalhos são coordenados pelo Prof. Dr. Sinevaldo Gonçalves de Moura; em Picos, cujas atividades estão sob os cuidados da Profa.Dra. Juliana do Nascimento Bendini; em Floriano, com Prof. Dr. Laurielson Chaves Alencar, que também é membro da Comissão Técnico-Científica da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA); e em Teresina, onde os trabalhos estão sob os cuidados do Prof. Dr. Darcet Costa Souza. É a UFPI fazendo sua parte para a construção de um Piauí mais doce e melhor.

 

alunos entrada apicultura.jpg

Alunos da UFPI na entrada do maior evento de Apicultura e Meliponicultura do Brasil

 

profes evento 2.jpg

Professor Laurielson Alencar e Professora Juliana Bendini

 

alunos 3.jpg

O pós-graduando Jean Samel e as graduandas Raimundinha e Letícia apresentando seus trabalhos no Conbrapi

 

juliana.jpg

Professora Juliana com seu livro sobre pesquisas com abelhas que foi divulgado no evento

 

profe.jpg

Professor Laurielson Alencar em sua participação como palestrante no Conbrapi

 

Jean Samel.jpg

Pós-graduando Jean Samel autografando seu livro lançado durante o evento e que foi premiado como segundo melhor livro sobre abelhas

Fim do conteúdo da página